Aleitamento Materno: e-book com dicas para mães e cuidados com o bebê

Parto Adequado

23/07/2021

O Agosto Dourado é um mês dedicado a reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê. A Unimed-BH apoia a iniciativa e preparou um e-book completo sobre o tema, não perca!

3 min de leitura

Compartilhar

Aleitamento Materno: e-book com dicas para mães e cuidados com o bebê

A gestação é um período repleto de descobertas, e elas não acabam com a chegada do bebê. O aleitamento materno mostra que sempre há o que aprender para proporcionar saúde e bem-estar para o pequeno, afinal, para que o ato seja de fato benéfico, é necessário seguir uma série de recomendações. A prova da importância da amamentação é o Agosto Dourado, reconhecido pelo Ministério da Saúde como o mês da amamentação. A data vem para conscientizar sobre a relevância deste ato e  divulgar informações de qualidade sobre o tema.

A Unimed-BH também tem esse propósito e, por isso, apoia iniciativas como o Projeto Parto Adequado e o Agosto Dourado. Com esse intuito, preparou conteúdos exclusivos que, aliados à orientação médica, guiarão você em uma jornada de aleitamento materno saudável.

Clique abaixo para baixar o e-book com tudo o que você precisa saber:

O que é o Agosto Dourado?

A Organização Mundial da Saúde escolheu o mês de agosto para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O Ministério da Saúde, por sua vez, entendeu a importância da amamentação e instituiu o Agosto Dourado como o mês da amamentação.  O momento é voltado para a luta em prol do incentivo à amamentação, e desde a sua criação, tem o objetivo de criar e intensificar ações de conscientização sobre o assunto. 

Mês da amamentação: qual a importância?

O aleitamento materno promove uma série de benefícios para a saúde do bebê. É um alimento completo para as necessidades nutricionais do pequeno, fornece anticorpos contra doenças e infecções e fortalece o vínculo com a mamãe. Por falar em mãe, a sua saúde também é beneficiada pelo aleitamento materno, não somente no pós-parto e puerpério, mas a longo prazo — a amamentação reduz o risco de desenvolvimento de diversas doenças, entre elas o câncer de mama. Por esses e outros motivos, o mês da amamentação possui extrema relevância, afinal, todas essas informações precisam ser disseminadas para que mais mães se conscientizem.

Aleitamento Materno: 3 principais dúvidas

Mesmo com a divulgação de informações sobre a importância do aleitamento materno no mês da amamentação, é perfeitamente possível que existam dúvidas acerca do assunto. Conheça alguns desafios comuns:

1. Pouco leite ou leite “fraco”

A insegurança da mãe sobre sua capacidade de nutrir seu bebê pode levá-la a pensar que tem “pouco leite“ ou “leite fraco”.  Essa insegurança está muito ligada ao fato de a maioria das pessoas interpretar o choro do bebê sempre como sinal de fome, e pode levar à introdução de fórmula láctea inapropriadamente. Além disso, o bebê pode fazer a famosa “confusão de bico”: passar a preferir a mamadeira e recusar o seio.

2. Uso da fórmula infantil

O uso da fórmula infantil só deve ser feito após cuidadosa avaliação do médico, seja por condições relacionadas ao bebê ou à mãe. Isso não se aplica às mães que, após estarem conscientes dos benefícios da amamentação, optam por não amamentar.

3. Ordenha e armazenamento do leite materno

Em algum momento, você pode precisar realizar a coleta e armazenamento do seu leite para o bebê. Seja por retornar ao trabalho ou por outra situação em que precise sair de perto dele por período mais prolongado. A ordenha de leite materno é indicada nesses momentos, e pode ser feita de forma manual ou por meio de bombinhas. Em todos os casos, é preciso seguir uma série de recomendações, desde a higienização até o armazenamento.

Aleitamento Materno: e-book com dicas e orientações

A Unimed-BH apoia o Parto Adequado e, por isso, entende a importância de cuidar da saúde da mulher nesta fase da vida.  Sabe também que a amamentação deve ser incentivada não apenas no Agosto Dourado, mas em todos os meses do ano, afinal, é uma forma de cuidado com o bebê que promove muitos benefícios quando realizada corretamente. Pensando nisso, os especialistas no assunto prepararam, com muito carinho e cuidado, um material para ajudá-la a ter sucesso na amamentação: o e-book Aleitamento Materno reúne os temas mais procurados sobre esse assunto tão importante. Se você é mamãe ou papai de primeira viagem, ou está se preparando para a chegada do seu pequeno amor, com certeza vai precisar das orientações valiosas que ele contém. Baixe aqui, compartilhe, salve no celular e consulte sempre que surgir alguma dúvida!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
[rate-form] ×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021