Podcast sobre gravidez: ouça seu corpo, o bebê e o re.parto

Parto Adequado

07/10/2021

Conduzido pela Maíra Lemos, o podcast sobre gravidez da Unimed-BH, além do pré-natal, aborda parto, puerpério e amamentação. Ouça o re.parto.

7 min de leitura

Compartilhar

Podcast sobre gravidez: ouça seu corpo, o bebê e o re.parto

Em cada episódio, Maíra recebe dois convidados: uma mãe, que vai repartir sua experiência com todos, e um especialista da Unimed-BH, que nos dará a visão das melhores e mais atualizadas práticas sobre o assunto.

O re.parto é um podcast em apoio ao Parto Adequado, um projeto pela valorização do parto normal e pela redução do percentual de cesarianas sem indicação clínica.

A Unimed-BH acaba de dar à luz seu novo projeto, o podcast sobre gravidez re.parto. Esta é a forma que encontramos para repartir histórias e experiências, não só sobre a gestação, mas também abordar o universo da maternidade de forma descontraída e informativa.

Afinal, o momento da espera e nascimento de um filho pode trazer sentimentos conflitantes como insegurança, alegria e ansiedade, mas você não precisa passar por isso sozinha.

Com episódios de aproximadamente 30 minutos apresentados pela mãe e jornalista Maíra Lemos, vamos falar sobre parto, pré-natal, mitos e verdades sobre a gravidez e parto, puerpério, rede de apoio e amamentação.

Episódios do re.parto

Durante cinco semanas, a Unimed-BH vai possibilitar uma imersão nos principais temas de interesse das gestantes e recém mães. Toda quinta-feira, às 6h, o podcast sobre gravidez vai ao ar e estará disponível para ouvir aqui no Viver Bem, ou acompanhar na plataforma de áudio que preferir.

A seguir, revelamos um pouquinho do conteúdo de cada episódio para aguçar seu interesse, mas sem spoilers. Encontre um lugar confortável e venha com a gente: é hora do re.parto.

EP.01 – Pré-natal

Ouça aqui:

O pré-natal de Naiara

 podcast sobre gravidez 2

No primeiro episódio do re.parto, Naiara compartilha sua história de pré-natal.

Ainda que sem complicações, não podemos dizer que foi uma gravidez tranquila. Mesmo com risco habitual, Naiara passou por diversos momentos durante a gestação. Dores no corpo, cansaço, enjoo e ganho de peso fizeram parte da sua rotina enquanto esperava pela vinda do Vitor.

Com a participação ativa do marido e de uma rede de apoio, a Naiara conseguiu lidar com os acontecimentos de forma positiva. Hoje, ela compartilha sua história com Maíra Lemos e a Drª Katia Cilene, ginecologista e obstetra da Unimed-BH. 

Confira também o que a médica tem a dizer sobre a frequência das consultas e as características da gestação de baixo ou alto risco.

EP.02 – Mitos e verdades sobre gravidez e parto

Ouça aqui:

O que é mito e verdade na gravidez da Renata

podcast sobre gravidez 3

De uma hora pra outra, todo mundo sabe o que é melhor para a mãe e o bebê. Somado a isso, vem também uma comparação quase inevitável entre a primeira e a segunda gestação.
Esse monte de falsas certezas atingem o psicológico e o emocional de muitas mães. Confira se esse foi o caso da Renata Moura, que conversa com a Maíra Lemos e o Dr. Virgílio Queiroz, ginecologista e obstetra da Unimed-BH. Ela ouviu várias “certezas”, mas o Bernardo, seu bebê, questionou todas elas ainda dentro do útero. 

O segundo episódio do re.parto aborda mitos e verdades sobre gravidez e parto, como afirmações populares bastante difundidas que acabam se destacando.

Ouça o podcast para saber o que realmente há fundamento científico por trás dessas crendices com a história da Renata e participação brilhante do Dr. Virgílio. 

EP.03 – Parto

Ouça aqui:

O parto da Júlia

podcast sobre gravidez 1

A dor do parto não é sinônimo de sofrimento, e a Júlia Neves sabe bem disso.

Longe de romantizar o trabalho de parto, ela troca informações com o Maíra Lemos e Dr. Virgílio José de Queiroz, ginecologista e obstetra da Unimed-BH, e conta como a sua experiência ao dar a luz a Luis Gustavo foi tão especial e positiva.

A maternidade a transformou de um jeito, que ela resolveu criar um canal no YouTube para compartilhar sua história e acalmar outras mães.

O que é um plano de parto, quais os recursos para aliviar a dor do parto normal, se é normal sentir fome no parto e porque a Júlia decidiu trocar de obstetra durante a gestação são outras questões respondidas no terceiro episódio do re.parto. 

Aproveite para conhecer a estrutura completa das maternidades da Unimed-BH, e porque são referenciadas em vários critérios:

EP.04 – Amamentação 

Ouça aqui:

A amamentação da Letícia

podcast sobre gravidez 4

No quarto episódio do re.parto, conheça a história de Letícia e o que a enfermeira assistencial da Maternidade Unimed Unidade Grajaú, Izabella De Paula, especialista e consultora de amamentação, tem a repartir sobre as técnicas, frequência e desafios da amamentação.

Amamentar é um ato de amor, mas, muito mais que isso, também pode ser informação, apoio, desafio e até privilégio. Falando nisso, você sabe o que é rede de apoio e qual a sua importância? 

Essas e outras questões serão repartidas agora.

 

EP.05 – Puerpério

Ouça aqui:

O puerpério da Ana Flávia

podcast sobre gravidez 5

Compreenda porque o puerpério é uma espécie de parto depois do parto com a história que a Ana Flávia reparte com a Maíra Lemos e a Drª Katia Cilene, ginecologista e obstetra da Unimed-BH.

Depois de todas as mudanças no organismo feminino ao longo da gravidez, o puerpério é o período de recuperação do corpo. Cada mulher vivencia o resguardo de uma forma, mas existem aspectos comuns à maioria.

Poder contar com uma rede de apoio na gravidez é fundamental. E, com a chegada do bebê, cuidar da casa, de si mesma, família, alimentação e do recém-nascido pode ser desafiador.

Além de passar por este processo que envolve a privação do sono, o reequilíbrio de hormônios e do corpo e os desafios da amamentação, a Ana também teve que lidar com a adaptação de um novo membro da família e da filha mais velha, de 3 anos.

O objetivo do último episódio do re.parto é relatar a realidade e complexidades dessa fase. Entre os fatores pautados, está a importância de conhecer o significado de alguns termos como o Baby Blues e a depressão pós-parto. Aprenda a diferença desses dois termos com a Drª Katia.

Se a prévia dos episódios do re.parto instigou a sua curiosidade e a vontade de conhecer a histórias dessas mulheres, não deixe de conferir esse podcast sobre gravidez, parto e maternidade da Unimed-BH:

Valorizar o parto e a escolha da futura mãe

Além de recontar, reviver e repartir histórias, o re.parto também tem como objetivo disseminar informações de credibilidade sobre o parto normal, em detrimento do elevado número de cesarianas sem indicação clínica.

Na contramão da taxa de parto considerada tolerável pela OMS para as cesáreas, que é de 15%, o Brasil é segundo país com maior taxa de cesáreas no mundo, com 55% dos partos feitos desta forma, chegando em taxas entre 75% e 90% no caso da saúde suplementar.

É importante lembrar que a cesárea, nos casos indicados pelo especialista, pode salvar vidas. Mas o que ocorre é que, em uma cultura tão enraizada de que o parto cesáreo é o melhor caminho e alguns profissionais com práticas desatualizadas, muitas mulheres recorrem à cesárea como primeira opção.

Isso acontece devido à falta de informações ou até mesmo ao medo de passar por um parto normal. Reforçamos que a escolha sobre o nascimento do bebê é da mulher, e optar pela cesárea não é motivo de julgamentos.

No entanto, é importante que você, futura mãe, tenha acesso ao conhecimento sobre as opções seguras de parto que existem e nunca opte por qualquer uma das vias de parto por desinformação, mas por escolha consciente. E é por isso que lançamos mais este canal de troca de experiências e de escuta sobre gestação e maternidade.

Podcast sobre gravidez: a importância da escuta

Na jornada da gestação e do nascimento de um filho, um dos caminhos mais eficientes para reduzir as angústias e inseguranças, especialmente das mães de primeira viagem, é a escuta. Isso porque ouvir histórias de outras mães e trocar experiências, ajuda a lembrar que você não está sozinha nesta empreitada.

Portanto, o podcast sobre gravidez e maternidade da Unimed-BH é uma das opções para te acompanhar neste percurso cheio de novas descobertas. 

Com um formato prático e descontraído, temas relevantes e sanando dúvidas que, em algum momento, você certamente já teve ou terá, o re.parto é o seu novo aliado durante a gestação e início da jornada da maternidade.

Repartindo + dicas

A maternidade promove experiências únicas para cada mulher. Porém, várias contam ter aprendido, na prática, a fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Pensando nisso, separamos com carinho um “glossário” especial para as ouvintes.

Não conhece algo citado nos áudios? Não se preocupe, enquanto estiver ouvindo, fique de olho nessa lista de conteúdos do Viver Bem:

Pré-natal

Mitos e verdades

Parto

O bebê vem aí? Conheça os tipos de parto e prepare-se

Preparação para o parto: esteja mais segura e confiante neste momento

Plano de parto: guia completo de elaboração

Amamentação

Puerpério

A Unimed-BH faz parte da sua rede de apoio

Agora, queremos saber a sua opinião: conte nos comentários o que achou dos episódios desse podcast, e reparta suas experiências que podem auxiliar ou inspirar outras mulheres.

O Viver Bem tem uma categoria especial com tudo sobre o Parto Adequado para conscientizar sobre a importância do projeto apoiado pela Unimed-BH.

Contribua nessa missão: envie para grávidas, lactantes, amigas ou familiares se informarem. Ajude a empoderar futuras mães, elevar a confiança e tornar o momento de espera mais leve.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×