Reabertura das academias: cuidados necessários contra a Covid-19
25/08/2021
Quer voltar a se exercitar na academia mas tem dúvidas sobre a segurança da prática na pandemia? Veja aqui como está o funcionamento das academias em BH e quais as normas e recomendações.
3 min de leitura
Com a reabertura das academias, as possibilidades de se exercitar e manter a saúde em dia foram ampliadas. Existem, ainda, outras formas de praticar atividades físicas em casa de forma regular, mas há quem prefira utilizar os equipamentos e a orientação de um profissional em locais específicos para este fim.
Se este é o seu caso, saiba que ainda é necessário tomar uma série de cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, mesmo se estiver imunizado.
Neste artigo, você irá conhecer o histórico de reabertura das atividades não essenciais e também as dicas para aproveitar com segurança seus momentos de exercícios agora que a academia voltou a funcionar.
Reabertura das academias: histórico e liberação
A chegada do coronavírus ao Brasil impactou diversas atividades nas cidades e a rotina das pessoas. Em março de 2020, as atividades consideradas não essenciais foram suspensas em Belo Horizonte, incluindo o funcionamento das academias, centros de ginástica e estabelecimentos de condicionamento físico, até mesmo as praças e pistas de corrida e caminhada foram fechadas.
A última reabertura das academias de Belo Horizonte aconteceu em abril de 2021, junto à autorização de diversos outros serviços na cidade. Atualmente, os estabelecimentos para a prática de atividades físicas estão em funcionamento de segunda a sábado, sem restrição de horários.
Academia volta a funcionar: quais as regras?
Mesmo com a retomada dos serviços, existem regras para que a prática de atividades físicas nas academias durante a pandemia ocorra de forma segura.
Exigências para o funcionamento
Quando uma academia volta a funcionar, automaticamente, está condicionada ao cumprimento de algumas normas. Por exemplo, a disponibilização de álcool em gel em todo o local, incluindo na entrada do estabelecimento e dos banheiros, e também nas áreas de hidratação e de treino.
Além disso, foi necessário suspender o uso de identificadores digitais e restringir o uso de vestiários e banheiros à sua capacidade de uso. A recomendação é que os ambientes sejam ventilados e arejados.
Veja mais algumas regras:
- Controle de entrada e saída de pessoas para assegurar a lotação máxima
- Entrada permitida somente com máscara e após aferição de temperatura na entrada
- Distância mínima de 2 metros entre os frequentadores
- Higienização frequente dos aparelhos
Conforme o protocolo de funcionamento das academias, estabelecidos pela prefeitura de Belo Horizonte, a capacidade máxima de lotação é a de uma pessoa a cada 7m², incluindo os funcionários.
Pessoas maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas devem evitar a prática de exercícios físicos em ambientes fechados, exceto em caso de recomendação médica.
Já os frequentadores que tiveram contato domiciliar com casos suspeitos de Covid-19 não devem comparecer aos treinos pelo período de 14 dias.
Reabertura de academias em BH: 5 dicas para malhar em segurança
Certamente a reabertura de academias em BH representa uma vitória para os aficionados por exercícios físicos e também significa que o combate à pandemia está avançando.
No entanto, é preciso ter cuidado e consciência da importância de seguir à risca todos os protocolos de segurança nas academias.
Lembre-se que o combate à Covid-19 é uma tarefa coletiva e exige a mobilização de todos. Faça a sua parte e siga as recomendações:
- O uso da máscara na academia é obrigatório. Portanto, leve uma máscara extra para trocar caso a que esteja usando fique muito úmida e coloque em risco a sua proteção contra o vírus.
- Não compartilhe objetos e leve a sua própria garrafa de água. Respeite a distância mínima de segurança de 2 metros entre os outros frequentadores.
- Se possível, agende os seus horários na academia. Isso ajuda o estabelecimento a controlar a capacidade máxima e evitar a lotação.
- Ao invés de tomar banho na academia, deixe para fazer isso em casa.
- Opte pelas academias que sigam todos os protocolos de segurança que você viu acima. Caso o estabelecimento de sua preferência esteja infringindo alguma norma, comunique à direção.
A higienização dos aparelhos como medida de segurança na pandemia cabe às academias, mas nada impede que você limpe os equipamentos com um pano embebido em álcool ou desinfetante antes e depois de usar.
Desta forma, você estará garantindo a sua segurança e também ajudando a proteger os seus colegas de treino.
Covid-19: a prevenção continua, cuide-se
A pandemia ainda não acabou, por isso, os cuidados e as medidas de segurança devem ser mantidos. Continue se cuidando e cuidando de quem você ama. Vacine-se e mantenha o uso da máscara, as medidas de higiene e evite aglomerações.
Para saber mais sobre os cuidados necessários contra a Covid-19, acesse os conteúdos do Portal Viver Bem sobre o assunto > Cuidados: como prevenir.