Calendário de vacinação: tire as suas dúvidas sobre as principais vacinas

Prevenção e Controle

17/05/2021

Nunca foi tão necessário enfatizar a importância das vacinas como neste momento. Por isso, preparamos um tira-dúvidas para você saber mais sobre vacinação.

4 min de leitura

Compartilhar

Calendário de vacinação: tire as suas dúvidas sobre as principais vacinas

As vacinas estão presentes em nossa vida desde o nascimento. Por isso, o tema pode soar familiar para você. Mas sabemos mesmo qual a importância das vacinas para o nosso desenvolvimento? Quais as principais vacinas a serem tomadas? Neste artigo, esclarecemos tudo para você.

Para prevenir uma série de doenças, é necessário estar atento ao calendário de vacinação. A maioria dos brasileiros têm um cartão que descreve as vacinas tomadas desde o nascimento. 

É com esse cartão que você consegue fazer o controle de cada vacinação; é nele que fica registrado que você foi imunizado com as doses corretas nos períodos indicados. 

Mas se você não tem mais o seu cartão de vacinação, não se preocupe. Isso não impede que você continue tomando as vacinas necessárias. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Qual a importância da vacinação?

As vacinas são poderosas aliadas na prevenção de doenças. São elas que ativam a defesa do nosso corpo contra vírus e bactérias, evitando determinadas doenças ou amenizando a gravidade delas . 

O processo de vacinação é considerado fundamental para a manutenção da saúde da população, conforme alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde o nascimento até a idade adulta, é fundamental garantir a administração de todas as dosagens das vacinas, incluindo os reforços. Assim, seu organismo permanecerá protegido contra diversos tipos de doenças ao longo da vida.

Para que serve o cartão de vacina?

O cartão de vacina serve para que você tenha controle sobre as doses de imunizantes já tomadas e as que ainda faltam. Ele deve ser guardado como um documento importante e, sempre que for se vacinar, você deve apresentá-lo. 

Assim, o profissional de saúde poderá verificar o seu histórico de imunização e registrar a vacina/dose que você tomou naquele dia.

É importante ter este comprovante de imunização sempre com você. Em alguns casos, ele será exigido. Por exemplo, ao viajar para algum lugar que só permite a entrada de pessoas que tomaram determinada vacina para evitar contrair uma doença endêmica.

O que é necessário para tomar vacina?

Primeiro, é necessário saber quando você deve tomar determinada vacina. As informações sobre o calendário de vacinação, descritas mais adiante, vão ajudar você.

Se for tomar a vacina na rede pública de saúde, basta levar um documento de identificação. 

O ideal é levar também o seu cartão de vacinas para que seja feito o devido controle, como explicamos no tópico anterior. Mas, caso você não apresente o cartão, isso não impede a vacinação.

Perdi meu cartão de vacina. E agora?

O cartão de vacinação é um documento importante e deve ser tratado como tal. Por isso, o ideal é que esteja sempre junto com você, ou na pasta de documentos importantes que você deve ter em casa. 

Perdeu o cartão de vacina? Não tem problema. Você não deixará de ser vacinado por causa disso. O documento é um registro do seu histórico vacinal, mas não é uma exigência para ser vacinado. Afinal, a vacina é um direito de todo cidadão brasileiro.

Segundo o Ministério da Saúde, é possível resgatar o seu histórico de vacinação na unidade de saúde na qual você costuma se vacinar; é só pedir uma segunda via do documento

Se isso não for possível, um novo controle de esquema vacinal será confeccionado para você, com base na sua idade e nas vacinas indicadas para a sua faixa etária.

Calendário de vacinação

Como vimos, receber as doses de vacinas no período indicado pode salvar a sua vida. Por isso, é fundamental estar atento ao calendário de vacinação

Caso você não dê continuidade à vacinação, poderá prejudicar o processo de imunização do organismo e comprometer a sua saúde. Daí a importância de manter a vacinação em dia.

O mesmo vale para algumas situações especiais, como viagens para destinos que representem risco à saúde ou o exercício de funções que exponham o profissional a riscos conhecidos. Por isso, é muito importante conhecer o calendário vacinal e procurar se atualizar.

Onde encontrar o calendário de vacinação?

Você vai encontrar esse calendário nos canais de comunicação dos órgãos oficiais de saúde, como o Ministério da Saúde. No caso de Belo Horizonte, você também encontrará informações sobre vacinação no site da Secretaria Estadual de Saúde.

Já informações sobre o esquema de cobertura vacinal da sua cidade, o público-alvo de determinada campanha, as datas de vacinação e o endereço das unidades de saúde, você encontrará no site da prefeitura do seu município. 

Em Belo Horizonte, por exemplo, essas informações estão descritas neste link.

Quem deve se vacinar?

As campanhas de vacinação sempre trazem um cronograma de vacinas dividido por público-alvo e faixa etária. Em caso de dúvida, procure seu médico e peça orientação sobre o procedimento mais adequado à sua situação.

Nos links abaixo, você poderá acessar a relação de todas as vacinas oferecidas nas redes pública e particular e as instruções sobre quem deve recebê-las.

Prematuro

Bebês nascidos prematuramente necessitam de atenção especial, inclusive com a imunização.

Conheça as vacinas indicadas nesses casos.

Criança

Manter o cartão de imunização das crianças em dia é fundamental para que elas cresçam livres de doenças.

Veja as vacinas que devem ser aplicadas em cada idade.

Adolescente

O período que separa a infância da idade adulta exige cuidados específicos com a saúde.

A imunização adequada é fundamental para evitar problemas futuros.

Gestante

A imunização durante a gestação protege não somente a mãe, mas também o bebê. 

A gravidez e a amamentação ajudam a proteger a criança até que ela possa iniciar a vacinação infantil.

Adulto

Na idade adulta, as pessoas também precisam de cuidados específicos com a imunização.

 Fique atento ao calendário vacinal e mantenha seu cartão sempre em dia.

Idoso

Mais suscetíveis a doenças, os idosos precisam de alguns cuidados extras.

 As vacinas são aliadas para uma vida mais saudável nessa faixa etária.

Agora que você já sabe muito sobre a importância da vacinação, que tal aprender outras formas de prevenção e controle de doenças? Temos uma série de conteúdos gratuitos sobre o tema que vão ajudar você a cuidar da saúde para ter uma vida melhor.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021