Covid-19 em crianças: como explicar aos pequenos e reforçar medidas?

Prevenção e Controle

19/04/2021

Falar sobre a infecção da Covid-19 em crianças pode ser delicado para muita gente. Mas explicar aos pequenos a importância da prevenção é essencial. Aprenda como abordar o tema.

3 min de leitura

Compartilhar

Covid-19 em crianças: como explicar aos pequenos e reforçar medidas?

A pandemia alterou significativamente a vivência de muitos. Mais do que adotar medidas de segurança, rotinas foram adaptadas para conter a propagação do vírus: uso de máscara, isolamento e inúmeras outras transformações diante da nova realidade. Se tanta mudança causa incerteza e desconforto a milhares de pessoas, o receio do contágio de Covid-19 em crianças não poderia ser diferente.

No início, casos isolados surgiram em alguns países. Com o tempo, as mutações do vírus nos obrigaram a rever o aprendizado para a conscientização necessária e a prevenção em todas as idades, sem exceção.

Para o público infantil, cheio de energia e cercado de novidades, o período desperta a curiosidade e pode gerar uma avalanche de “porquês”. Por outro lado, pode ser um pouco difícil explicar aquilo que ainda gera dúvidas até mesmo entre os adultos.

Pensando na importância da conscientização dos pequenos, preparamos algumas dicas. Elas vão ajudar você a se preparar e a conduzir essa conversa tão importante e desafiadora.

5 dicas para se preparar antes da conversa

Sem dúvida, conversar sobre a Covid-19 com as crianças é fundamental. Por meio do diálogo, conseguimos ensinar formas de prevenção e reforçar a importância disso. Só com paciência e informação adequada podemos tranquilizar a cabeça dos pequenos sobre o momento que vivemos. Mas como fazer isso?

1. Busque informações seguras 

Todos os dias, somos impactados por milhares de informações sobre a Covid-19. Na internet, na TV ou até mesmo nas conversas cotidianas, esse é o assunto principal.

Entretanto, ter acesso a tantas informações não significa aptidão para esclarecer tudo. Por isso, é importante se preparar para conversar com seus filhos e orientá-los de forma produtiva, clara e o mais esclarecedora possível.

Ao se preparar, você deve considerar as principais perguntas que podem surgir durante a explicação, como:

  • O que é o novo coronavírus?
  • Como se pega a Covid-19?
  • Como se proteger da Covid-19?
  • Por que eu preciso usar máscara?
  • Por que não posso ir à escola, ver meus amigos e familiares?

Esteja pronto para responder a essas e outras perguntas que possam surgir sobre o assunto. Assim você vai conseguir transmitir o sentimento de segurança e proteção em assuntos de saúde.

Leia mais aqui → Por que o distanciamento social é decisivo?

2. Seja claro e sincero durante a conversa

Mesmo munidos de informações e acompanhando os índices de Covid-19 em crianças, nem sempre os pais têm todas as respostas. Isso é normal e não precisa ser motivo de preocupação. O melhor caminho para lidar com as dúvidas é a sinceridade.

Ao ser abordado sobre algum assunto que não conhece, ou com perguntas que são “difíceis de responder”, exponha a verdade para a criança. Uma boa alternativa é convidá-la para pesquisar, com você, as respostas em fontes confiáveis de informação.

Ao tratar dessa temática, lembre-se de usar da delicadeza e de linguagem apropriada. O objetivo da conversa é tranquilizar a criança, e uma abordagem inadequada pode deixá-la traumatizada e ansiosa.

3. Utilize recursos a seu favor

Vídeos, cartilhas, jogos para colorir. A internet é repleta de ferramentas que explicam, de forma lúdica, o que é esse vírus e como ele atua no organismo. Contar com essas ferramentas na hora de conversar com a criança sobre o coronavírus é uma ótima ideia.

4. Explique o passo a passo da prevenção

Além de explicar sobre o novo coronavírus, é importante ensinar todas as medidas de prevenção. Algumas regras básicas devem ser ensinadas aos pequenos:

  • Evitar tocar o rosto com as mãos sujas.
  • Evitar abraçar, beijar e tocar as mãos de outras pessoas.
  • Não se esquecer de levar a máscara sempre que sair.
  • Pedir álcool em gel aos responsáveis para limpar as mãos se estiver fora de casa.
  • Lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, mesmo dentro de casa.

5. Mostre bons exemplos de conduta

Além de explicar para a criança sobre o novo coronavírus, é importante demonstrar ações voltadas para a prevenção. Siga as mesmas instruções passadas aos pequenos. Lembre-se de que o exemplo é a melhor forma de fixar o aprendizado.

Conversando com a criança: vamos facilitar

Você já sabe que o melhor caminho para ensinar sobre a Covid-19 é conversando com a criança. O diálogo abre oportunidade para acalmar, tirar dúvidas sobre o coronavírus, mostrar as medidas de segurança e a importância delas.

Mas é preciso ser cuidadoso para responder às perguntas existentes nessa cabecinha cheia de criatividade. Clareza, delicadeza e linguagem acessível são as palavras-chave dessa conversa.

Cartilha infantil da Unimed-BH

Após se preparar para a conversa com a criança, chegou a hora de iniciar esse bate-papo de incentivo à saúde. Que tal contar com a ajuda da Unimed-BH para facilitar esse processo?

A cartilha Vamos falar sobre o coronavírus com as crianças resume todas as informações necessárias para uma boa explicação, de forma lúdica e ilustrada. Além das principais perguntas, o material reúne também jogos e brincadeiras para reforçar as formas de prevenção com relação a Covid-19 em crianças.

Não deixe de conferir o conteúdo e compartilhar com outros pais que também buscam saber mais sobre a doença e se preparar antes de repassar informações aos filhos.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários