Cuidar dos dentes na pandemia: seu sorriso saudável por trás da máscara

Prevenção e Controle

28/06/2021

Muitas pessoas deixaram de ir ao dentista nesta pandemia. Saiba como visitar o consultório odontológico sem deixar de lado as medidas de segurança contra a Covid-19.

4 min de leitura

Compartilhar

Cuidar dos dentes na pandemia: seu sorriso saudável por trás da máscara

A boca é uma das partes do corpo mais suscetíveis à entrada de microrganismos como vírus e bactérias. Além disso, ela serve como um espelho para a saúde geral. Aftas, inflamações na gengiva e mau hálito podem sinalizar outros problemas no organismo.

Cuidar dos dentes é uma forma de ajudar o seu organismo a reagir de maneira eficiente e prevenir uma série de problemas para a sua saúde no futuro.

O check-up odontológico inclui avaliação completa da sua saúde bucal, limpeza dos dentes e remoção de tártaro e de placas que podem causar cáries e outras inflamações. Quando adiado em longo prazo, podem surgir infecções mais complexas e dores agudas.

Entenda como você e sua família podem evitar esses problemas e manter um sorriso saudável por trás da máscara.

Odontologia X Pandemia: impactos para a saúde bucal

Qual foi a última vez que você esteve em uma consulta odontológica? Foi para solucionar um incômodo repentino ou para cumprir a recomendação de visitar o dentista periodicamente? Cuidar dos dentes é tão importante quanto usar a máscara contra a Covid-19, mas muita gente vem adiando consultas e tratamentos por receio de ir ao dentista na pandemia.

No início da pandemia, a odontologia passou a ser considerada uma atividade de risco, já que os profissionais têm contato direto com um dos principais meios para a contaminação por Covid-19: a via respiratória. Por isso, a atividade chegou a ser restrita somente a casos de urgência e emergência.

Depois, os atendimentos voltaram a ser liberados, seguindo todos os protocolos de segurança, como aferição de temperatura na entrada do consultório, uso de EPIs pelos profissionais, espaçamento entre os agendamentos e descontaminação periódica do ambiente.

Mesmo assim, houve uma queda na procura por atendimento odontológico neste período e, consequentemente, um aumento no número de problemas bucais na população.

A Federação Dentária Internacional credita isso não somente à resistência para ir ao dentista, mas também à mudança de alguns hábitos na pandemia: maior consumo de álcool, aumento na ingestão de alimentos calóricos e industrializados e falta de cuidados com a higiene bucal.

É seguro ir ao dentista na pandemia?

O ideal é o paciente entrar em contato com o cirurgião-dentista ou com o atendimento odontológico para checar a necessidade de avaliação e tratamento presenciais caso ele apresente, por exemplo:

  • Dor de dente aguda, de forma espontânea ou durante a alimentação, decorrente de inflamações da polpa dentária.
  • Sangramento gengival frequente.
  • Gengiva ou rosto inchado.
  • Cárie extensa ou restaurações com problemas que estejam causando dor.
  • Dor relacionada a processos infecciosos envolvendo os terceiros molares (siso).
  • Infecção após extração dentária.
  • Abscessos de origem dentária ou periodontal, resultando em dor localizada e inchaço do rosto ou da gengiva.
  • Fratura de dente, que provoca dor ou causa machucado na boca.
  • Ajuste ou reparo de próteses dentárias fixas ou removíveis que estejam causando dor ou dificuldade de alimentação.
  • Dor no dente em que foi realizado tratamento de canal.
  • Ajuste, troca ou remoção do fio ou do bráquete do aparelho fixo se estiver machucando a boca.
  • Trauma dentário com movimentação ou perda do dente.
  • E quando necessitar da finalização de um tratamento odontológico para iniciar ou dar continuidade a um tratamento médico.

Além disso, ao visitar o dentista, certifique-se de que o consultório executa as medidas de segurança, como disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre os pacientes na sala de espera e uso obrigatório de máscaras.

Como cuidar bem dos dentes?

Para manter a saúde bucal em dia e fazer a limpeza dos dentes, o ideal é ir ao dentista duas vezes por ano. A assiduidade no consultório odontológico ajuda a prevenir uma série de problemas e diminui a incidência das consultas de emergência.

Saúde bucal em casa: 4 dicas

Além de fazer a escovação correta dos dentes e usar o fio dental diariamente, veja outras medidas que você pode adotar em casa para cuidar dos dentes e da boca:

  1. Sempre escove os dentes após as refeições.
  2. Evite os alimentos industrializados e com açúcar em excesso.
  3. Troque a escova de dente a cada três meses ou antes disso, se as cerdas já estiverem muito gastas.
  4. Enxágue bem a boca após a escovação.

Adotar uma alimentação balanceada e evitar as beliscadinhas ou lanchinhos entre as refeições são atitudes que também podem ajudar no cuidado com a saúde bucal.

Planos odontológicos na Unimed-BH

Quer cuidar dos seus dentes e retomar as visitas ao consultório odontológico? Se você é cliente Unimed-BH, pode fazer a contratação adicional de um plano odontológico e contar com vários dentistas, inclusive durante a pandemia, para ajudar você a manter a saúde bucal em todos os momentos.

Por meio de parcerias com a Unimed Odonto, Odontoprev e Rede Dental, a Unimed-BH possibilita que o cuidado com a saúde bucal seja feito de forma integrada ao plano de saúde.

Entre os planos disponíveis para contratação individual, você encontra opções que oferecem atendimento de urgência e emergência 24 horas, diagnóstico e prevenção, radiologia e exames, procedimentos restauradores, cirúrgicos e endodônticos e odontopediatria.

Caso o interesse seja por um plano odontológico para sua empresa, há ainda as opções de procedimentos de restauração e clareamento dos dentes, estomatologia/periodontia, entre outros.

Se você ainda não tem cobertura odontológica integrada ao seu plano de saúde e com todas essas comodidades, conheça nossos Planos Odontológicos e saiba qual a melhor opção para você, sua família ou sua empresa. Se você já é cliente, clique para encontrar um dentista Unimed-BH bem perto de você.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021