Saúde ocular: 5 cuidados fundamentais para uma boa visão

Prevenção e Controle

30/06/2021

Atualizado em 31/05/2023

Você sabe cuidar da saúde ocular? O Viver Bem preparou um artigo especial para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a manter cuidados com a sua visão.

5 min de leitura

Saúde ocular: 5 cuidados fundamentais para uma boa visão

Você lembra quando foi a sua última consulta ao oftalmologista? Cuidar da saúde ocular é fundamental, independentemente se você tem ou não alguma condição específica relacionada aos olhos.

Apesar da importância desse assunto, muitas vezes nós nos esquecemos de manter cuidados com a visão. Neste artigo, você vai se informar um pouco mais sobre esse assunto e receber 5 dicas de ouro.

O que é saúde ocular?

Os olhos são a porta de entrada para o mundo. Por meio deles, recebemos as informações externas que, codificadas pelo cérebro, dão sentido à nossa percepção visual e possibilitam um entendimento sensorial do espaço a nossa voltaa conexão com o mundo.

Para manter todo esse mecanismo funcionando, é necessário que a saúde ocular e também a saúde em geral estejam em dia. Por trás dos olhos, há várias ferramentas que devem funcionar corretamente, a fim de que o nosso cérebro assimile as mensagens externas.

Pupila, íris, córnea, retina, nervo óptico e cristalino, por exemplo, são engrenagens fundamentais para o bom funcionamento da visão. Cuidar da visão é uma forma de prevenir problemas graves no futuro.

Dia Mundial da Saúde Ocular

Para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da visão e prevenir a cegueira, o Dia Mundial da Saúde Ocular é celebrado em 10 de julho. A instituição da data visa reforçar a necessidade de cuidados periódicos e consultas regulares ao oftalmologista.

Muitas consequências graves de problemas de visão podem ser evitadas quando há o tratamento precoce. É por isso que o primeiro exame que fazemos nos olhos se dá logo que nascemos. O teste do olhinho, por exemplo, é fundamental na triagem neonatal e é realizado ainda nos primeiros dias de vida da criança.

Objetivando celebrar essa data, que tal providenciar um checkup da sua visão? Mesmo que não apresente sintomas, você deve continuar se consultando de forma preventiva. Continue lendo para se informar a respeito.

A importância de cuidar da saúde dos olhos

Além de afetar outras áreas do corpo, a saúde ocular funciona como um indicativo de outros problemas.

Olhos amarelados, por exemplo, podem ser sinal de doença no fígado ou no pâncreas. A icterícia e a hepatite também são problemas caracterizados pelos olhos amarelos. Já a sensação de ardência nos olhos pode sinalizar alergias e inflamações.

Do mesmo modo, alguns sintomas em outras partes do corpo também indicam problemas nos olhos. Dor de cabeça, por exemplo, pode sugerir alteração na visão que demanda o uso correto de óculos de grau, como o astigmatismo.

Como manter uma boa visão?

Para diminuir a sensação de secura nos olhos, evite o ar -condicionado. Caso o problema persista, consulte um especialista para receber a indicação de um colírio.

Usar óculos escuros também é uma boa maneira para evitar a alta incidência de raios solares nos olhos, desde que as lentes sejam testadas e certificadas por órgãos competentes.

Outra dica importante é manter a higienização frequente das mãos. Isso porque temos o hábito de colocar as mãos nos olhos, o que aumenta a chance de infecção.

Quais são os distúrbios mais comuns nos olhos?

Entre os quadros mais comuns, estão as doenças refrativas, que causam distorção nas imagens. São elas:

  • Miopia, caracterizada pela dificuldade em enxergar de longe.
  • Hipermetropia, que torna mais difícil enxergar de perto.
  • Astigmatismo, que deixa a visão embaçada.

Para todos esses problemas, é indicado o uso de lentes corretivas ou cirurgia a laser, quando recomendada por um profissional de saúde.

Outra dificuldade que afeta a saúde dos olhos é a conjuntivite, isto é, inflamação que pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias e é altamente contagiosa. Por isso, quando alguém contrai a doença, é indicado o afastamento da pessoa das atividades presenciais por meio de atestado médico, a fim de evitar a contaminação de outras pessoas.

A catarata também é um distúrbio comum da visão, que, se não tratado corretamente, pode levar à cegueira. Ela é caracterizada pela sensação de opacidade nos olhos, o que dificulta a visão, causando embaçamento visual. O problema é passível de cirurgia, conforme recomendação médica.

Já o glaucoma é um problema causado pelo desgaste do nervo óptico ou pelo aumento da pressão intraocular. Ele acarreta a perda gradual da visão, podendo levar à cegueira e também causar dor nos olhos. O controle da doença pode ser feito com o uso de colírios e com o acompanhamento constante do oftalmologista.

Confira nossos artigos sobre catarata e glaucoma para se informar:

Saúde ocular

5 dicas para cuidar da saúde ocular

Boa parte dos problemas relacionados à visão pode ser diagnosticada precocemente. O início precoce do tratamento certamente evita o agravamento da condição e até a perda da visão.

O Viver Bem reuniu 5 dicas importantes para você cuidar da sua saúde ocular. Confira:

1 – Faça consultas regularmente

Consulte o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Caso apresente problemas na visão ou alteração nos olhos, não espere a próxima consulta de rotina. Vá ao médico o mais rápido possível.

2 – Mantenha o acompanhamento de doenças

Se você foi diagnosticado com diabetes e/ou hipertensão, o acompanhamento médico é imprescindível para evitar o desenvolvimento ou o agravamento de doenças nos olhos.

3 – Tenha cuidado com o uso de produtos na região dos olhos

Cuidado com o uso de cosméticos ou outros produtos na região ocular, pois, quando em contato com os olhos, podem causar infecção e inflamação. Lembre-se de sempre retirar a maquiagem antes de dormir.

4 – Descanse seus olhos quando possível

Ao passar muito tempo na frente de um celular ou de um computador, nós piscamos menos e, consequentemente, a lubrificação natural dos olhos é afetada. Faça intervalos regulares de descanso durante sua jornada de trabalho e evite ficar mexendo no celular durante horas seguidas.

5 – Evite coçar os olhos frequentemente

Evite coçar os olhos com frequência. Esse hábito, em longo prazo, pode prejudicar a saúde ocular, além de facilitar o acesso de agentes externos que podem causar inflamação e infecção.

Outra recomendação é adotar hábitos saudáveis para prevenir problemas de saúde e ter mais qualidade de vida. O tabagismo, por exemplo, é prejudicial à saúde ocular e deve ser evitado. Não se esqueça de consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas.

Veja alguns conteúdos do Viver Bem a respeito desses temas:

Informe-se sobre fadiga visual

Você já ouviu falar sobre fadiga visual? Ela também é conhecida como “vista cansada” e acontece, especialmente, pelo uso excessivo de telas, comprometendo a saúde ocular.

Para informar a respeito desse assunto, o Viver Bem preparou um conteúdo especial em que você vai entender exatamente do que se trata, quais são as causas, os sintomas e como melhorar a visão nesse caso. Acesse:

Fadiga visual: o que é e como cuidar da saúde dos olhos no trabalho

Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários