Pandemia e saúde do meio ambiente: qual a relação?  

Prevenção e Controle

23/06/2021

Desde que o mundo desacelerou com a pandemia, muitos hábitos e comportamentos foram alterados, mas será que isso foi positivo para o meio ambiente? Descubra neste artigo. 

4 min de leitura

Compartilhar

Pandemia e saúde do meio ambiente: qual a relação?  

A pandemia de Covid-19 não mudou somente o comportamento e as relações interpessoais. Ela alterou também a forma como o ser humano se relaciona com o meio ambiente. Com mais pessoas em casa e menos veículos circulando diariamente, os índices de poluição do ar, por exemplo, estão em queda. No entanto, o consumo de energia e a produção de lixo doméstico aumentaram. 

O relatório de Revisão Global de Energia, da Agência Internacional de Energia, aponta que a emissão global de dióxido de carbono (CO2) diminuiu em 5,8% em 2020, recorde histórico de queda desse poluente

Por outro lado, depois de mais de um ano de pandemia, o consumo de energia elétrica pelos brasileiros aumentou 12,4% em comparação com o ano passado, quando a pandemia ainda estava começando, conforme balanço da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Isso é resultado do aumento de pessoas trabalhando em home office e de famílias passando mais tempo em casa.  

Contudo, é possível equilibrar esta nova realidade a uma forma de vida mais sustentável sem prejuízo para a nossa saúde e para a saúde do meio ambiente? Veja a seguir.  

Por que o meio ambiente é importante para a nossa saúde? 

Já reparou que, depois de uma semana estressante de trabalho, muitas pessoas escolhem aproveitar o fim de semana em meio à natureza? Uma cachoeira, um sítio, uma casa de campo… A sensação de relaxamento nesses lugares é imediata. E há uma razão para isso.  

A cor azul do céu e o verde das plantas acalmam a mente e descansam os olhos. Além disso, os sons da natureza também oferecem sensações de relaxamento e tranquilidade. Por isso, dormimos melhor quando chove, por exemplo.  

Considerando que também somos parte do meio ambiente, o contato com a natureza é uma forma de reconexão consigo mesmo e de cuidar da saúde mental. Além do mais, respiramos melhor em ambientes arborizados e abertos, recebemos mais vitamina D pelo sol e a sensação de felicidade é ampliada.   

Meio ambiente e pandemia: qual a relação? 

Em um momento tão difícil para todos, como nesta pandemia, a natureza pode ser uma válvula de escape para sentimentos de angústia, estresse e ansiedade. Mas será que sabemos cuidar da saúde do meio ambiente

Os índices de desmatamento e queimadas – que continuam subindo a cada ano, inclusive na pandemia – mostram que não. E nos microecossistemas que habitamos, como a nossa casa, a situação é similar, uma vez que questões como a produção de lixo continuam preocupantes.  

Dicas para preservar o meio ambiente 

É verdade que, quando passamos mais tempo em casa, consumimos mais água e energia elétrica. Entretanto, é possível economizar esses recursos com algumas pequenas atitudes: apagar a luz sempre que sair de um ambiente, ligar aparelhos elétricos e eletrônicos somente quando forem ser usados e evitar o desperdício de água.

Uma dica é reaproveitar a água da máquina de lavar para fazer a limpeza do quintal.  

Usar menos o carro também é uma forma de contribuir para a redução de poluentes no ar. Ao invés de tirar o veículo da garagem, opte por percorrer pequenos trajetos a pé. Assim você estará ajudando o meio ambiente e também cuidando da sua saúde. 

Reaproveitar ao máximo os objetos e as embalagens que você tem em casa também ajuda a reduzir o consumo de modo geral. Caixas de papelão, por exemplo, podem ser usadas como organizadores de objetos, e potes de vidro são ótimos para acondicionar alimentos. 

Na hora das compras, prefira adquirir produtos que tenham embalagens recicláveis ou biodegradáveis. 

Como reduzir o lixo doméstico

Em Belo Horizonte, a quantidade de lixo coletada por dia é de 2.800 toneladas. Com o aumento dos pedidos por delivery durante esta pandemia, a quantidade de embalagens de plástico e papelão descartados também aumentou.   

Para se ter uma ideia, a coleta de materiais recicláveis aumentou 30% no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.  

Ainda é possível reverter esse quadro adotando mudanças de hábitos simples no dia a dia. Vale lembrar que, do ponto de vista global, não existe “jogar lixo fora”. Ele continuará no planeta em que vivemos por anos e até milênios, dependendo do tipo de material descartado de forma incorreta.

Veja algumas dicas para fazer a sua parte: 

  • Separe o lixo entre material reciclável e orgânico.
  • Procure, em sua cidade, entidades de coleta seletiva que possam recolher o material reciclável.
  • A melhor forma de diminuir o lixo do planeta é deixar de gerá-lo. Por isso, ao fazer suas compras, opte por embalagens biodegradáveis e recicláveis. 

A mudança de hábitos também passa pela alimentação. Ao adotar um cardápio mais saudável no dia a dia, permeado de vegetais e alimentos naturais, você elimina boa parte das embalagens que vão para o lixo. Afinal, para fazer a feira, você só precisa levar uma sacola reutilizável. Frutas e legumes já possuem sua própria “embalagem”.  

Faça seu dever de casa em casa 

Reduzir a quantidade de lixo produzido e fazer uso sustentável dos recursos naturais é o primeiro passo para retribuir à natureza todos os benefícios que ela traz para a nossa saúde.  

A Unimed-BH também se preocupa com o meio ambiente e adota práticas ambientalmente sustentáveis, além de realizar ações para conscientizar colaboradores e parceiros. Uma dessas ações é a parceria com a Associação de Recicladores de Belo Horizonte. Outra iniciativa é o Projeto Cooperativa Sustentável, que contribui para a coleta e reciclagem de resíduos na capital mineira.  

Quer conhecer outra iniciativa da Unimed-BH para mudar seus hábitos e melhorar a sua saúde? Conheça o Movimento Mude 1 Hábito: Descubra como mudar um hábito com a Unimed-BH.   

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021