Novo coronavírus: distanciamento e cuidados

Prevenção e Controle

26/03/2021

Você sabia? Uma pessoa infectada pelo novo coronavírus pode contaminar mais de 400 pessoas em 30 dias, caso não faça o isolamento social. Cuidados importantes em casa: Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal. Evite tocar os olhos, o nariz e a boca. Lave as mãos várias vezes ao dia com […]

2 min de leitura

Compartilhar

Novo coronavírus: distanciamento e cuidados

Você sabia?

Uma pessoa infectada pelo novo coronavírus pode contaminar mais de 400 pessoas em 30 dias, caso não faça o isolamento social.

Cuidados importantes em casa:

  • Não compartilhe alimentos, copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal.
  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca.
  • Lave as mãos várias vezes ao dia com sabonete e água, ou use álcool em gel 70%, principalmente depois de tossir ou espirrar.
  • Em quartos que tenham mais de uma cama, se for possível, mantenha distância de, no mínimo, um metro entre as camas e deixe a janela aberta.
  • Não receba visitas.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas podem ser mal-estar, febre (mesmo que não medida) e tosse.

Outros sintomas também podem ser observados: congestão nasal, dores pelo corpo e coriza.

Consulta on-line

A melhor prevenção contra o novo coronavírus é o isolamento social. Por isso, a Unimed-BH disponibiliza a seus clientes a consulta on-line para casos suspeitos.

Se precisar, acesse unimedbh.com.br/coronavirus e faça uma consulta on-line com o médico sem sair de casa, em qualquer dia da semana, das 8h às 20h.

Para casos com indicação médica de isolamento domiciliar, a Unimed-BH oferece o telemonitoramento para acompanhar a evolução do quadro clínico.

Só vá a uma unidade de saúde em caso de extrema necessidade. Você corre o risco de se contaminar, pode levar a doença para sua família e para a comunidade, e ainda aumenta o tempo de espera de atendimentos urgentes.

Fique atento!

Os principais sinais de alerta são:

  • Piora do quadro respiratório, com falta de ar e dificuldade de respirar.
  • Febre persistente e de difícil controle, mesmo com medicamento, associada a piora do quadro geral.

Isolamento domiciliar por indicação médica

Se você está com indicação médica de isolamento domiciliar, além de manter os cuidados em casa, confira abaixo outras orientações:

  • O mais indicado é não dividir o mesmo quarto.
  • Se não for possível, mantenha uma distância de, no mínimo, um metro entre as camas e deixe a janela aberta.

Uso de máscara

  • Se você estiver com sintomas respiratórios, use máscara cirúrgica quando estiver perto de outras pessoas. Troque a máscara sempre que ela estiver úmida. Após o uso, descarte no lixo e higienize as mãos.
  • Na ausência da máscara, proteja a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenços descartáveis. Após o uso, descarte-os no lixo e higienize as mãos.
  • Cuidadores devem usar máscara cirúrgica e luvas quando estiverem no mesmo ambiente e durante a manipulação da pessoa doente. A máscara não deve ser tocada ou manuseada durante o uso e deve ser trocada se ficar molhada ou suja com secreções. Após o descarte, é importante a higienização das mãos.

Limpeza

  • Limpar diariamente as superfícies e móveis mais tocados com uma mistura de água sanitária diluída em nove partes de água.
  • Limpar e desinfetar as superfícies do banheiro logo após o uso com uma parte de água sanitária diluída em nove partes de água.
  • As roupas de cama, tolhas de banho e de mão devem ser lavadas com água e sabão comum. Evite sacudir a roupa suja. Não há necessidade de lavar essas roupas separadamente das demais.
  • Todos os resíduos devem ser descartados em uma lixeira separada do lixo doméstico.
Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários