Síndrome pós Covid-19: sintomas e sequelas

Prevenção e Controle

09/08/2021

O que pode acontecer após a infecção? Existem sintomas e sequelas da Covid-19 que são permanentes? Tire as suas dúvidas sobre o assunto neste artigo.

3 min de leitura

Síndrome pós Covid-19: sintomas e sequelas

Além do risco de mortes e de internações, muitas vezes, prolongadas, as sequelas pós COVID também são uma grande preocupação.

Os estudos sobre a chamada Síndrome Pós Covid-19 ainda estão sendo feitos e divulgados. Mas, os pesquisadores já alertam sobre algumas consequências da doença, seja pelo período prolongado de internação ou pela ação do vírus no organismo.

Síndrome Pós Covid-19: o que é?

O termo diz respeito a uma série de sintomas e sequelas que a Covid-19 pode causar, mesmo após a pessoa infectada se recuperar.

Algumas consequências, por exemplo, podem persistir não apenas entre os casos mais graves da doença, mas nos mais leves e moderados. Além de causar danos aos pulmões, o Sars-CoV-2 também pode afetar outros órgãos, como o coração, os rins, o sistema vascular e o cérebro.

Neste momento, a sociedade científica tenta entender quais são as consequências da Covid-19 em médio e longo prazo para quem teve contato com o vírus.

No entanto, já é possível indicar os possíveis efeitos que a doença pode gerar, ainda que não se saiba se são temporários ou perenes. Veja a seguir.

Quais são as sequelas da Covid-19?

A chamada Síndrome Pós Covid-19 reúne uma série de sintomas, como:

  • Cansaço
  • Falta de ar
  • Dor muscular
  • Dores nas articulações
  • Dor no peito

Além dessas consequências, a doença também pode causar outros problemas. Conheça algumas sequelas pós Covid-19, seus sintomas e tratamentos:

Fibrose Pulmonar

Trata-se de uma doença crônica que consiste na formação de cicatrizes no tecido dos pulmões. Ela é uma das sequelas permanentes que os casos graves de Covid-19 podem trazer.

Neste quadro, a elasticidade e o tecido original são comprometidos, fazendo com que o pulmão se expanda menos ou com mais dificuldade. Isso gera perda de eficiência nas trocas gasosas.

A fibrose pulmonar é a sequela mais frequente relacionada ao trato respiratório, causando sintomas como tosse crônica, dificuldade de respirar, dor no peito e fôlego curto. Além disso, a doença pode ser resultado do próprio tratamento contra a Covid-19, já que quando o paciente é entubado, há a chamada lesão pulmonar induzida pela ventilação.

Embora seja necessária na síndrome respiratória grave, a ventilação não adequada pode gerar estresse sobre os tecidos pulmonares. Geralmente, isso ocorre quando há uma distensão exagerada, manutenção de pressões altas no enchimento dos pulmões ou oferta exagerada de oxigênio.

Síndrome pós-UTI

Pacientes afetados por infecções graves também podem desenvolver a chamada síndrome pós-UTI. O problema pode causar sintomas como:

  • Perda de força muscular
  • Alterações da sensibilidade e da força motora por disfunção dos nervos
  • Ansiedade
  • Alterações cognitivas
  • Prejuízo de memória e da capacidade de raciocínio
  • Depressão

A síndrome pós-UTI está relacionada ao período prolongado de internação no hospital.

Rins e coração

Existe uma incidência elevada de falência dos rins entre os casos mais graves de Covid-19 e também relatos de problemas cardiovasculares. Arritmias e insuficiência cardíaca, por exemplo, podem ser consequência da inflamação do músculo cardíaco (miocardite) que pode ocorrer durante a infecção da doença.

Cérebro

Uma série de sintomas neurológicos têm sido registrados entre pacientes brasileiros com Covid-19, como confusão mental, dificuldade cognitiva e delírio. Também é investigado, no Brasil, entre outras frentes, quais sequelas podem permanecer.

Além disso, convulsões, inflamação do parênquima do encéfalo, casos de síndrome de Guillain-Barré – doença que ataca o sistema nervoso e causa fraqueza muscular – e de encefalite, têm sido observados dentre os casos mais graves de Covid-19.

Sistema vascular

Os médicos têm observado, ainda, outra complicação neurológica em pacientes com casos graves da doença: a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais (AVC).

As causas ainda são desconhecidas pela ciência, mas o coronavírus aumenta a pré-disposição para coagulação do sangue. Isso pode levar a um tromboembolismo venoso, ou seja, ao bloqueio de uma via sanguínea, fator ocasionador do AVC , embolia pulmonar ou a necrose de extremidades, podendo levar à necessidade de amputação.

Há grupo de risco para a síndrome pós Covid-19?

Ainda não há uma regra, mas já existe uma prevalência das sequelas pós Covid-19 em pessoas de mais idade ou com doenças preexistentes, como diabetes, obesidade e imunodeficiência. Condições como o tabagismo também podem agravar quadros pulmonares.

Idosos, atletas, obesos, gestantes e até crianças, não estão livres de apresentarem sequelas e complicações da infecção.

O que fazer ao apresentar sequelas de Covid-19?

A recomendação médica é de que, após uma infecção pelo vírus, todos os pacientes façam um check-up cardiológico e pulmonar. A fisioterapia é indicada para reabilitação e tratamento dos problemas musculares e respiratórios.

Em alguns casos, há intervenção medicamentosa. Nessa linha de cuidados, também é importante a avaliação de um geriatra para os pacientes idosos.

O acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico também é fundamental para o paciente, tanto por conta de sequelas da doença, quanto pelas dificuldades que surgem após muito tempo de internação hospitalar.

E para te ajudar a tomar os devidos cuidados na recuperação da Covid-19, a Unimed-BH preparou um conteúdo exclusivo sobre o assunto: Orientações e cuidados pós-alta hospitalar de Covid-19. Confira também outros conteúdos sobre o tema em: Pandemia: como lidar.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários