Testes Covid-19: quais são os principais exames e quando realizar?

Prevenção e Controle

06/08/2021

Identificar a presença do vírus é essencial para evitar infectar outras pessoas e tomar as medidas necessárias. Veja quais os principais tipos de teste Covid e saiba como eles são feitos.

3 min de leitura

Testes Covid-19: quais são os principais exames e quando realizar?

Em meio a tantas informações sobre o coronavírus, saber quais são os tipos de testes do Covid-19 estão disponíveis para detectar a doença e quando realizá-los, é um dos principais requisitos para quem está com sintomas gripais.

É importante lembrar que existem critérios para a realização dos testes de Covid-19 e que eles só devem ser feitos após recomendação de um profissional da saúde.

Principais tipos de teste Covid-19 e quando realizar

No Brasil, o PCR, a sorologia e os exames rápidos, são os três diferentes tipos de testes Covid-19 disponíveis atualmente. Você sabe a diferença entre eles?

Exame PCR Covid-19

Ele é um teste molecular, sendo o principal exame laboratorial disponível para diagnosticar pacientes sintomáticos na fase inicial da Covid-19. O RT-PCR é considerado o padrão ouro de diagnóstico da doença e constata a presença do material genético do vírus, na amostra coletada do paciente.

Ou seja, este tipo de teste de Covid-19 é capaz de identificar o Sars-Cov-2 no período em que ele está ativo no organismo.

Quando deve ser feito?

O ideal é que o exame PCR seja feito entre o 3º e 7º dia a partir do surgimento dos sintomas, não devendo ultrapassar o 10º dia. Isso porque, neste período, a carga viral é mais alta, tornando possível detectar o RNA do vírus na amostra de análise, com menor possibilidade de dar falso negativo.

Como é feito o teste PCR?

Neste exame, o material a ser analisado é a secreção respiratória. A coleta é feita introduzindo uma espécie de cotonete (swab) no nariz e na garganta. O resultado costuma sair entre 24 a 72 horas.

Teste sorologia Covid-19

Em vez de detectar o vírus, esse tipo de teste imunológico identifica a presença de anticorpos, que são a resposta do organismo à infecção. Desta forma, é possível saber se a pessoa testada já teve contato com a doença.

Os anticorpos são detectados da classe das imunoglobulinas:

  • IgA e IgM: surgem precocemente, geralmente, cerca de 10 dias após a infecção.
  • IgG: aparecem quando a pessoa foi exposta ao agente infeccioso depois de 15 dias, por isso, conhecidos também como “memória tardia”.

Vale lembrar que os testes sorológicos para Covid-19 – tanto os rápidos, como os de farmácia e de laboratório, feitos por meio do exame de sangue – não são recomendados para o diagnóstico da doença.

Quando deve ser feito?

Passados alguns dias desde o surgimento dos sintomas, a carga viral vai diminuindo e a resposta imunológica do organismo começa a aparecer. Por isso, no exame de sorologia, a amostra de sangue deve ser coletada a partir de duas semanas após o início dos sintomas.

Como é feito o teste sorologia Covid-19?

O sangue é coletado e armazenado em tubos para análise em laboratório.

Teste rápido de Covid-19

O teste rápido também é um exame imunológico e consiste em um tubo de plástico, similar aos testes de gravidez encontrados em farmácia. Ele possui um pequeno poço, onde se coloca algumas gotas de sangue da pessoa a ser testada.

O sangue passa, então, por uma fita absorvente que o leva até a área onde está o reagente. No teste rápido de Covid-19, este reagente é uma substância que, ao entrar em contato com os anticorpos, muda de cor, indicando a presença deles na amostra avaliada.

Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador, indicando o resultado positivo. Se o sangue não apresentar anticorpos, aparecerá apenas uma faixa indicando o resultado negativo.

Quando deve ser feito?

A recomendação é que o teste rápido seja feito a partir do 10° dia do início dos sintomas, quando os anticorpos já são mais detectáveis. Porém, devido à sua baixa sensibilidade, resultados negativos não excluem a infecção pelo vírus, enquanto resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta de infeção.

Como é feito o teste rápido?

A amostra é obtida por meio de uma pequena incisão na ponta do dedo e colocada em um kit, com indicação visual do resultado que costuma sair de 10 a 20 minutos.

Seja o teste rápido, o PCR ou o sorológico, os exames de Covid-19 devem ser feitos a partir de recomendação médica, especialmente se a pessoa apresenta sintomas da doença ou de gripe.

Quer saber mais sobre os cuidados com o coronavírus e a vacinação? Preparamos uma série de conteúdos informativos sobre o assunto:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários