Covid-19 e viagens: cuidados para quem precisa viajar na pandemia

Prevenção e Controle

13/07/2021

É seguro viajar na pandemia? Como tudo que envolve o coronavírus, a resposta não é tão simples assim. Mas, sabemos que em determinados momentos pode ser algo inevitável. Saiba como fazer isso de forma segura, preservando a sua saúde.

3 min de leitura

Compartilhar

Covid-19 e viagens: cuidados para quem precisa viajar na pandemia

Há mais de um ano, após o início das medidas de isolamento, muitas pessoas começam a se planejar para viajar na pandemia — seja por lazer ou para atender a compromissos profissionais. É certo que tudo mudou e a responsabilidade precisa ser a palavra-chave para planejar esse momento.

Preparamos um guia explicativo sobre as novidades do setor, o turismo de isolamento e o staycation; os principais pontos a se considerar antes de tomar essa decisão e os cuidados que devem ser adotados em cada etapa da viagem.

Se você pretende viajar na quarentena, esse post é para você. Mas não se esqueça: a melhor opção é, ainda, permanecer em casa.

Turismo na pandemia: qual foi o impacto?

Não é novidade para ninguém que o setor de turismo foi profundamente afetado pela pandemia da Covid-19. De acordo com o IBGE, as atividades turísticas caíram 36,7% em 2020, e com a continuidade das medidas de isolamento, não houve recuperação em 2021.

Assim como outros setores da economia, o turismo precisou se adaptar a esse cenário: novas alternativas foram criadas para atender demandas de viagem na pandemia.

Essa adaptação fez com que novas “categorias” de viagens surgissem, e modalidades como o turismo de isolamento — o ato de viajar para um local onde o distanciamento pode ser feito com tranquilidade — tem se popularizado no momento.

Posso viajar na pandemia?

Essa dúvida é recorrente principalmente para aqueles que respeitam e se conscientizam acerca da seriedade da pandemia da Covid-19.

Viajar na pandemia é um risco — e assim será enquanto grande parte da população mundial não estiver vacinada contra o novo coronavírus. O distanciamento e o isolamento social ainda são as melhores formas de se conter o coronavírus, e viajar na pandemia não é o melhor jeito de cumprir essas recomendações.

Mas se por algum motivo você precisar viajar durante este período, existem algumas práticas que podem tornar esse momento mais seguro.

Como viajar em segurança na pandemia?

Fazer uma viagem de lazer ficou mais difícil, devido às visitações em pontos turísticos se tornarem mais restritas.

Entretanto, ao optar pelo turismo de isolamento ou pelo “staycation”, é possível fazê-lo com segurança.

Turismo de isolamento

O turismo de isolamento na pandemia consiste em escolher um destino remoto, com pouca ou nenhuma chance de aglomeração. Pode ser um chalé em um local próximo à natureza ou um imóvel de temporada distante de outros moradores.

Há hotéis e pousadas que também estão investindo em uma política rigorosa de distanciamento entre hóspedes, sendo uma boa alternativa para descansar.

Staycation: significado

O significado do termo, que une as palavras em inglês stay e vacation, se refere ao ato de turistar pertinho de casa. É uma forma de mudar o ambiente sem precisar recorrer a um avião, por exemplo. Por meio do staycation é possível escolher destinos em sua região — e até na própria cidade —, que possam ser visitados de carro, por exemplo.

Dicas e cuidados imprescindíveis

Ao planejar uma viagem, o roteiro é o mesmo: manter os cuidados em relação a distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos, independentemente do lugar a ser visitado. Mas, além disso, é importante ficar atento a algumas dicas e cuidados decisivos durante uma viagem na pandemia:

  • Pesquise muito bem os destinos antes de escolher o local da viagem e opte por aqueles onde respeitam as normas de segurança definidas pelos órgãos de saúde;
  • Opte por hotéis e pousadas que ofereçam a possibilidade de distanciar-se de outros hóspedes;
  • Prepare-se financeiramente para possíveis imprevistos — como adiamentos, cancelamentos, a necessidade de realizar testes de Covid-19 ou permanecer por mais tempo no local que o previsto;
  • Leia com atenção a política de cancelamento de companhias aéreas e hotéis;
  • Lembre-se que, mesmo em viagem, a responsabilidade com o uso de máscara e distanciamento permanecem iguais.

Viagem nacional precisa de teste de Covid?

Não há como afirmar se toda viagem nacional precisa de teste de Covid-19. É preciso pesquisar sobre as regras para turistas do local que você pretende visitar.

Por outro lado, é responsabilidade do viajante ficar atento a possíveis sintomas da Covid-19, independentemente do tipo de viagem a ser feita. Em caso de suspeita da doença, o recomendado é permanecer em isolamento, conforme orientação médica.

Tenho viagem internacional marcada, como proceder?

Mais de 84 países possuem fortes restrições com relação à chegada de turistas estrangeiros. Por isso, é preciso pesquisar se o destino pretendido acirrou as regras de entrada no território e, em caso positivo, quais são os impeditivos.

Entre as exigências para uma viagem internacional, a apresentação de um teste negativo de Covid-19 com 72h de antecedência da data do embarque é a mais recorrente.

Covid-19: como lidar?

Viajar na pandemia é apenas uma das inúmeras mudanças e adaptações que a Covid-19 provocou na vida de todos. Lidar com certos impedimentos pode ser difícil, mas a Unimed-BH te ajuda nessa adaptação.

Acesse a nossa página sobre pandemia: como lidar e confira dicas incríveis para melhorar sua saúde, qualidade de vida e bem-estar, tornando seu dia a dia muito mais leve e agradável, com ou sem quarentena.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021