Volta às aulas na pandemia: recomendações de segurança

Prevenção e Controle

30/04/2021

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a volta às aulas na pandemia. E agora? Como lidar com essa novidade? A Unimed-BH ajuda você a se preparar para esse novo cenário!

4 min de leitura

Compartilhar

Volta às aulas na pandemia: recomendações de segurança

Entre os inúmeros desafios que a pandemia trouxe, a interrupção das aulas presenciais foi uma das mais complexas. Para respeitar o distanciamento social, escolas do mundo inteiro fecharam as portas, e diversas adaptações foram necessárias para que a rotina escolar ficasse o menos afetada possível.

Em 17 de março de 2020, o Ministério da Educação (MEC) publicou a portaria Nº 343, que permitiu a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais. Isso transformou a realidade da educação na quarentena.

Ainda que tenha sido um meio importante para a educação no período de pandemia, todos os envolvidos nessa jornada de aprendizagem dos pequenos tiveram de passar por inúmeros desafios.

Após mais de um ano de suspensão das aulas presenciais, Belo Horizonte iniciou a volta gradual das aulas presenciais no dia 26 de abril de 2021, inicialmente para alunos da educação infantil (crianças de zero a cinco anos e oito meses).

O retorno deverá seguir protocolos sanitários para garantir a segurança de alunos, professores e colaboradores das instituições. O avanço em cada estágio vai depender dos indicadores da pandemia.

Para tanto, é necessário preparar muito mais do que os cadernos e o uniforme. Aliados aos protocolos instituídos pelos órgãos públicos para promover um retorno seguro, novos itens e hábitos precisam ser incorporados na rotina escolar para conter a propagação do vírus.

Recomendações muito além da lista de material escolar

Chegou a hora de tomar nota de tudo que é preciso para a volta às aulas na pandemia. É importante seguir corretamente as orientações para um retorno com responsabilidade e segurança.

Máscaras apropriadas

Dentro da escola, todos devem usar máscaras, exceto quando estiverem em momento de alimentação ou hidratação. Certifique-se de que a máscara esteja confortável e bem adaptada ao rosto da criança cobrindo boca e nariz.

Na hora de arrumar a mochila, deixe sempre à mão uma máscara extra para imprevistos. O uso de máscara só não é obrigatório para crianças com idade inferior a dois anos, para aquelas que tenham restrições de saúde para o uso da máscara e para as que fazem uso de chupeta.

Kit de objetos pessoais

Uma das medidas que devem ser adotadas dentro das escolas com a volta às aulas na pandemia é a proibição do uso de bebedouros compartilhados. Por isso, é importante garantir que o pequeno tenha sua própria garrafinha, bem como outros itens que possa precisar, como colheres, por exemplo.

O mesmo vale para lápis, borracha, apontador e outros materiais escolares de uso cotidiano. Crianças maiores também já podem contar com o seu próprio álcool em gel na mochila para higiene das mãos.

Orientações

Tão importante quanto equipar a criança, é orientá-la a respeito das regras básicas de segurança. A clareza de informações é muito importante para que a conversa seja eficaz. Utilize uma linguagem acessível para a criança e garanta que ela entenda todos os tópicos.

Alguns itens importantes a serem discutidos com a sua filha ou seu filho são: 

Lápis A importância do distanciamento mínimo de 1,5 m entre outras pessoas, sejam colegas sejam professores.

Lápis A necessidade de manter as mãos higienizadas frequentemente com álcool em gel e/ou com água e sabão.

Lápis A importância de evitar abraçar e tocar colegas e professores.

Lápis A importância da utilização da máscara durante todo o tempo e de trocá-la sempre que necessário.

Controle de sintomas

Caso a criança apresente qualquer sintoma típico de resfriado, como tosse, coriza e dor de garganta, os pais precisam ter consciência de não levá-la à escola. O ideal é iniciar o isolamento por se tratar de sintomas característicos da Covid-19.

Passou de ano?

Seguindo as medidas de prevenção individuais e coletivas, fica mais fácil vencer as barreiras impostas pelo Covid-19. É importante que cada um continue fazendo a sua parte para que os números continuem regredindo e para que possamos, muito em breve, retornar às nossas atividades com menos preocupação e restrições.

Dentro ou fora da sala de aula, o distanciamento social e o uso de máscara se mantêm como a resposta certa para vencermos a Covid-19.

E no quesito informação, você pode contar com a Unimed-BH para auxiliar você. Preparamos um conteúdo para auxiliar pais e mães a conversar sobre a Covid-19 com os pequenos. Clique aqui e confira!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021