Coparticipação Unimed-BH: o que é e como funciona?

Unimed-BH

05/04/2021

A coparticipação Unimed-BH é uma opção para quem deseja qualidade e economia ao contratar um plano de saúde. Veja como funciona a modalidade e seus principais benefícios.

3 min de leitura

Compartilhar

Coparticipação Unimed-BH: o que é e como funciona?

Quem deseja contratar plano de saúde certamente já se deparou com o termo coparticipação. Não poderia ser diferente: trata-se de uma das modalidades mais populares no país, e conhecê-la é fundamental para fazer a escolha certa.

Se você ainda não sabe como essa opção funciona na prática, separamos algumas dicas para esclarecer e ajudar você a decidir.

O que é coparticipação?

Antes de mais nada, é importante entender o que é coparticipação. Trata-se de uma característica dos planos de saúde em que o cliente paga uma mensalidade fixa para utilização dos serviços médicos e também um acréscimo acessível ao consultar ou fazer exames, por exemplo.

Para que o contratante possa se planejar e não tenha surpresas na hora do pagamento, na coparticipação Unimed-BH, por exemplo, existem valores predefinidos de acordo com o tipo de plano escolhido e procedimento realizado.

Plano de saúde com coparticipação

O plano de saúde com coparticipação é uma ótima opção para pessoas que precisam de maior flexibilidade e economia na hora de contar com o serviço de assistência médica. Isso porque a mensalidade, nesses casos, normalmente é mais econômica, e as taxas de coparticipação são definidas no contrato, podendo ser um percentual do valor total da despesa ou um preço fixo.

Um dos grandes benefícios desse modelo é que, ao contrário do que acontece nos planos que funcionam com reembolso, o cliente não precisa pagar nada no ato da consulta ou exame, ou seja, no momento que usa os serviços. Ainda assim, é possível estimar o custo de cada procedimento na tabela do plano, o que facilita a organização financeira.

Além disso, conforme definição regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a coparticipação não é calculada levando-se em conta o valor integral dos procedimentos. O valor da coparticipação já é calculado a partir de alguns descontos embutidos e, em alguns casos, é considerado até mesmo como uma cobrança simbólica.

Como funciona a coparticipação nos planos de saúde?

Que essa modalidade de plano de assistência médica traz flexibilidade e inúmeros benefícios, isso você já sabe. Mas, afinal, como funciona a coparticipação nos planos de saúde?

Ao contratar um plano de saúde com coparticipação, você deverá pagar um custo fixo relativo à mensalidade e um valor de coparticipação ao usar os serviços. A forma de cobrança varia conforme o plano escolhido, que pode ser por percentual ou por preço fixo definido.

A taxa da coparticipação normalmente é cobrada na fatura da mensalidade; portanto não há cobranças no ato da realização de consultas, exames e procedimentos.

Coparticipação Unimed-BH

A coparticipação Unimed-BH é uma alternativa para quem deseja ter um plano de saúde completo com a operadora líder na saúde suplementar mineira e, ao mesmo tempo, com uma mensalidade acessível. Essa modalidade está presente na maioria dos planos, com exceção do Unimax, que é um plano de saúde empresarial.

Para se adequar ainda mais às necessidades de cada um, pessoas que escolhem planos com coparticipação Unimed-BH podem montá-lo de acordo com a preferência.

Mas afinal, o que isso significa?

Além de escolher a quantidade de dependentes e os serviços extras, você pode optar por um plano com mensalidade mais robusta e menor coparticipação ou com mensalidade fixa mais barata e taxas de coparticipação um pouco maiores.

Para decidir qual é a melhor opção, além de levar em conta seu perfil de utilização de plano, em nosso e-commerce você pode simular todos os detalhes que gostaria de incluir no seu plano de saúde.

Plano Coparticipativo Unimed-BH

Contar com um plano coparticipativo Unimed-BH garante inúmeros benefícios. Mas, se você ainda tem dúvidas se a coparticipação Unimed-BH é a opção ideal, enumeramos os principais benefícios. Confira:

1. Flexibilidade – É possível “balancear” o valor da mensalidade e da coparticipação de acordo com a sua necessidade.

2. Economia – Nos planos de saúde com coparticipação, além da mensalidade menor, é cobrado um valor acessível para a realização de consultas e exames. Isso possibilita que o paciente faça os procedimentos necessários sem investir altos preços a cada intervenção. Além disso, em tratamentos como quimioterapia e hemodiálise, não é cobrada a coparticipação.

3. Planejamento – O pagamento de consultas e exames não é realizado no ato. Dessa forma, é possível se organizar financeiramente para efetuar o pagamento das taxas de coparticipação, que é feito posteriormente. Além disso, é possível checar o tipo de coparticipação para cada procedimento no Manual de Coparticipação Unimed-BH.

4. Qualidade – Com a maior rede de atendimento de Minas Gerais, a Unimed-BH oferece qualidade no atendimento, seja na rede própria, seja na credenciada.

5. Segurança – Com valores acessíveis e uma rede de atendimento abrangente, a Unimed-BH garante o cuidado em todos os momentos e a estabilidade para tratar imprevistos na saúde.

A Unimed-BH tem diversas opções de planos de saúde com coparticipação e várias possibilidades para adequá-los à sua realidade. Simule o preço e encontre a opção mais integrada às suas demandas e às da sua família.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021