Instituto Unimed-BH: conheça a iniciativa que transforma vidas

Unimed-BH

08/04/2022

Por meio do seu Instituto, a Unimed-BH contribui para a transformação sociocultural, ambiental e econômica em Belo Horizonte e área de atuação.

6 min de leitura

Instituto Unimed-BH: conheça a iniciativa que transforma vidas

Os cuidados com a saúde não se limitam somente às consultas médicas e tratamentos. Eles passam também pelo bem-estar e pela qualidade de vida das pessoas. Isso inclui o acesso ao lazer, ao entretenimento, à cultura, preservação do meio ambiente e os espaços públicos da cidade bem cuidados.

Pensando nisso a Cooperativa fundou há 19 anos o Instituto Unimed-BH que faz a diferença em Belo Horizonte e Região Metropolitana, ampliando o acesso à arte, promovendo a cidadania, valorizando a cidade e gerando trabalho e renda para milhares de pessoas.

O que é o Instituto Unimed-BH?

Criado em 2003, o Instituto é uma associação sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de iniciativas socioculturais e socioambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente, por meio do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH.

E em 2021, o Instituto alcançou números que endossam seu papel de transformação social e cidadão na vida dos mineiros.

Afinal, foram mais de 6,5 mil postos de trabalho criados, mais de R$ 16 milhões em incentivo fiscal destinados a projetos socioculturais, 4,8 milhões de pessoas alcançadas em ações presenciais e virtuais, e mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores como incentivadores dessa rede cidadã.

Como funciona o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista?

Para nortear as inciativas de responsabilidade social da Unimed-BH por meio de seu braço social, o Instituto Unimed-BH, foi criado o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista que tem suas ações distribuídas em cinco linhas de atuação:

Cultura

Considerada uma das maiores iniciativas de captação de incentivo fiscal por meio de pessoas físicas no Brasil o Programa Sociocultural Unimed-BH, já destinou mais de R$ 155 milhões para o incentivo à cultura, desde 2000. Tudo isso graças ao incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores que ano após ano aderem e acreditam nessa rede de cidadania.

O objetivo do programa é fomentar a cultura, contribuindo para a cadeia da economia criativa e para a geração de renda e postos de trabalho, possibilitando a transformação social e econômica.

Meio ambiente

Na área ambiental, o Instituto Unimed-BH atua, desde 2010, contribuindo para a cadeia produtiva da coleta e reciclagem de resíduos por meio do projeto Cooperativa Sustentável.

Neste sentido, são desenvolvidas ações para a rede de catadores com o intuito de aumentar a eficiência em gestão e a geração de renda.

Ao todo, são 12 Associações e Cooperativas da Grande BH alcançadas pelo projeto. Elas compõem a Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol-MG).

Comunidade

Uma das principais iniciativas sociais do Instituto, a Escola de Artes do Instituto Unimed-BH desde 2007 oferece cursos de balé, percussão e danças urbanas para crianças e jovens da Comunidade Morro das Pedras.

O projeto é mantido com recursos próprios destinados pela Cooperativa e com recursos provenientes das doações diretas de médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural Unimed-BH.

Mas a área de Comunidade do Instituto não para por aí. Também são viabilizados cursos de jogos teatrais para idosos – curso Jogos de Afeto e professores da rede pública – Ações Formativas de Teatro, alcançando mais de 200 pessoas no último ano.

Em 2012, foi criado ainda o Somos Comunidade, com o intuito de apresentar os resultados dos projetos socioculturais do Instituto. Em 2020, ele foi ampliado e se tornou um programa que oferece conteúdos de formação diversificados e atrelados ao empreendedorismo cultural criativo.

A maturidades desta iniciativa proporcionou a ampliação da inserção dos empreendedores comunitários no mercado de trabalho, e potencialização do impacto social de base.

Voluntariado

Médicos cooperados, colaboradores e convidados atuam em atividades voluntárias, doando tempo, trabalho e talento em prol de iniciativas que promovam a saúde, a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas atendidas.

Uma dessas iniciativas é o programa Jovens Profissionais Instituto Unimed-BH, projeto que busca a formação empreendedora e a qualificação profissional de jovens. Há mais de 15 anos, participam do programa os mensageiros internos e menores aprendizes da Unimed-BH, jovens indicados por colaboradores, parceiros ou inscritos em outros projetos sociais do Instituto Unimed-BH.

Médicos cooperados e colaboradores, além de convidados, também participam da iniciativa como voluntários e oferecem orientação aos alunos, apoiados pela metodologia da Junior Achievement de Minas Gerais.

Há também a Sociedade do Riso, projeto de formação cênica de palhaços para capacitar e incentivar a atuação voluntária em hospitais, lares de idosos, praças, entre outros, levando alegria, cuidado e afeto para pessoas de todas as idades.

Adoção de espaços públicos

Você sabia que, desde 2010, a Unimed-BH é a “tutora” de duas praças de Belo Horizonte? Por meio do Programa Adote o Verde, a operadora adotou as praças Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, e a Praça da Saúde, no bairro Grajaú, contribuindo com a manutenção dos espaços e desenvolvimento de ações que visam a ocupação destes espaços pela população.

São exemplos dessas ações o Circuito Unimed Ativa e o Circuito Instituto Unimed-BH, que levam cultura e atividades físicas para as praças.

O Circuito, inclusive, expandiu suas atividades culturais e de lazer gratuitas também para a região metropolitana, em Contagem e em Betim.

Patrocínio a projetos socioculturais

Para possibilitar o incentivo e desenvolvimento desses projetos socioculturais, o Instituto Unimed-BH conta com a destinação de do Imposto de Renda (IR) devido de médicos cooperados e colaboradores, e do IR Jurídico da operadora, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Fundos do Idoso e da Infância e Adolescência.

O recurso também advém da destinação de ISS da operadora por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Desta forma, podem ser viabilizados projetos das áreas de artes cênicas integradas ou visuais, música instrumental e/ou erudita e patrimônio, se atenderem a alguns critérios, como:

  • projetos realizados na área de atuação da Unimed-BH, que abrange não só a capital mineira, mas outros 33 municípios da Região Metropolitana;
  • estímulo à democratização do acesso à cultura;
  • incentivo e fomento à produção da cultura local;
  • alinhamento com os objetivos do Instituto;
  • qualificação técnica do proponente do projeto e viabilidade financeira.

Na avaliação das propostas, também são considerados os projetos que possam ser integrados às atividades das cinco linhas de atuação do Instituto Unimed-BH (Cultura, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de Espaços Públicos e Comunidade).

Principais parceiros

O Instituto Unimed-BH é grato aos seus parceiros por serem diretamente responsáveis pelo sucesso das ações realizadas, e espera manter com eles uma relação de troca constante.

Para se ter uma ideia, no ultimo foram mais de 40 projetos culturais, 2 projetos do Fundo do Idoso e Adolescência e mais de 20 parceiros sociais que juntos com o Instituto Unimed-BH levaram transformação para nossa área de atuação.

Conheça algumas das iniciativas e parceiros:

Escola de Artes Instituto Unimed-BH

Uma das iniciativas do Instituto Unimed-BH é a Escola de Artes, focada na Comunidade do Morro das Pedras, em Belo Horizonte, para a educação artística de crianças e jovens.

As aulas gratuitas de percussão, são realizadas em parceria com o grupo Cultural Arautos do Gueto, balé e danças urbanas, conduzidas pelo grupo de Dança Camaleão, para moradores da comunidade a partir dos 6 anos.

Instituto Unimed-BH

Abraço do Bem

A pandemia de Covid-19, além de instalar uma crise sanitária mundial, também intensificou a situação das pessoas em vulnerabilidade social. Por isso, naquele ano, o Instituto Unimed-BH criou a campanha Abraço do Bem, a fim de combater os impactos da pandemia com solidariedade.

Mobilizando parceiros, sociedade, médicos cooperados e colaboradores, uma grande corrente do bem foi criada para arrecadar doações em dinheiro e destinar os recursos para a compra de materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza e alimentos.

Com isso, foram beneficiadas 21 instituições parceiras da Unimed-BH e em 11 cidades alcançadas (Baldim, Belo Horizonte, Betim, Congonhas, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará e Vespasiano);

Em 2021, com a pandemia ainda em curso, a campanha continuou, alcançado cerca de 12 mil pessoas com cerca de 1000 doações e mais de 1500 famílias atendidas.

Programa Sociocultural Unimed-BH

O Programa Sociocultural Unimed-BH é o mecanismo de gestão de incentivo fiscal e doações sociais da Cooperativa, reconhecido como uma das maiores iniciativas de captação de recursos por meio de pessoas físicas no país.

Além de fomentar a cultura e iniciativas sociais, o Programa contribui para a cadeia da economia gerando mais postos de trabalho, renda e transformação social na área de atuação da Unimed-BH.

Clique aqui e conheça os projetos incentivados em 2021. 

Quer ficar por dentro das ações do Instituto Unimed-BH e ainda receber as melhores dicas de programação cultural em sua cidade? Siga o instagram @institutounimedbh!

Para saber mais sobre a atuação da Unimed-BH na promoção à saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, acesse também os conteúdos a seguir:

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários