Benefícios da dança: os impactos positivos da prática para o corpo

Qualidade de Vida

22/07/2021

Tem vontade de dançar mas não sabe por onde começar? Veja as vantagens da dança para corpo e mente, e descubra o prazer de se movimentar ao som do seu ritmo favorito.

3 min de leitura

Compartilhar

Benefícios da dança: os impactos positivos da prática para o corpo

Você já parou para pensar nos benefícios da dança? Ela é uma prática humana de celebração e socialização, tendo seus primeiros registros datados no Egito antigo, pelo menos 2 mil anos antes de Cristo. Nesta caminhada milenar, a atividade já teve caráter religioso, ritualístico, afrodisíaco e até de guerra para algumas civilizações.

Hoje, a prática também é tratada como atividade física e reconhecida por suas inúmeras vantagens para o corpo e a mente, já que ajuda a elevar a autoestima e proporciona bem-estar. Conheça os principais benefícios da dança e como escolher o seu ritmo ideal.

A importância da dança: arte saudável para o corpo e para a mente

Uma forma de arte, atividade física ou uma prática de lazer. Não importa como você encare a dança, o fato é que trata-se de uma prática benéfica para o organismo como um todo. Impossível não se divertir e sorrir sambando, dançando forró ou fazendo dança aeróbica.

“Enquanto eu danço, não posso julgar, não posso odiar, não posso me separar da vida. Eu só posso ser feliz e completo. É por isso que eu danço.” Hans Bos

Os movimentos ritmados ao som de uma boa música costumam encher o ambiente de alegria e encantamento. E o melhor: os benefícios da dança para a saúde são extensíveis a todas as faixas etárias.

Quais são os benefícios da dança?

Que o hábito de se manter em movimento traz benefícios para o corpo e para a mente, você já sabe. Afinal, o sedentarismo representa uma série de riscos à saúde. Unir este hábito ao seu ritmo musical favorito, pode tornar a experiência ainda mais agradável e ainda evita riscos como o ganho de peso na pandemia.

Você sabia que a dança ajuda a estimular o cérebro e a memória? Isso ocorre porque, alguns tipos de dança, incluem aprender coreografias e lembrar sequências de passos. Além disso, o exercício favorece a coordenação motora e o equilíbrio.

Bailar é preciso: experimente 5 vantagens

Em idosos, a dança também contribui para melhorar a função cognitiva e, em crianças, ajuda a gastar energia e praticar a coletividade.

Por isso, não importa a sua idade, descubra o seu tipo de dança preferido e veja mais razões para bailar:

  • Aumenta o fluxo sanguíneo e melhora a saúde do sistema cardiovascular
  • Ajuda a combater a depressão
  • Eficaz para perder calorias e fortalecer os músculos
  • Evita o sedentarismo
  • Melhora o condicionamento físico

A lista de benefícios da dança não para por aí. A atividade também reforça o hábito de respirar corretamente e contribui para melhorar a postura.

Tipos de dança brasileira: escolha seu swing favorito

Sozinho, em dupla ou em grupo, a dança é um dos elementos culturais mais conhecidos do Brasil. Prova disso é o Carnaval, festa popular presente em todas as regiões do país onde a principal premissa é o samba.

Além disso, cada estado tem o seu jeito particular de dançar. Entre as danças típicas do Brasil, estão o carimbó, o frevo, o baião, o forró, o funk brasileiro, o piseiro e o axé.

Em Minas Gerais, a festa junina é uma das mais populares, portanto, a quadrilha e o forró nunca ficam de fora. O estado também tem forte tradição de congado, tornando o bailado típico da festa uma importante manifestação cultural.

E certamente o sertanejo tem lugar cativo no coração dos mineiros. Uma pesquisa do Spotify divulgada no fim do ano passado, mostra que o ritmo esteve presente em todas as 10 músicas mais ouvidas em Minas.

Ritmos para dançar

Todo ritmo musical favorece o ato de se exercitar. Há quem prefira se movimentar a dois, em um dramático tango, ou quem goste de dançar sozinho ao som de um bom pagode. Alguns estilos, inclusive, são bons para dançar em grupo e até ministrados em academias, como:

  • zumba
  • dança de salão
  • funk
  • fitdance
  • samba

Não importa a sua escolha, o importante é dançar!

Dicas para dançar em casa

Agora que você já conhece os benefícios da dança e alguns ritmos ideais para praticar, escolhe o seu preferido para começar.

Separe um espaço na casa onde é possível se movimentar sem limitações. Se for preciso, afaste os móveis. Faça um alongamento antes de começar.

Uma dica importante para tornar a dança um hábito é incluí-la na sua rotina. Por isso, escolha o horário mais cômodo para você e separe 2 ou 3 dias na semana para dançar. Crie uma playlist de músicas que goste para praticar. Isso vai ajudar a tornar a atividade mais prazerosa.

Aula de dança em BH

Se sentiu motivado a dançar? Conheça o Circuito Mude 1 Hábito da Unimed-BH, uma plataforma online e gratuita para te ajudar a manter a saúde do corpo e da mente. São várias práticas interativas como aulas de dança, yoga e funcional, comandadas por excelentes professores.

E o melhor é que ao se cadastrar e realizar as atividades do seu interesse, você acumula pontos e pode conquistar diversos prêmios. Nos desafios de dança, por exemplo, você ganha medalhas e benefícios exclusivos. Acesse aqui o Circuito Mude 1 Hábito e comece já!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
[rate-form] ×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021