Atenção domiciliar Unimed-BH: como funciona e como utilizar

Unimed-BH

28/05/2021

Receber cuidados médicos e atendimento no domicílio é uma das comodidades que a Unimed-BH traz para clientes com necessidades específicas. A atenção domiciliar possibilita a desospitalização segura dos pacientes para que eles possam retornar ao ambiente familiar.

3 min de leitura

Compartilhar

Atenção domiciliar Unimed-BH: como funciona e como utilizar

Para proporcionar mais comodidade e segurança aos clientes, a Unimed-BH oferece a Atenção Domiciliar como um benefício extracontratual. O serviço é composto por programas voltados para as necessidades específicas de pacientes após a alta hospitalar.

Continue lendo este post e saiba tudo sobre o assunto.

O que é atenção domiciliar?

A Atenção Domiciliar busca humanizar o cuidado e a ampliação da autonomia do paciente e familiares, promovendo maior qualidade assistencial e resolutividade do cuidado. Tem como foco a reintegração do paciente no seu ambiente familiar e social acelerando o processo de gestão do cuidado para as necessidades de saúde e de sua reabilitação de forma segura e eficaz.

O benefício é ofertado para todas as faixas etárias mediante critérios de elegibilidade.

Os cuidados são focados no tratamento e bem-estar de adultos, idosos ou crianças que demandam este tipo de serviço. O objetivo é reduzir o tempo de hospitalização e até mesmo evitar futuras internações de pacientes portadores das condições definidas pelo programa.

Qual o objetivo da atenção domiciliar?

O objetivo do serviço de atenção domiciliar é garantir a melhor assistência e saúde do paciente após sua desospitalização.

Como somos diversos e temos necessidades específicas, os cuidados domiciliares passam, ainda, pela humanização do tratamento. Afinal, o atendimento feito em um ambiente privado, familiar, e focado especificamente no seu bem-estar, certamente deixará o paciente mais confortável e tranquilo para o tratamento.

Vale lembrar que o serviço de atenção domiciliar é oferecido quando o paciente atende aos critérios para usufruir do benefício. Veja abaixo quais são.

Atenção domiciliar Unimed-BH: como funciona?

A Atenção Domiciliar é destinada aos beneficiários que demandam cuidados especiais após a desospitalização ou que não podem se dirigir à unidade de saúde por alguma restrição de mobilidade. Destina-se também a clientes com indicação de acompanhamento paliativo, ou seja, sem possibilidade de tratamento curativo convencional.

Por exemplo, portadores de doenças crônicas com impossibilidade funcional ou sem possibilidade de tratamento curativo convencional e tratamento de dor.

Desde recém-nascidos até idosos podem usufruir do benefício, caso seja indicado pelo médico cooperado para continuidade do cuidado na residência. O público-alvo do programa são pacientes que se encaixam nas seguintes condições:

  • acamado e restrito ao leito, o que impede o deslocamento;
  • necessidade de aparelho de ventilação mecânica para suporte de vida e oxigenioterapia;
  • indicação de tratamento de antibiótico prolongado injetável para finalização do tratamento;
  • indicação técnica para cuidado paliativo.

Atendimento domiciliar Unimed-BH

O serviço de atenção domiciliar é solicitado pelo médico cooperado e avaliado por uma equipe multidisciplinar de acordo com as necessidades clínicas do paciente. Ao ser autorizado, o atendimento terá continuidade na casa do cliente.

A equipe multidisciplinar envolvida na atenção domiciliar pode incluir médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas, que fornecem o suporte técnico ao conveniado conforme seu estado clínico e de acordo com o programa elegível.

E a pandemia, claro, requer adaptações e cuidados redobrados ao prestar o serviço. Por isso, o atendimento domiciliar Unimed-BH conta com profissionais treinados conforme todas as recomendações de segurança ao realizar as visitas.

Como acessar o serviço de atenção domiciliar

O paciente pode ser incluído no programa via desospitalização conforme indicação médica, avaliação dos critérios e consentimento dos familiares.

Para os programas de Intervenção Específica e Cuidados Paliativos, a solicitação também pode ser feita pelo médico cooperado a nível ambulatorial (consultório médico).

Este conteúdo foi útil para você? O Viver Bem traz outros materiais informativos que também poderão ajudar! Temos um artigo só para te orientar sobre cuidados domiciliares no pós-operatório de cirurgia de fêmur e quadril, por exemplo.

Se você ainda não é cliente Unimed-BH mas se interessou pelo serviço de atenção domiciliar, clique aqui e saiba como escolher o plano ideal.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021