Maternidade Parto Adequado

Uma campanha pelo cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, trabalho de parto e pós parto para mulheres e bebês.

Parto Adequado

O Projeto Parto Adequado defende o cuidado certo, na hora certa, combinando o protagonismo da mulher com as práticas comprovadamente recomendadas.

Saiba mais

Relatos de Parto

Parto normal rápido

Parto normal rápido

Parto vaginal após uma cesárea (VBAC I)

Parto vaginal após uma cesárea (VBAC I)

Gravidez e Covid

Gravidez e Covid

Conheça nossas maternidades e faça um tour virtual

Maternidade Unimed – Unidade Grajaú

Maternidade Unimed – Unidade Grajaú

Maternidade Unimed – Unidade Betim

Maternidade Unimed – Unidade Betim

Perguntas Frequentes

O que é um parto adequado?

É aquele que oferece às mulheres e aos bebês o cuidado certo, na hora certa, ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e pós-parto, considerando a estrutura e o preparo da equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família. O parto adequado é o procedimento mais seguro para que a futura mãe dê à luz, combinando o protagonismo da mulher com as práticas comprovadamente recomendadas.

Todo parto adequado é um parto vaginal?

Não. O conceito de Parto Adequado não está ligado à via de parto, podendo ser tanto um parto normal como uma cesariana com indicação clínica. O Parto Adequado é aquele que leva em consideração a segurança e condição clínica da mãe e do bebê, prevalecendo o cuidado certo, na hora certa, sendo realizado com total respeito às evidências científicas e garantindo a intervenção médica somente quando necessária.

A Unimed-BH tem um local apropriado para realizar um Parto Adequado?

Sim. A Unimed-BH tem duas unidades próprias que oferecem toda a estrutura para a realização do seu Parto Adequado, dispondo de quartos de incentivo ao parto vaginal e salas de procedimento cirúrgico para todos os cuidados com a mãe e o bebê: Unimed-BH Maternidade Grajaú e Maternidade do Hospital Unimed – Unidade Betim. Dentre suas instalações, as maternidades oferecem leitos, suítes de parto PPP (pré-parto, parto e pós-parto), UTI Neonatal, Centro de Terapia Intensiva Adulto, Centro cirúrgico e obstétrico, Centro de Parto Vaginal (PPP) e Assistência especializada à gestação de alto risco.

Sobre a estrutura das maternidades Unimed-BH, quais os equipamentos disponíveis para utilização nas salas de parto?

A Unimed-BH Maternidade Grajaú conta com 2 suítes PPP (pré-parto, parto e pós-parto) com chuveiro individual, banheira, escada de ling, bola suíça, baqueta e balanço pélvico.

Já o Hospital Unimed – Unidade Betim possui uma sala de parto também com chuveiro individual, banheira, escada de ling, bola suíça, baqueta e balanço pélvico.

Quais planos dão direito à sala de parto?

As nossas suítes de parto vaginal estão disponíveis para clientes de todos os planos Unimed-BH com atendimento a obstetrícia e também para clientes particulares. Consulte sua rede de atendimento.

Há cobrança adicional para o uso da sala de parto?

Não há custo para utilização das nossas suítes PPP.

É permitida a entrada de doulas ou acompanhantes durante o parto? Quantos?

A gestante tem o seu direito a entrar com um acompanhante previsto por lei.

Além do acompanhante, a Unimed-BH também permite a entrada de doulas cadastradas nas suas Unidades Próprias. Para saber se sua doula já está em nossa base, basta entrar em contato com as nossas maternidades.

Caso você seja doula e queira se cadastrar, procure o Departamento de Recursos Humanos de uma de nossas unidades com os documentos: RG, CPF, Comprovante de endereço, certificado da capacitação como doula, carta de Referência de um médico, carta de Referência de uma puérpera atendida por você.

Como funcionam as equipes assistenciais?

A gestante é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que além do médico obstetra pode envolver enfermeiro obstetra, pediatra, neonatologista, anestesiologista e uma doula (pessoa treinada para dar suporte afetivo e emocional durante o trabalho de parto).

Posso agendar uma visita para conhecer as maternidades e suas instalações?

Afim de garantir segurança às nossas pacientes e seguir os protocolos de prevenção da Covid-19, as visitas não estão acontecendo mais de maneira presencial e estão suspensas por tempo indeterminado. Para esclarecimento de qualquer informação ou dúvida relativa as nossas maternidades entre em contato com a gente através do telefone: 4020-4020 ou conheça a estrutura das nossas maternidades acessando as páginas sobre a unidade da Maternidade Unimed-BH Grajaú ou Maternidade do Hospital Unimed – Unidade Betim.

Assine a newsletter e não perca nenhum conteúdo.

"*" indica campos obrigatórios

Você se define como:*
Cliente Unimed-BH*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.