Maternidade Unimed – Unidade Betim

Unimed-BH

20/02/2021

O Hospital Unimed-Betim é um hospital geral com maternidade. A maternidade atende aos requisitos do Ministério da Saúde e adota a prática de alojamento conjunto (mãe e bebê internados juntos no mesmo quarto).

3 min de leitura

Compartilhar

Maternidade Unimed – Unidade Betim

O Hospital Unimed – Unidade Betim é um hospital geral com maternidade. A maternidade atende aos requisitos do Ministério da Saúde e adota a prática de alojamento conjunto (mãe e bebê internados juntos no mesmo quarto).

A maternidade dispõe de leitos destinados ao pré-parto, ao parto e ao puerpério imediato. A instalação e a equipe multidisciplinar foram pensadas para proporcionar um parto respeitoso de acordo com o desejo da gestante. Utilizamos o plano de parto construído pela gestante como direcionador do cuidado e zelamos pela sua segurança assistencial com uma equipe multidisciplinar.

É preocupação da unidade o zelo pelo contato pele a pele desde o nascimento e também pelo alojamento conjunto. Nesse tipo de alojamento, além do estímulo ao aleitamento materno, uma equipe multidisciplinar, formada por obstetras, neonatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, orienta as mães e demais familiares em relação aos cuidados com o recém-nascido (como banho, curativo do coto umbilical, troca de vestuário e de fralda e amamentação – posicionamento, pega e sucção), e com a puérpera.
A unidade está preparada para atender partos de riscos habituais e também partos de alta complexidade. Possui uma UTI neonatal e pediátrica com uma equipe preparada para lidar com as situações de risco e os eventos críticos que podem acontecer antes, durante e após o parto.

Quartos PPP

Os quartos PPP são ambientes planejados para proporcionar bem-estar à gestante durante as três etapas: pré-parto, parto e pós-parto. Por isso, são equipados com diferentes recursos, que auxiliam o trabalho de parto, sempre priorizando a saúde da mãe e a do bebê.

Escada de ling

Conhecida como uma tecnologia leve, a escada de ling foi projetada para respeitar a fisiologia das mulheres e proporcionar um parto sem invasões. Com exercícios de agachamento e levantamento, ela alivia as dores das contrações e auxilia na evolução do parto.

Bola suíça

Reduz os efeitos colaterais para a mãe e o bebê, fortalece a musculatura, corrige a postura, proporciona alongamento e relaxamento, auxilia a descida do feto até o canal de parto, gera mais mobilidade ao longo do trabalho de parto e diminui as dores causadas pelas contrações uterinas.

Banqueta

Utilizada no parto de cócoras, ela proporciona um trabalho mais rápido, pois favorece a saída do bebê. Junto à banqueta, é comum o apoio de uma pessoa para dar suporte para as costas da gestante.

Balanço pélvico

Com apoio para os braços, o balanço pélvico é um assento que favorece uma postura sentada, deixando as costas inclinadas para a frente e alongando a lombar. A posição vertical favorece o trabalho de parto e auxilia na descida do bebê.

Suporte à analgesia

Sem perda de consciência, a analgesia apenas alivia ou minimiza as dores do parto. Com isso, a mãe não “dorme” durante o trabalho de parto, vivenciando cada momento antes e durante a chegada do bebê.

Centro Obstétrico

O centro cirúrgico é composto por salas equipadas com tecnologia de ponta e estruturadas para a realização de cesariana e outras cirurgias necessárias para a puérpera e o recém-nascido, por exemplo, um bebê que nasça com alguma má-formação e que requeira intervenção cirúrgica.
Também possui sala com visor, onde a família assiste ao parto de forma segura para a gestante, evitando infecções de sítio cirúrgico.

Apartamentos e Enfermaria

A unidade dispõe de apartamentos e enfermaria com toda a estrutura necessária para o conforto da família.

UTI Neonatal

A UTI Neonatal é preparada para dar todo o suporte e a atenção de que o recém-nascido enfermo necessita. Além de incubadoras, berços aquecidos, ventiladores e monitores, a UTI também conta com ultrassom e ecocardiograma à beira leito. Para a melhora do bebê, existem métodos como óxido nítrico, hipotermia terapêutica, ventiladores de alta frequência e monitorização de oxigenação cerebral. As mães contam com sala de ordenha e um espaço para banho.

UTI Adulto

A unidade possui leitos de UTI Adulto, com equipes treinadas para o cuidado da gestante e da puérpera de alto risco.

Orientações Gerais Durante Pandemia – Covid-19

Em decorrência do novo cenário na área da saúde, é preciso seguir algumas orientações para o dia da internação para o parto:

  • Ao chegar ao hospital, todos os clientes são triados.
  • Ao identificar alguma suspeita de Covid-19, o cliente será isolado.

A entrada de acompanhantes é permitida nos seguintes casos:

  • A todas as gestantes, inclusive em caso de perdas fetais, está autorizada a presença de um acompanhante durante todo o momento do parto e do puerpério; a troca dele pode ser feita duas vezes ao dia (das 6h às 21h).
  • Para cesarianas, é permitida a entrada de duas pessoas na sala de visor no momento do parto.
  • O acompanhante tem direito a permanecer junto à gestante durante todo o período de internação.
  • Está permitida a entrada de fotógrafos e doulas desde que tenham o diploma e/ou registro de CNPJ; para isso, devem ser cadastrados na recepção do hospital antes do parto.
  • É permitida uma visita à gestante às terças, às quintas e aos sábados, no horário das 14h às 16h.
Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários