COVID-19

Conheça tudo o que a Unimed-BH está fazendo para lidar com a pandemia da Covid-19. Últimas notícias, dicas de como se cuidar e atendimento on-line.

A pandemia da Covid-19 afetou e continua afetando diretamente a área da saúde. Entretanto, não podemos deixar de fazer nossa parte. Apenas as informações verdadeiras e as atitudes certas serão capazes de combater a epidemia. Nesta seção, você encontra tudo o que a Unimed-BH vem fazendo diante desse cenário.

Perguntas Frequentes

O que é o novo coronavírus?

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o infectado. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.

Por que o nome é coronavírus?

Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.

Qual o período de incubação do coronavírus?

O período médio de incubação por coronavírus (Covid-19) pode ser de 2 a 5 dias, podendo chegar a 14 dias até o início dos primeiros sintomas.

Qual o período de transmissibilidade do coronavírus?

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas. É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Casos assintomáticos também são contagiosos.

Como o novo coronavírus é transmitido?

A transmissão do novo coronavírus pode ocorrer pelo ar ou por contato entre pessoas através de toque, aperto de mão, abraço, beijo, seguido de contato com a boca, nariz e olhos.

Essa transmissão também pode ocorrer por superfícies contaminadas com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, quando essas superfícies ou objetos são tocados e em seguida a parte contaminada do seu corpo entra em contato com a boca, nariz ou olhos.

Como posso me prevenir?

Para combate e prevenção, cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Evitar locais de aglomeração de pessoas. É indicado o isolamento social para todos.
  • Manter distância de pelo menos 1 metro de todas as pessoas, pois mesmo quem não possui sintomas pode transmitir o vírus.
  • Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou álcool em gel 70%.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem lavadas.
  • Usar máscara quando precisar sair na rua ou se encontrar com outras pessoas.
Quais são os sintomas do novo coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

  • Tosse (seca ou com secreção)
  • Febre
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Mal estar em geral
  • Dores no corpo
  • Congestão nasal
  • Corrimento nasal
Como é feito o tratamento?

Não existe tratamento específico para infecções causadas pelo novo coronavírus. A única solução capaz de impedir a transmissão do coronavírus é a vacina. Hoje, o Brasil possui 5,03% da população vacinada com pelo menos uma dose e 1,66% da população totalmente vacinada.

Dados de 23 de março de 2021 – Fonte: Our World In Data

    Assine a newsletter e não perca nenhum conteúdo.