Férias escolares: diversão para crianças em BH

Maternidade

15/12/2021

É possível aproveitar as férias da criançada com segurança na pandemia? Neste artigo, você descobre várias opções para descanso ou lazer em Belo Horizonte.

3 min de leitura

Férias escolares: diversão para crianças em BH

Após mais um ano de pandemia, as tão esperadas férias escolares têm um sabor especial. Afinal, diante de um período turbulento entre o ensino remoto e a retomada das aulas presenciais, a criançada merece um descanso.

A tecnologia fez parte da vida de todos nós este ano, inclusive, dos pequenos. Por isso, para aproveitar o período de férias infantis, que tal contar com opções de diversão para a criançada em BH fazendo um verdadeiro detox do uso excessivo do celular?

Mas lembre-se: o cuidado e as medidas de prevenção à Covid-19 precisam continuar. Neste artigo você vai encontrar boas opções para curtir as atrações de férias em BH com segurança. Aproveite!

Férias escolares: a importância do descanso merecido

Em 2020, as opções de diversão ao ar livre e passeios em família ainda eram restritas, já em 2021, a vacinação possibilitou novas aberturas na cidade. Por isso, as férias infantis este ano poderão ser aproveitadas com mais liberdade, sem deixar de lado o cuidado e a segurança.

As crianças passaram a maior parte da pandemia em isolamento social, em casa, por conta do fechamento das escolas e das medidas de prevenção.

Se este período gerou sentimentos negativos nos adultos como ansiedade e angústia, imagina como ficou a cabecinha dos pequenos, com tanta energia relegada ao ambiente doméstico?

Por isso, as férias escolares são uma boa oportunidade para ajudar a criançada a relaxar e se divertir.

Benefícios das férias infantis

O período sem aulas, além de promover bem estar e o merecido descanso, também ajuda a dar um tempo das telas de celulares e computadores, ferramentas que se tornaram obrigatórias no ensino remoto.

Apesar de essenciais, o uso prolongado desses dispositivos pode causar problemas à saúde das crianças, como sedentarismo propulsor à obesidade infantil, prejuízos à saúde ocular e dificuldade de concentração.

Outro benefício das férias infantis é poder passar mais tempo em família. Atividades recreativas e passeios entre pais e filhos também ajudam a relaxar, estreitar os laços e enriquecer a convivência.

Diversão com segurança

Antes de analisar as atrações de férias em BH e escolher os melhores passeios para a garotada, é importante ter em mente que a pandemia ainda não acabou.

Por isso, toda atividade, seja ao ar livre ou em ambientes fechados, deve ser realizada com o máximo de proteção. Veja algumas dicas para aproveitar as férias da criançada com segurança:

  • Utilize máscara de proteção durante os passeios, especialmente em lugares fechados.
  • Leve um recipiente com álcool em gel para higienizar as suas mãos e as das crianças com frequência.
  • Dê preferência para os passeios ao ar livre, mas se for curtir alguma atração em ambiente fechado, evite os locais propensos à aglomeração e sem circulação de ar.

Caso opte por fazer uma viagem em família durante as férias escolares, confira este conteúdo que preparamos para te ajudar a viajar em segurança > Covid-19 e viagens: cuidados para quem precisa viajar na pandemia.

Atrações de férias em BH: 5 dicas para curtir em família

Enfim, é chegada a hora de se distrair, descansar e conferir as melhores opções para aproveitar as férias escolares em BH. A boa notícia é que a cidade reabriu a maior parte de suas atividades e espaços públicos.

1. Iluminação de Natal na Praça da Liberdade

Quem conhece sabe que essa é uma das atrações de férias em BH que faz parte do calendário de visitação dos mineiros e turistas durante o mês de dezembro.

Por isso, a inauguração da tradicional iluminação de fim de ano na Praça da Liberdade é uma das grandes atrações de Belo Horizonte no período natalino e início das férias escolares.

O espetáculo de luzes e cores deve ser aproveitado durante a noite. A dica é fazer o passeio em família, curtindo o ar fresco da praça e comendo pipoca.

2. Parques liberados

A reabertura dos parques de BH possibilita o contato com a natureza e brincadeiras ao ar livre. Aproveite o período para organizar passeios com as crianças nos parques e áreas verdes da cidade.

E, claro, os parques de diversão, como o Parque Guanabara, prometem deixar a criançada bastante entretida durante as férias escolares.

3. Museu dos brinquedos

Uma dica cultural e divertida é fazer uma visita ao Museu dos Brinquedos, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e é localizado no bairro Funcionários. A experiência é uma verdadeira imersão à infância. Um passeio divertido para as crianças e nostálgico para os adultos.

4. Atividades físicas ao ar livre

Para gastar a energia acumulada e estimular a meninada a se movimentar, nada melhor do que oferecer opções divertidas para as práticas ao ar livre. Andar de skate, de bicicleta e natação na piscina em algum clube ou academia nos dias de calor são algumas opções.

5. Brincadeiras em casa

E, claro, o ambiente doméstico também oferece várias opções de diversão para a criançada. Para além das telas, é possível encontrar formas lúdicas de curtir as férias infantis.

Esconde-esconde, jogos de tabuleiro e contação de histórias são alguns exemplos de atividades criativas para entreter as crianças e aproveitar o tempo juntos.

Mas a lista não para por aí. A Unimed-BH preparou um conteúdo repleto de opções de recreação que podem ser aproveitadas em diferentes momentos, confira > Brincar em casa: guia completo de diversão segura para a criançada.

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários