Férias escolares: o que as crianças podem fazer em BH

Qualidade de Vida

15/12/2021

Atualizado em 13/07/2022

Julho é um dos meses favoritos das crianças! É hora de descansar e aproveitar para brincar, conhecer novos lugares e de se divertir. Veja o que fazer na capital durante esse período.

4 min de leitura

Férias escolares: o que as crianças podem fazer em BH

Julho é caracterizado como um dos meses favoritos da criançada! É o período das férias escolares, quando as crianças aproveitam para descansar, divertir-se e ficar mais perto da família.

Este momento ficou ainda mais especial depois da flexibilização em BH. Por conta da pandemia da Covid-19, as escolas ficaram fechadas por um bom tempo. Agora, depois de mais um ciclo nos estudos, as crianças devem relaxar e brincar.

É possível divertir as crianças dentro de casa, mas é importante manter contato com a natureza e com outras crianças durante este período. Pensando nisso, a Unimed-BH criou este Guia que vai ajudar você a escolher o que fazer, no mês de julho, na capital mineira.

A importância das férias infantis

As férias escolares geram grandes expectativas entre os pequenos. Depois de cumprirem suas “obrigações” com os estudos, é chegada a hora de eles aproveitarem a companhia dos pais, dos amiguinhos e, logicamente, toda a diversão que este período tem a oferecer.

Manter uma rotina é muito importante: ter horário para dormir, acordar, fazer as refeições, estudar, preparar o dever de casa… todas essas ações são muito significativas para o crescimento e o desenvolvimento.

Como todos nós, no entanto, as crianças também precisam de um momento mais calmo, em que possam aproveitar mais da infância e de tudo o que ela pode proporcionar.

Férias escolares e seus benefícios

Muito se fala nesta oportunidade de diversão e brincadeiras nas férias infantis, mas a verdade é que, além do entretenimento, esta traz alguns benefícios fundamentais para as crianças.

Os pais podem aproveitar essa época para tentar reduzir o tempo que os pequenos ficam diante da tela de celulares e computadores. Hoje, esses aparelhos estão muito presentes durante a hora de se dedicar aos estudos, em razão da internet.

Embora a tecnologia seja uma “mão na roda”, principalmente nos tempos atuais, o uso prolongado das telas pode ser prejudicial à saúde. Tal problema se intensificou no decorrer da pandemia, já que a internet foi a principal ferramenta de ensino.

Além disso, as férias escolares são marcadas pelos programas familiares, que nem sempre são viáveis no dia a dia “tradicional”. Atividades recreativas entre pais e filhos ajudam não apenas a divertir, mas também a estreitar os laços.

Férias escolares

5 lugares para levar as crianças em julho

Belo Horizonte é uma cidade famosa por ser acolhedora e por agradar a todos os públicos. No mês de julho, não é diferente, e a capital mineira aposta em diversas atrações que distraem a criançada.

Veja alguns programas para fazer e locais para visitar na cidade:

1 – Zoológico e Jardim Botânico de Belo Horizonte

No período de férias escolares, o ideal é levar a criançada para brincar ao ar livre. Existem duas ótimas opções: o Zoológico e o Jardim Botânico de Belo Horizonte, dois dos locais favoritos dos pequenos.

O Zoológico da Pampulha tem diversas espécies de animais, além de muitos elementos que vão deixar seu filho mais conectado com a natureza.

Por sua vez, o Jardim Botânico, que também fica na região da Pampulha, é um ótimo local para lazer. Ele conta com jardins temáticos, praças, lagos, estufas e outras atrações.

2 – Parque Guanabara

Um dos parques mais tradicionais de BH, o Parque Guanabara tem muita diversão para as crianças, acima de tudo durante as férias escolares.

Esse local é um dos favoritos porque conta com diversos brinquedos que agradam a todas as idades, inclusive aos adultos! O parque, também localizado na Pampulha, funciona de terça a domingo.

3 – Museu dos Brinquedos

Outra dica cultural e divertida é fazer uma visita ao Museu dos Brinquedos. Com patrocínio do Instituto Unimed-BH, o museu é localizado no bairro Funcionários. A experiência é uma verdadeira imersão à infância. Um passeio divertido para as crianças e nostálgico para os adultos.

4 – Atividades físicas ao ar livre

A fim de gastar a energia acumulada e estimular a meninada a se movimentar, nada melhor do que oferecer opções divertidas para as práticas ao ar livre. Andar de skate e de bicicleta, por exemplo, são atividades que estimulam o bem-estar.

5 – Brincadeiras em casa

E, claro, o ambiente doméstico também oferece várias opções de diversão para a criançada, principalmente nos dias mais frios. Além das telas, é possível encontrar formas lúdicas de curtir as férias infantis.

Esconde-esconde, jogos de tabuleiro e contação de histórias são alguns exemplos de atividades criativas para entreter as crianças e aproveitar o tempo juntos.

A Unimed-BH também preparou um artigo em que fala sobre os benefícios de algumas práticas para o bem-estar das crianças. Veja nossas dicas:

Dicas para brincar em casa: Guia completo de diversão segura para a criançada

Yoga para crianças: os benefícios e como começar a prática

Artes marciais para crianças: por que incentivar a prática na infância?

As crianças e as doenças de inverno

As férias escolares do meio do ano acontecem justamente durante o inverno. É uma estação marcada pelas baixas temperaturas e pelo clima mais seco. Essas características acendem o sinal de alerta, principalmente entre as crianças.

Assim como os idosos, os pequenos são mais suscetíveis às doenças de inverno. É comum que os casos de gripe, resfriado e outras condições apresentem um aumento durante este período.

Pensando na saúde e no bem-estar de toda a família, a Unimed-BH preparou um conteúdo especial, no qual traz todas as dicas e orientações sobre como enfrentar a estação de forma mais segura.

São informações que farão toda a diferença durante o inverno. Confira:

Doenças de inverno: principais tipos e como evitá-las

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários