Coronavírus: o que é importante saber?

Prevenção e Controle

30/03/2021

A Unimed BH reuniu as principais questões sobre a Covid-19. Tire suas dúvidas aqui.

4 min de leitura

Compartilhar

Coronavírus: o que é importante saber?

O que é o novo Coronavírus?

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o infectado. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.

Por que o nome é Coronavírus?

Porque essa família de vírus tem a característica de se parecer com uma coroa.

Período de incubação do Coronavírus

O período médio de incubação por Coronavírus (COVID-19) pode ser de 2 a 5 dias, podendo chegar a 14 dias até o início dos primeiros sintomas.

Período de transmissibilidade do Coronavírus

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Casos assintomáticos também são contagiosos.

Quais são os tipos de Coronavírus?

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

  • Alpha Coronavírus 229E e NL63.
  • Beta Coronavírus OC43 e HKU1.
  • SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).
  • MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).
  • SARS-CoV-2: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.
  • Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Clique para saber mais sobre as síndromes gripais e influenza.

Como o novo Coronavírus é transmitido?

A transmissão do novo Coronavírus pode ocorrer pelo ar ou por contato pessoa com pessoa através de toque, aperto de mão, abraço, beijo, seguido de contato com a boca, nariz e olhos.

Essa transmissão também pode ocorrer por superfícies contaminadas com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, quando essas superfícies ou objetos são tocados e em seguida a parte contaminada do seu corpo entra em contato com a boca, nariz ou olhos.

Como posso me prevenir?

Para combate e prevenção, cuidados básicos podem reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:

coronavirus

A Unimed-BH preparou uma série de informações importantes para você se proteger contra o novo coronavírus. Confira nossos conteúdos, compartilhe com a família e os amigos e cuide-se. Não é por um. É por todos.

Acesse agora → Saiba como se proteger contra o novo coronavírus.

Quais são os sintomas do novo Coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

sintomas coronavírus

Consulta On-line Coronavírus

Se você é cliente Unimed-BH, faça uma consulta on-line do novo Coronavírus e se houver suspeita, o médico irá lhe solicitar um exame para teste de COVID-19.

Caso você já tenha realizado um exame, marque uma consulta on-line para análise do resultado e orientação médica, tudo sem precisar sair de casa e com toda segurança.

Esse serviço está disponível 7 dias da semana, no horário de 7h às 21h45, conforme disponibilidade de agenda.

Caso você tenha dúvidas ou dificuldade para acessar a consulta on-line do Coronavírus ligue para 3071-9861, o horário de atendimento telefônico é das 7h às 21h45.

Aplicativo Coronavírus-SUS

O Ministério da Saúde disponibilizou nas lojas Play Store e App Store um aplicativo com informações e dicas para prevenção da doença. No app é possível fazer um teste de suspeita do novo Coronavírus, além de consultar informações relevantes como unidades de saúde próximas e notícias oficiais do governo.

Selecione a loja abaixo e baixe o aplicativo CORONAVÍRUS-SUS.

Baixar app Android.

Baixar app IOs.

Como é feito o tratamento?

Não existe tratamento específico para infecções causadas pelo novo Coronavírus humano. A indicação é fazer repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas.

Se você é cliente Unimed-BH, assim que os primeiros sintomas surgirem a recomendação é que seja adotado o isolamento domiciliar e agendar uma consulta online para receber as orientações necessárias para o seu cuidado. Clique aqui para agendar sua consulta online.

Todos os pacientes devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como:

  • Elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios;
  • Taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos);
  • Dor no peito;
  • Fadiga (cansaço);
  • Falta de ar.

Fake News sobre o novo Coronavírus

Diversos boatos que começaram a circular na internet sobre o novo Coronavírus foram desmentidos pelo Ministério da Saúde.

Acesse para conhecer 6 mitos e verdades sobre o novo Coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021