Alimentação pré-treino: a importância de boas escolhas antes do exercício

Qualidade de Vida

14/05/2021

Está em dúvida sobre as opções ideais de alimentos pré-treino para potencializar o seu desempenho? Leia e se informe melhor sobre o tema!

3 min de leitura

Compartilhar

Alimentação pré-treino: a importância de boas escolhas antes do exercício

Praticar atividades físicas regularmente traz inúmeros benefícios à mente e ao corpo. E se alimentar de forma saudável também. É possível aliar essas duas fórmulas de sucesso para complementar sua saúde e seu bem-estar. Mas, na hora de se exercitar, bate aquela dúvida sobre qual tipo de alimentação pré-treino é ideal para você. 

Quer esclarecer suas dúvidas sobre refeição pré-exercício? Continue lendo este post!   

Alimentação pré-treino 

A alimentação pré-treino tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino, de modo que você não tenha uma crise de hipoglicemia (queda da glicose no sangue), não se sinta fatigado e tenha um bom rendimento durante a atividade.  

É importante reforçar que os alimentos escolhidos antes do treino dependem do objetivo de cada pessoa. E tal escolha deve ser de acordo com os fatores pessoais, como gênero, peso, altura, facilidade de digestão, modalidade e intensidade de exercício a ser realizado.

O ideal é procurar um nutricionista esportivo para fazer uma avaliação e desenvolver um plano nutricional adequado às necessidades da pessoa

Dicas para fazer a escolha certa 

Antes do treino, evite ingerir alimentos gordurosos, que demandam um tempo maior para a digestão. Uma boa dica é fugir dos alimentos industrializados e ultraprocessados. 

Tanto para os treinos aeróbios (corrida, ciclismo, natação) quanto para os de força (musculação), a sugestão é investir principalmente em fontes de carboidratos.

O que muitos desconhecem é que alimentos ricos em carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico, ou seja, aqueles que têm uma absorção mais lenta pelo organismo, mantêm a saciedade por um prazo maior. Alguns exemplos saudáveis são a batata-doce e a cenoura, que cumprem bem este papel. 

Aposte também em frutas, sucos de frutas, frutas secas, pães e barras de cereais. Quando há uma combinação desses nutrientes, melhor ainda! O ideal é se alimentar entre 60 e 20 minutos antes da atividade física

Se possível, faça a própria comida em casa. Para não ter o trabalho diário de preparar os alimentos, você pode deixar algumas porções prontas na geladeira, como sanduíches naturais e salada de fruta. Escolha alimentos com maior teor de fibra, feitos com grãos integrais e de boa procedência. 

E, claro, a água é importante durante todo o processo. Como o corpo perde água continuamente durante o exercício por causa da sudorese, ela deve ser reposta para evitar a desidratação e seus efeitos deletérios sobre o organismo, como sensação de fadiga e redução da eficácia dos treinos. 

Deixe para consumir os alimentos ricos em proteínas – como carnes, ovos, iogurtes, etc. – após os exercícios. Esse consumo pós-treino é importante para recompor a massa muscular. Os alimentos que são fonte de carboidratos também devem estar presentes nessa refeição. 

Mude1Hábito com a Unimed-BH

Agora que você já sabe o que consumir antes de malhar, conheça a iniciativa da Unimed-BH que beneficia milhares de pessoas em BH e região metropolitana. O projeto Mude1Hábito fornece uma série de eventos online e presenciais, com vídeo aulas e exercícios físicos gratuitos para você e toda a sua família.

Independentemente da faixa etária, o Circuito Mude1Hábito tem professores qualificados para te ajudar a se exercitar corretamente, seja em casa, parques, praças ou no local que você preferir. Basta acessar o link abaixo para conhecer as modalidades disponíveis, não perca:

setinha Clique aqui, cadastre-se no Circuito Mude1Hábito e ganhe + 200 pontos!

setinha E acessando este link aqui entre os dias 07/08/21 e 14/08/21, você realiza a atividade “Alimentação Pré-treino” e garante 200 pontos extras na plataforma. Aproveite!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021