Descubra como mudar um hábito com a Unimed-BH!

Qualidade de Vida

09/04/2021

Muita gente não sabe como mudar um hábito, mas, apesar de ser um desafio, as recompensas sempre valem a pena. Confira algumas dicas para você começar a mudar agora!

5 min de leitura

Compartilhar

Descubra como mudar um hábito com a Unimed-BH!

A mudança de hábito é um assunto que já foi alvo de inúmeros estudos, discussões e pesquisas ao redor do mundo. Mudar um hábito ruim e substituí-lo por outro mais saudável é um grande desafio e requer disciplina, autocontrole e muita dedicação.

Ainda que a mudança desejada seja urgente e importante – como é o caso de pessoas que precisam interromper o tabagismo, perder peso ou parar de beber, por exemplo –, é difícil sair da zona de conforto para alcançar a meta. A menos que você recorra aos incentivos certos para dar um gás!

É o caso do Mude1Hábito Unimed, programa que você vai conhecer neste artigo. E vamos falar também sobre outras dicas que revelam como mudar um hábito rumo a uma vida bem mais saudável.

O que são hábitos saudáveis?

Antes de entender o que são hábitos saudáveis, é necessário compreender o que são hábitos de forma geral. Procurando a palavra “hábito” no dicionário, encontramos a seguinte definição: prática frequente; costume. Certamente, ao ler esse significado, você pensou em sua rotina e em seus rituais do dia a dia.

O horário do despertador, o café da manhã, a forma de se organizar no trabalho e até coisas mais simples como arrumar a cama ao acordar, podem ser considerados hábitos.

Os hábitos saudáveis, por sua vez, são aqueles que acarretam bem-estar e promovem a manutenção da saúde, como exercícios físicos, alimentação saudável e autocuidado com a saúde mental, por exemplo.

A relação entre hábitos saudáveis e qualidade de vida é íntima, e quanto mais você os incorpora ao cotidiano, mais o seu corpo e sua mente agradecem.

Como mudar um hábito?

São muitos os costumes que temos na vida, mas nem todos trazem benefícios para a nossa saúde. O tabagismo, o alcoolismo e o sedentarismo são algumas das coisas que muitas pessoas querem “cortar” quando se perguntam como mudar um hábito.

Sair da teoria e partir para a ação pode ser um grande desafio, mas, com dedicação, é possível cessar práticas frequentes que façam mal à saúde.

Independentemente do motivo que levou você a mudar um hábito – conscientização ou recomendação médica –, o pontapé inicial deve ser a motivação e a vontade de fazer a mudança acontecer.

A vida é feita de mudanças, afinal!

Abandonar um vício e adquirir um hábito saudável são processos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida. Entretanto, o sistema de mudanças se desenvolve por etapas.

Em cada uma delas, é comum encontrar obstáculos diferentes, como dúvidas, abstinência ou até mesmo recaídas. Entender que são normais e buscar ajuda são formas para driblar esses desafios e transformar o estímulo inicial na mudança implementada, de fato, na sua rotina e na sua vida.

Quanto tempo leva para mudar um hábito?

Não existe um consenso sobre quanto tempo leva para mudar um hábito. Alguns estudos apontam que é possível criar um novo costume em 21 dias. Outros, afirmam que são necessários ao menos dois meses, 66 dias.

Independentemente do prazo, já sabemos que a força de vontade e a motivação devem estar sempre presentes. A boa notícia é que, ao contrário do que muitos podem imaginar, mudar hábitos, adquirir novos costumes e alterar o estilo de vida na idade adulta é possível.

O nosso cérebro é capaz de se adaptar, reestruturar e fazer novas conexões até mesmo após lesões e traumas, e é essa plasticidade cerebral que também torna possível transformar hábitos e aprendizados ao longo da vida.

Mude seus hábitos, mude sua vida

Já sabemos que mudar um hábito é desafiador, mas possível, e que a motivação é a peça-chave desse processo. Sabemos também que, em alguns casos, novos hábitos transformam vidas e, por mais que pareçam simples, podem até mesmo salvá-las.

Dicas para dar aquela forcinha

Com tantas informações, chegou a hora de entrar em ação. Confira algumas dicas para dar aquela forcinha na hora de mudar um hábito.

✔️ Mude um hábito de cada vez. Dessa forma, é possível se dedicar, manter a motivação e o autocontrole focados em cada mudança.

✔️ Dê pequenos passos. Alcançar um novo hábito requer pequenas mudanças no dia a dia. Respeite cada etapa e comemore os pequenos avanços.

✔️ Conte com ajuda profissional. Pode ser um nutricionista para buscar alimentação saudável, um educador físico para atividades ou um psicólogo para cuidar da saúde mental. Contar com a orientação do especialista pode tornar o processo muito mais fácil.

✔️ Encontre aliados. Desde familiares e amigos até grupos de apoio, todos podem ser importantes para motivar você e incentivar a mudança de hábitos.

Mude1Hábito Unimed: o empurrão que faltava

O Mude1Hábito Unimed é o empurrão que faltava para você adotar hábitos saudáveis e otimizar a qualidade de vida. Mais do que um programa, trata-se de um movimento de autocuidado que acontece em todo o Brasil.

Por meio de diversas iniciativas, o Mude1Hábito Unimed ensina como ter mais disciplina e ajuda você a buscar a melhor versão de si mesmo.

Os assuntos abordados nas atividades do Mude1Hábito são voltadas para diversas áreas. Saúde mental, alimentação saudável e prática de exercícios são algumas delas.

A ideia principal do programa é estimular um olhar mais cuidadoso consigo mesmo. Isso se dá por meio de dicas, cartilhas informativas e atividades e encontros online – que antes da pandemia eram feitos de forma presencial.

Mude1Hábito Unimed-BH: leve uma vida mais saudável

Por aqui, também fazemos parte desse movimento. O Mude1Hábito Unimed-BH é um convite a revolucionar a maneira como os moradores de Belo Horizonte e região metropolitana vivenciam suas rotinas.

Este grande incentivo comprova que aderir a hábitos saudáveis é algo acessível a todos: pode ser investindo em uma alimentação mais saudável, praticando uma rotina de exercícios físicos ou participando de programas de cessação de tabagismo.

O projeto já conquistou milhares de mineiros que se conscientizaram sobre essas e muitas outras atitudes de autocuidado.

Se você ainda não faz parte dessa onda de hábitos saudáveis, não tem problema. Listamos algumas das iniciativas existentes aqui na nossa cidade para motivar você.

Circuito Unimed Ativa

Não há nada melhor do que começar o dia se exercitando, e o Circuito Unimed Ativa é um convite às práticas físicas. Tai chi chuan, alongamento e caminhada orientada são algumas das atividades oferecidas nessa iniciativa, parte do Mude1Hábito Unimed-BH.

Devido à pandemia de Covid-19, as atividades presenciais precisaram ser suspensas. Mas quem pensa que isso nos impediu se enganou: a Unimed-BH continua com essa proposta por meio do Circuito Unimed Ativa em Casa, com aulas online e gratuitas para todas as idades.

Projeto Bike BH

Quem gosta de passear pela orla da Lagoa da Pampulha pode contar com o Projeto Bike BH. São mais de 14 estações com bicicletas disponíveis, que podem ser alugadas por um preço simbólico.

Para garantir a segurança dos ciclistas durante a pandemia, as bicicletas são higienizadas várias vezes ao dia. Mas é importante reforçar: quem vai se aventurar no pedal precisa reforçar os cuidados.

Higienização das mãos antes e após o uso da bicicleta, uso de máscara e distanciamento social são fundamentais.

Eventos Mude1Hábito

Nem mesmo a pandemia nos impediu de incentivar a população a mudar hábitos. Não é novidade: a Unimed-BH realiza diversas programações de lazer, cultura e promoção da saúde em praças de Belo Horizonte.

Em 2020, inspirados nas iniciativas presenciais que fazem parte do calendário da Unimed-BH, essa tradição migrou para o ambiente virtual.

Eventos como Unimed House Run (em junho) e Manhã Mude1Hábito (em outubro) foram oportunidades para movimentar o corpo, se divertir e se exercitar em meio a este momento, em que o distanciamento social se faz necessário.

O que vem por aí?

Fique de olho em nossas redes e no calendário do blog. Os próximos eventos serão divulgados em breve. Então, aproveite não apenas para mudar um hábito, mas para conhecer todos os que vão impulsionar o seu bem-estar.

Basta clicar aqui, acessar o nosso site e ficar por dentro de todos os incentivos oferecidos!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários