Maternidade Unimed – Unidade Grajaú

Unimed-BH

20/02/2021

Inaugurada em janeiro de 2004, a maternidade é referência em assistência materno-infantil e em urgências obstétricas e ginecológicas. A Maternidade Unimed Grajaú, que participa do Projeto Parto Adequado, visa garantir às mulheres a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança e dignidade, por meio de um novo modelo estratégico e organizacional, em […]

4 min de leitura

Compartilhar

Maternidade Unimed – Unidade Grajaú

Inaugurada em janeiro de 2004, a maternidade é referência em assistência materno-infantil e em urgências obstétricas e ginecológicas.

A Maternidade Unimed Grajaú, que participa do Projeto Parto Adequado, visa garantir às mulheres a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança e dignidade, por meio de um novo modelo estratégico e organizacional, em que profissionais de diferentes categorias e saberes podem trabalhar de forma integrada e estabelecer o cuidado adequado para cada mulher.

Pautadas na excelência, nossas ações têm como objetivo assegurar que mãe e bebê tenham um parto saudável, com o mínimo de intervenções e compatíveis com a segurança. A partir da atuação compartilhada entre enfermeiros obstetras, médicos, obstetras, neonatologistas, anestesiologistas e técnicos de enfermagem, oferecemos uma cuidadosa avaliação das condições clínicas e obstétricas da paciente, acolhendo suas escolhas no processo de parto e nascimento.

A maternidade atende aos requisitos do Ministério da Saúde e adota a prática de alojamento conjunto, com mãe e bebê internados juntos no mesmo quarto. Nesse tipo de alojamento, além do estímulo ao aleitamento materno, uma equipe multidisciplinar, formada por obstetras, neonatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, orienta as mães e demais familiares em relação aos cuidados com a puérpera e recém-nascido, como banho , curativo do coto umbilical, troca de vestuário e de fralda e amamentação (posicionamento, pega e sucção).

A unidade dispõe de leito destinado ao pré-parto, ao parto e ao puerpério imediato. A instalação é equipada para propiciar o parto vaginal com assistência médica obstétrica, neonatal e de enfermagem.

Estrutura

  • Mais de 100 leitos
  • Unidade de Cuidados Progressivos Neonatais
  • Centro de Terapia Intensiva Adulto
  • Centro cirúrgico e obstétrico e espaço para cirurgias ambulatoriais
  • Centro de Parto Normal (PPP) para partos humanizados
  • Assistência especializada à gestação de alto risco e medicina fetal

Quarto PPP

Os quartos PPP são ambientes planejados para proporcionar bem-estar à gestante durante as três etapas: pré-parto, parto e pós-parto. Por isso, são equipados com diferentes recursos, que auxiliam o trabalho de parto, sempre priorizando a saúde da mãe e a do bebê.

Banheira

Alivia a dor e acelera o trabalho de parto. Também permite mais movimentação durante o trabalho de parto e proporciona uma sensação de segurança maior; a água morna relaxa os músculos. Além disso, a banheira diminui a sensação de cansaço e o inchaço corporal.

Escada de ling

Conhecida como uma tecnologia leve, a escada de ling foi projetada para respeitar a fisiologia das mulheres e proporcionar um parto sem invasões. Com exercícios de agachamento e levantamento, ela alivia as dores das contrações e auxilia na evolução do parto.

Bola suíça

Reduz os efeitos colaterais para a mãe e o bebê, fortalece a musculatura, corrige a postura, proporciona alongamento e relaxamento, auxilia a descida do feto até o canal de parto, gera mais mobilidade ao longo do trabalho de parto e diminui as dores causadas pelas contrações uterinas.

Banqueta

Utilizada no parto de cócoras, ela proporciona um trabalho mais rápido, pois favorece a saída do bebê. Junto à banqueta, é comum o apoio de uma pessoa para dar suporte para as costas da gestante.

Balanço pélvico

Com apoio para os braços, o balanço pélvico é um assento que favorece uma postura sentada, deixando as costas inclinadas para a frente e alongando a lombar. A posição vertical favorece o trabalho de parto e auxilia a descida do bebê

Suporte à analgesia

Sem perda de consciência, a analgesia apenas alivia ou minimiza as dores do parto. Com isso, a mãe não “dorme” durante o trabalho de parto, vivenciando cada momento antes e durante a chegada do bebê.

Centro Cirúrgico

Composto por seis salas, o centro cirúrgico é equipado com materiais de alta tecnologia e estrutura de ponta, a fim de garantir toda a segurança necessária durante a cesariana.

Apartamentos e Enfermaria

A maternidade dispõe de apartamentos e de enfermaria com toda a estrutura necessária para o conforto da família.

UTI Neonatal

Com um total de 30 leitos, a UTI neonatal é preparada para dar toda a assistência caso o recém-nascido necessite de cuidados intensivos. Além de incubadoras, berços aquecidos, ventiladores e monitores, a UTI também conta com ultrassom e ecocardiograma à beira leito. Para a melhora do bebê, existem métodos como óxido nítrico, hipotermia terapêutica, ventiladores de alta frequência e monitorização de oxigenação regional cerebral. As mães contam com sala de ordenha e um espaço para banho.

UTI Adulto

É composta de dez leitos tipo box para todo o suporte intensivo.

A suíte PPP e seus recursos e práticas de incentivo ao parto vaginal

Durante o período de trabalho de parto, além das medidas farmacológicas prescritas pelo médico, podem ser usados também meios como: massagem, banho de chuveiro, posicionamento, alongamento e luz ambiente. Esse processo é sempre acompanhado pela equipe multiprofissional, composta de enfermeiro obstetra, médicos e técnicos de enfermagem. Quando necessário e solicitado pela gestante, é realizada a analgesia farmacológica conforme indicação médica.

Taxas de parto

Em atendimento às normas da ANS, a Unimed-BH disponibiliza os percentuais de parto normal e cesárea realizados por médicos cooperados e os de serviços de saúde. As informações podem ser solicitadas pelo telefone 0800 030 30 03 em uma de nossas unidades de atendimento ou pelo site. Cumpre ressaltar que essas informações referem-se apenas aos dados vinculados aos partos efetuados pela Unimed-BH e não ao total de partos realizados pelos médicos cooperados ou estabelecimentos das redes própria ou credenciada da Unimed-BH.

Para consultar, clique aqui.

O prazo para envio das informações por correspondência ou e-mail é de 15 dias a partir da data da solicitação. Se preferir, a cliente ou seu representante legal podem retirar o relatório de imediato comparecendo a uma de nossas unidades.

Termos de consentimento

Você pode acessar os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para Parto (normal e cesariana com indicação) e para Cesárea a Pedido. Para consultar, clique aqui.

Certificações

As certificações de qualidade conquistadas pela Maternidade Unimed – Unidade Grajaú confirmam a excelência da estrutura e do atendimento: ONA 3 (nível excelência) e Assistencial (5 estrelas). Para os clientes, esses títulos significam a certeza de um hospital comprometido com a qualidade em todos os seus processos e o aprimoramento constante. Uma certeza que se reflete nos índices de satisfação mensurados periodicamente.

Endereço e contato

Rua Viamão, 1.171 (quase esquina com av. Silva Lobo) – Grajaú.

Telefone: (31) 3319-5700.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021