Banho em recém-nascido: saiba higienizar o bebê corretamente
04/11/2021
O banho do seu bebê precisa ser executado de maneira segura e correta. Pensando nisso, preparamos um guia para as mamães de primeira viagem.
3 min de leitura
Dar banho em recém-nascido não é apenas um momento de higiene para a criança; ele serve também para promover o sentimento de conforto ao recém-nascido, além de contribuir para o fortalecimento do elo entre os pais e o bebê.
É comum existir uma insegurança ou dúvidas de como executar essa ação da maneira correta. Para isso, daremos algumas dicas para que você possa curtir esse momento com o seu bebê, da forma mais segura e especial possível.
Como dar banho em recém-nascido na banheira?
Para garantir que o recém-nascido não sofra nenhuma alteração brusca devido à temperatura na hora do banho, queimadura ou qualquer outro incidente, é preciso seguir algumas orientações. Isso irá garantir a segurança e o conforto do bebê neste momento.
Antes do banho
O momento anterior ao banho em recém-nascido é fundamental. Para que a criança se sinta à vontade, proporcione um ambiente tranquilo, seguro e organizado, conferindo se há corrente de ar no local. Caso tenha, feche a porta ou a janela.
Antes de aprender como dar banho em recém-nascido na banheira, saiba que é importante assegurar de ter todos os produtos por perto. Não se esqueça: a preferência deve ser sempre para produtos neutros específicos para bebês.
Antes de levar o bebê à banheira, remova a roupa da criança e retire o excesso de sujidade – por exemplo, resquícios de fezes – com um algodão molhado.
Tenha em mãos tudo que vai precisar: sabonete, shampoo, fralda, uma boa toalha, pomada para assaduras, álcool 70%, gaze, roupa limpa, haste flexível, uma boa escova para o cabelo, etc.
Logo após, encha a banheira em uma profundidade em torno de 10cm, com a água na temperatura de 36º ou 37ºC. Caso não tenha um termômetro, utilize o braço para conferir se a temperatura está boa.
Durante o banho
Durante o banho em recém-nascido, procure segurá-lo de modo com que ele se sinta confortável, mas garantindo que ele não vai escorregar. Interagir com a criança, com uma música ou com conversa, pode tornar o momento mais agradável.
Passando o braço pelas costas do bebê, segure-o com uma mão debaixo da axila, apoiando a cabeça dele no seu braço. Depois, apoie as coxas e o bumbum da criança com o outro braço, e disponha-o levemente na banheira. Desfaça levemente quando o bebê já estiver sentindo-se confortável e resguardado na água.
Lembre-se de mantê-lo próximo a um dos lados da banheira, com as costas apoiadas e a cabeça totalmente fora da água. O rosto da criança deve ser lavado, a princípio, apenas com água.
Caso o bebê tenha algum tipo de muco seco acumulado em regiões periféricas das narinas ou dos olhos, umedeça o local até que a secreção se amoleça e só então remova.
Em seguida, de maneira delicada, lave as axilas, o pescoço, os braços, tronco, mãos, pernas e pés da criança. Lembre-se de não utilizar muito sabonete, para que a hidratação natural da pele do bebê não seja removida.
A região genital deve ser tratada com atenção redobrada. Nas meninas, é importante lavar os pequenos e grandes lábios com cuidado, no sentido de frente para trás.
Nos meninos, é necessário limpar o prepúcio – pele que cobre a glande -, tomando cuidado para não impor a descolagem da glande – cabeça do pênis. Logo após, limpe o bumbum e o ânus.
Por último, lave suavemente o couro cabeludo da criança. Ao enxaguar, utilize a mão para jogar menores quantidades de água na cabeça, prestando atenção para molhar o nariz, ouvidos e olhos.
Após o banho
Após o banho é hora de tirar o bebê da banheira, com cuidado. Para isso, posicione-o em um lugar resguardado para que seja realizada a secagem.
Utilizando preferencialmente uma toalha macia, primeiramente, enxugue a cabeça do bebê; depois o restante do corpo, não se esqueça de nenhuma dobrinha (seque-o suavemente sem esfregar).
Lembre-se de higienizar o coto umbilical do bebê, e passe uma fina camada de pomada para prevenir assaduras no bumbum. Depois, coloque a fralda na criança e vista-a com uma roupinha aconchegante.
Caso ele possua cabelo, utilize uma pequena escova, que seja específica para recém-nascido, e penteie o cabelo.
Agora, você já sabe como executar o banho em recém-nascido de maneira segura, confortável e apropriada para a sua criança.
Lembre-se sempre: o banho, mais do que um momento de limpeza, é um modo de reforçar a intimidade dos papais com a criança. E aproveite para conferir outro conteúdo completo Principais cuidados com o RN.