Somos Comunidade: transformação social viabilizada pelo Instituto Unimed-BH

Para Participar

08/10/2021

Mais do que incentivar o acesso à cultura, o Instituto Unimed-BH tem como estimular a cidadania por meio da transformação social. Conheça o Somos Comunidade, uma das iniciativas patrocinadas que coloca isso em prática.

3 min de leitura

YouTube

09/10/2021, à partir das 20:00:00

Somos Comunidade: transformação social viabilizada pelo Instituto Unimed-BH

Desde 2003, o Instituto Unimed-BH, associação sem fins lucrativos, desenvolve o Programa de Responsabilidade Social da Cooperativa por meio de ações e iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. Uma delas é o patrocínio ao programa Somos Comunidade, nascido em 2012 e reformulado em 2020 para ampliar sua atuação e seu potencial de transformação social.

Em 2021, o Somos Comunidade apresenta como uma de suas entregas, um E-Festival com o documentário espetáculo “Não há Sol a Sós”, produzido e interpretado pelos moradores da comunidade Morro das Pedras. O E-Festival também conta com a participação de grandes nomes da arte, como Carlinhos Brown, Elza Soares, Fernanda Takai, Mauricio Tizumba e Mônica Salmaso.

Conheça mais sobre o Somos Comunidade e assista ao E-Festival!

Somos comunidade: o que é?

O Somos Comunidade é um movimento artístico que nasceu do Festival Cultural Instituto Unimed-BH, espetáculo que acontece desde 2012, protagonizado por crianças e jovens da Escola Instituto Unimed-BH na Comunidade Morro das Pedras.

O que antes era um evento anual, evoluiu não apenas no nome, mas também em seus objetivos. Com a reformulação do projeto, que aconteceu em 2020, novas propostas foram criadas, pensando em atender o contexto do cenário pandêmico e em tornar o festival um movimento de transformação social por meio de escuta, e formação.

Instituto Unimed-BH e Somos Comunidade: parceria de sucesso

O Instituto Unimed-BH, associação sem fins lucrativa além de grande incentivador da cultura, também possui projetos próprios de cunho social e ambiental.

A Escola de Artes Instituto Unimed-BH é um deles, e desde 2007, convida crianças e jovens da comunidade Morro das Pedras a descobrirem novas habilidades e vocações para a arte, por meio da dança e da música, além de estimular a cidadania, inclusão, bem-estar e autoestima.

Como resultado os alunos se tornaram as grandes estrelas do Programa Somos Comunidade, um espetáculo que contempla diversas linguagens artísticas e que conta também com outros grupos artísticos parceiros como Bloco Saúde, Coral Unimed-BH, Dança a Dois, Orquestra Sinfônica de Betim e Sociedade do Riso.

somos comunidade 1

Somos Comunidade – construção para transformar

Em 2020 e 2021, o Programa Somos Comunidade passa a abraçar diversas etapas com o foco na escuta, capacitação e empoderamento da comunidade Morro das Pedras. O Mapa Afetivo do Morro das Pedras, o Hackacom e o Morro Talks — disponível no Youtube — compõem o escopo.

Além das etapas acima foram realizadas oficinas de formação, por sua vez, englobam temas como grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos, e os resultados são parte integrante da edição de 2020/2021 do E-Festival Somos Comunidade.

Não há Sol a Sós: conheça o espetáculo documentário

A edição 2020/2021 do E-Festival Somos Comunidade tem como atração principal, o documentário espetáculo “Não Há Sol a Sós”, uma criação híbrida e coletiva que conta a história do Morro das Pedras. São histórias de vida, dança e música, contadas em cenas gravadas em estúdio e áreas externas, no Morro das Pedras e no palco do Palácio das Artes.

O E-Festival é patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, pela Lei de Incentivo à Cultura. Conta com a participação de nomes históricos do cenário cultural, como Elza Soares, Carlinhos Brown, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Adriana Moreira e Maurício Tizumba.

Confira e prestigie esse espetáculo: “Não Há Sol a Sós” já está disponível no YouTube canal Somos Comunidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários