Cuidados Paliativos: o que isso significa e qual a sua importância para a qualidade de vida
05/10/2022
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é comemorado no dia 8 de outubro. Entenda a importância da data, o que são os Cuidados Paliativos e como eles fazem a diferença na vida das pessoas.
3 min de leitura
Receber o diagnóstico de uma doença grave é angustiante, não apenas para o paciente, mas também para as pessoas que o cercam. Em muitos casos, é necessário contar com o auxílio de uma equipe de Cuidados Paliativos.
Precisar desses cuidados não significa que o paciente chegou ao fim de sua vida e que não há mais nada a ser feito. Pelo contrário: essa equipe, assim como profissionais especialistas na condição, vão cuidar de quem está doente e dos seus acompanhantes.
Neste artigo, você vai conhecer a campanha deste ano do Dia Mundial de Cuidados Paliativos, o que são esses cuidados e a importância deles para a manutenção da qualidade de vida e do bem-estar.
O que são Cuidados Paliativos?
Paliar, palavra derivada do latim pallium, significa proteger. Pallium nomeia o manto que os cavaleiros na Idade Média usavam para se proteger das tempestades pelos caminhos que percorriam.
A OMS afirma que “cuidados paliativos é a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor, além de outros problemas de natureza física, psicológica, social e espiritual”.
Proteger alguém é uma forma de cuidar dela e de amenizar angústias, sejam elas de origem física, psicológica, social ou espiritual. Por esse motivo, quando souber que você ou alguém que conhece será encaminhado aos Cuidados Paliativos, sinta-se cuidado.
Meu familiar vai receber Cuidados Paliativos. O que isso significa?
O medo do desconhecido é natural, principalmente quando falamos do diagnóstico de uma doença grave. Ao acompanhar o paciente desde o diagnóstico da doença, os Cuidados Paliativos proporcionam a ele melhor qualidade de vida, o que resulta em maior controle de sintomas (físicos, psíquicos, sociais e espirituais). Nesse momento, será feita uma avaliação total do paciente.
Os Cuidados Paliativos abordam o paciente, respeitando vontades e valores – que podem mudar com o avançar da doença –, permitindo a realização de um planejamento de cuidados em conjunto com o paciente.
A atenção com a morte e o luto também faz parte da abordagem paliativa, contribuindo para uma morte digna e um zelo com o processo de luto aos familiares.
Ou seja: há muito a fazer pelo paciente.
Dia Mundial de Cuidados Paliativos
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para conscientizar da importância desse tema e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. A data é celebrada, anualmente, no segundo sábado do mês de outubro. Em 2022, a comemoração será no dia 8/10.
A The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento de hospedarias e Cuidados Paliativos no mundo, é responsável pela organização dessa data.
A WHPCA, que conta com membros organizacionais em mais de 100 países, tem a missão de trabalhar o bem-estar das pessoas que necessitam dos Cuidados Paliativos.
A cada ano, a organização elege um tema para a campanha. Neste ano, o escolhido foi “Healing Hearts and Communities (Curando Corações e Comunidades)”.
Curando Corações e Comunidades: a escolha do tema
O tema “Curando Corações e Comunidades” reconhece que a experiência da dor e a necessidade de curar unem os seres humanos.
Registrando mais de seis milhões de mortes em todo o mundo, a pandemia da Covid-19 resultou em uma profunda tensão nos sistemas de saúde, além de causar preocupação sem precedentes em profissionais de saúde, prestadores de cuidados e familiares.
Com mais de seis milhões de mortes em todo o mundo, a pandemia da COVID-19 resultou em um profundo sofrimento em milhões de famílias e cuidadores que, além disso, estão sofrendo com as perdas de pessoas próximas, em razão dos vários conflitos e guerras que ocorrem ao redor do mundo. Eles experimentam o isolamento social e a destruição de suas respectivas propriedades.
Por meio de esforços coletivos, o propósito é engajar governos e formuladores de políticas sobre a importância do projeto “Curando Corações e Comunidades”, buscando o reconhecimento de que a morte e o luto são inseparáveis e que as melhores práticas de Cuidados Paliativos incluem a vivência do luto e o apoio dessa etapa a adultos e crianças.
Estratégias
A campanha “Curando Corações e Comunidades” visa priorizar e implementar estratégias nacionais voltadas a populações enlutadas, baseando-se em uma abordagem de saúde pública.
Com relação às estratégias nacionais, há o propósito de educação e apoio em níveis primário, secundário e terciário, além do apoio terciário a transtornos de luto prolongado, emergências humanitárias e desastres.
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma oportunidade de apoiar esse movimento tão relevante e que certamente vai fazer a diferença na vida de muitas pessoas.