Fibromialgia: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Qualidade de Vida

08/09/2021

Conheça mais sobre a fibromialgia e veja como este transtorno de dor crônica pode impactar a vida de quem sofre com o problema.

2 min de leitura

Compartilhar

Fibromialgia: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

A sensação de dor difusa pelo corpo, sem razão aparente e persistente por pelo menos três meses, pode caracterizar a fibromialgia. O transtorno, no entanto, apresenta outros sinais que devem ser considerados em conjunto, para não serem confundidos com outras doenças que possuem efeitos similares.

Por isso, a fibromialgia é considerada um transtorno de diagnóstico difícil, feito por exclusão. Entenda o que é isso e saiba como identificar os sintomas de fibromialgia.

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma patologia que gera dor crônica, acometendo músculos e tecidos moles do corpo humano. Sua principal característica é uma dor mais intensa do que a esperada, em resposta a estímulos normalmente dolorosos.

No entanto, também pode haver presença de dor em resposta a estímulos que geralmente não são dolorosos.

Qual o perfil dos pacientes com este diagnóstico?

O transtorno acomete, principalmente, mulheres com idades entre 20 e 55 anos. Há relatos que indicam uma proporção de 1 caso de fibromialgia em homens para cada 9 casos em mulheres. A prevalência do problema é de 0,5% a 5% na população geral.

Fibromialgia: o que causa?

Este transtorno de dor crônica e não inflamatória, tem causas, até então, desconhecidas. As sensações de dor, no entanto, são físicas e não imaginárias.

Quando devo suspeitar que posso estar com o transtorno?

Pessoas que há pelo menos três meses apresentam dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono, devem investigar a causa destes sintomas. A fibromialgia é um diagnóstico possível quando não há evidências de outra condição médica que explique o quadro.

Sintomas de fibromialgia: quais os principais?

Pessoas com este diagnóstico, além das dores, podem apresentar cansaço persistente, mesmo após terem dormido por um período satisfatório. Outros possíveis sintomas de fibromialgia são:

  • Dores de cabeça
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Alteração do hábito intestinal com episódios de diarreia

Algumas pessoas que possuem esta condição também podem apresentar dificuldade em formar um raciocínio lógico, entre outros sintomas inespecíficos.

Existe algum exame, teste ou sinal específico para o diagnóstico?

Infelizmente, não há nenhum exame específico ou achados físicos objetivos que possam caracterizar a fibromialgia. Portanto, seu diagnóstico é considerado difícil e ocorre após uma busca por outras causas para o quadro clínico do paciente, já que muitas doenças também se manifestam com fadiga e dor generalizada.

Como é feito o tratamento?

Não existe um tratamento padrão para a fibromialgia. Ele varia de acordo com a intensidade dos sintomas e necessidades do paciente.

Fibromialgia tem cura?

Não há cura para a fibromialgia. Por isso, o tratamento é feito de modo a reduzir a intensidade dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Analgésicos e medicamentos para auxiliar no humor e no sono podem ser grandes aliados, assim como fisioterapia e atendimento psicológico. Atividades físicas também podem ajudar muito a melhorar os sintomas da fibromialgia.

Cuidar da mente e do corpo, aliás, é importante para evitar e reduzir uma série de problemas de saúde. Muitas vezes, esses cuidados também envolvem uma mudança de hábitos na rotina, para priorizar atitudes que promovem o bem-estar e ajudam a manter a saúde em dia.

Queremos te ajudar nessa missão em busca de mais qualidade de vida! Acesse os nossos conteúdos e saiba também como mudar um hábito com a Unimed-BH:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
[rate-form] ×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021