6 brincadeiras folclóricas e tradicionais para crianças
11/08/2023
Confira a lista do Viver Bem com as principais brincadeiras folclóricas, passadas de geração para geração, para fazer com a criançada.
4 min de leitura
O Dia do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto, sendo uma data muito importante para a cultura popular brasileira. Para celebrar esse momento e deixá-lo ainda mais especial, nada melhor do que destacar as brincadeiras folclóricas que mais fazem sucesso entre as crianças.
Neste artigo do Viver Bem, você vai conhecer um pouco mais o folclore, entender exatamente o que ele representa e encontrar alguns dos jogos e passatempos que veem de geração para geração.
O que é folclore?
Antes de mais nada, vale a pena esclarecer de forma breve o conceito de folclore.
Trata-se das expressões da cultura do povo que simbolizam a sua identidade social. Ele pode se manifestar individual ou coletivamente, reproduzindo costumes e tradições passados de uma geração para a outra.
Podemos destacar que todos os elementos que compõem a cultura popular constituem o folclore, que pode ser expressado por lendas, mitos, danças, celebrações, jogos, brincadeiras, entre outros.
Dia do Folclore
O objetivo principal do Dia do Folclore é valorizar, promover e preservar tradições, costumes, lendas, mitos, músicas, danças e demais expressões culturais que fazem parte do folclore.
Celebrado nessa mesma data em várias partes do mundo, ele foi instituído no Brasil, em 1965, em um decreto assinado pelo então presidente Humberto Castello Branco, que oficializou a celebração no país.
Leia também: Livros infantis: 6 histórias de autores brasileiros para a criançada
Brincadeiras folclóricas
Nada melhor do que comemorar esse momento tão interessante do que passar para as crianças as brincadeiras folclóricas que fizeram sucesso no passado e continuam sendo muito especiais para os pequenos.
A seguir, você vai conferir uma lista com 6 opções para entreter a meninada.
1 – Amarelinha
A Amarelinha é uma das brincadeiras folclóricas que ultrapassaram várias gerações. Um dos detalhes mais marcantes desse jogo é a facilidade de reproduzi-lo, muitas vezes utilizando apenas giz e uma pedra.
No chão, uma sequência de quadrados numerados é desenhada, normalmente de 1 a 10. Para iniciar a brincadeira, a criança joga a pedra (ou outro objeto) no número 1.
É necessário pisar em todos os quadrados, mas pular aquele em que a pedra se encontra. O primeiro a chegar no “céu”, desenhado logo depois do número 10, vence a partida.
2 – Cabo de guerra
As brincadeiras folclóricas também são um modo de levar boas lições às crianças. O cabo de guerra, por exemplo, destaca a importância do trabalho em equipe, sendo bastante utilizado em vários países ao redor do mundo.
Brincar de cabo de guerra é bastante fácil, sendo necessário ter apenas uma corda e algumas crianças. Dois grupos são formados e divididos ao meio. No chão, exatamente na localização do meio da corda, é desenhada uma linha, que servirá como um limite.
As duas equipes começam a puxar a corda e vence a que tiver mais força e conseguir fazer com que pelo menos um integrante do outro time pise na linha demarcada.
3- Cabra-cega
Cabra-cega é uma brincadeira de tanto sucesso que até os adultos gostam de brincar. E ela também é muito simples, sendo necessário apenas um objeto, como um pano, para cobrir os olhos dos jogadores.
Com os olhos vendados, um jogador sai à procura dos outros participantes e, ao conseguir “pegar” alguém e acertar o seu nome, essa pessoa se torna a “cabra-cega”, e o jogo recomeça.
Detalhe importante: é necessário tomar cuidado e escolher lugares adequados para brincar, garantindo que todos os participantes se mantenham em segurança.
4 – Dança das cadeiras
A Dança das Cadeiras também é uma das brincadeiras folclóricas mais divertidas e que continua sendo muito querida por todas as gerações. E ela também é muito fácil!
Basta fazer uma roda repleta de cadeiras – sempre colocando uma cadeira a menos do que a quantidade de jogadores. Exemplo: se 10 pessoas estão brincando, apenas 9 cadeiras devem ser colocadas.
Enquanto uma música toca, os participantes circulam pelo espaço e aguardam. Assim que a música para de tocar, é necessário buscar uma cadeira e se sentar. Quem ficar de pé é eliminado.
O jogo segue, reduzindo a cada rodada um participante e uma cadeira, até que restem apenas 2 jogadores na disputa. Por fim, o participante que se sentar na última cadeira vence o jogo.
5 – Esconde-esconde
Sim, o esconde-esconde também é uma brincadeira que representa o folclore brasileiro. Afinal de contas, pessoas de várias idades já brincaram e continua sendo um passatempo adorado pelas gerações mais novas.
E trata-se de uma brincadeira bastante simples: nela, um jogador fica de olhos fechados e conta 10 segundos enquanto os outros participantes se escondem. Depois, o jogador em questão começa a procurar pelos outros.
Há um detalhe ao qual se atentar: é necessário criar um local, chamado de “pique”, em que os jogadores ficam imunizados na brincadeira se conseguirem chegar a esse antes de serem “pegas” pelo participante que está à procura dos participantes do esconde-esconde.
Por fim, quem for “pego” fica responsável por contar na próxima rodada, e o jogo se repete.
6 – Bolinhas de gude
As bolinhas de gude fecham a nossa lista de brincadeiras folclóricas do Viver Bem. E elas dispensam apresentações: são pequenas bolas de vidro utilizadas para brincar, seja individualmente, seja em grupo.
Normalmente, nos jogos com mais de uma pessoa, uma bolinha é lançada com o objetivo de atingir as bolinhas do concorrente.
Gostou das dicas? Que tal aproveitar e ler um outro artigo do Viver Bem? Reunimos os principais jogos de tabuleiro para estimular o raciocínio das crianças. Acesse:
Jogos de tabuleiro: 5 opções para estimular o raciocínio das crianças longe das telas
Leia o Mudancinha de Hábito!
Como você viu, algumas das brincadeiras folclóricas são, além de divertidas, boas maneiras de levar novo aprendizado às crianças.
O Mudancinha de Hábito aborda um tema muito relevante, isto é, a importância de cuidar da saúde e evitar a obesidade por meio de uma alimentação mais saudável e da prática de exercícios físicos.
Trata-se de um e-book especial e gratuito, elaborado pelo Viver Bem, portal de saúde da Unimed-BH, que, com uma linguagem de fácil entendimento, traz muitas atividades e mostra a relevância de cuidar da saúde.