Cinema brasileiro além de “Ainda Estou Aqui”: 6 filmes nacionais imperdíveis
07/07/2025
O cinema brasileiro vai muito além de Ainda Estou Aqui. Em celebração ao Dia do Cinema Nacional, conheça seis filmes nacionais marcantes para assistir em família.
4 min de leitura

O sucesso de Ainda Estou Aqui, que rendeu o Oscar de Melhor Filme Internacional, reacendeu o interesse do público pelo cinema brasileiro — e com razão. A produção nacional conquistou um importante espaço em festivais internacionais, emocionando plateias e levantando debates importantes sobre o Brasil de ontem e de hoje.
O longa-metragem estrelado pela premiada Fernanda Torres, no entanto, é apenas a ponta de um grande iceberg. Há décadas, filmes nacionais vêm surpreendendo pela sensibilidade, criatividade e relevância social.
Em celebração ao Dia do Cinema Nacional, celebrado no dia 19 de junho, o Viver Bem reuniu seis grandes obras brasileiras que marcaram época e seguem atuais. São filmes para rir, se emocionar e refletir — ótimas opções para assistir em família e valorizar o que é feito por aqui.
Por que valorizar o cinema brasileiro?
O cinema brasileiro é uma expressão da cultura nacional. Por meio de histórias que refletem a realidade social, a diversidade regional, os conflitos e afetos do povo, ele tem o poder de gerar identificação, provocar reflexão e promover o debate.
Apesar dos muitos desafios enfrentados pelo setor, o Brasil tem produzido obras reconhecidas dentro e fora do nosso país — com qualidade artística, roteiros bem construídos e atuações memoráveis.
Valorizar os filmes nacionais é reconhecer a força criativa de nossos diretores, atores e roteiristas. É também uma forma de apoiar a produção cultural local e fortalecer o acesso a narrativas que nos representam de verdade.
Aproveite para ler também: Lazer em BH: 3 opções de cinema de rua para você curtir na capital
6 filmes nacionais para conhecer (ou rever) com a família
Selecionamos a seguir seis títulos que representam diferentes estilos e momentos do cinema brasileiro. São filmes premiados, comoventes, inteligentes e, sobretudo, cheios de brasilidade. Uma ótima forma de celebrar o Dia do Cinema Nacional — ou qualquer outro dia em que se queira ver um bom filme.
1. Central do Brasil

Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil conta a história de Dora (Fernanda Montenegro), uma ex-professora que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio. Ela acaba envolvida com um menino que perdeu a mãe e parte com ele em busca do pai, em uma jornada tocante pelo interior do Brasil.
2. O Auto da Compadecida

Baseado na peça de Ariano Suassuna, o Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes, é um clássico brasileiro, que mistura humor popular, religiosidade e crítica social com maestria. A história de João Grilo e Chicó cativa por sua leveza, mas também por provocar reflexões sobre desigualdade e sobrevivência no sertão.
3. Que Horas Ela Volta?

Em Que Horas Ela Volta?, impactante drama de Anna Muylaert, Val (Regina Casé) é uma empregada doméstica que vive na casa dos patrões há anos. A chegada de sua filha abala as regras silenciosas da casa e escancara as fronteiras entre classes sociais que, por muito tempo, foram naturalizadas.
4. Bacurau

Com uma linguagem ousada, Bacurau apresenta um Brasil rural e fictício onde os moradores de um vilarejo precisam se unir para sobreviver a uma ameaça externa. A produção mistura realismo e distopia e se tornou símbolo de resistência no cinema brasileiro contemporâneo.
5. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Em plena ditadura militar, o pequeno Mauro é deixado pelos pais na casa do avô, que falece no mesmo dia. O menino então é acolhido por vizinhos e precisa lidar com a ausência e o silêncio. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias traz a ditadura pelos olhos de uma criança — com ternura e profundidade.
6. O Menino e o Mundo

Sem falas e com um traço visual único, O Menino e o Mundo é uma animação brasileira que encanta públicos de todas as idades. O menino protagonista embarca em uma jornada por um mundo industrializado, desigual e estranho — um retrato poético das perdas e transformações da infância.
7 – Dica Extra: Marte Um

Gravado em Belo Horizonte, Marte Um conta a história de uma família da periferia que enfrenta desafios cotidianos enquanto o filho mais novo sonha em ser astrofísico e participar de uma missão a Marte. Com delicadeza, o longa fala de afeto, esperança e representatividade.
Continue lendo:
- Livros infantis: 6 histórias de autores brasileiros para a criançada
- 7 filmes para assistir em família nas férias
Guia completo para explorar Belo Horizonte
Se você gosta de cinema brasileiro, muito provavelmente se interessa por cultura. Belo Horizonte é uma cidade repleta de pontos turísticos e lugares especiais que dão gosto de conhecer. O Viver Bem decidiu te fazer companhia em uma jornada deliciosa pela capital mineira e preparou um e-book gratuito.
Acesse agora e conheça 50 destinos para visitar em BH: