Parque da Serra do Curral: principais atrações
28/08/2023
O Parque da Serra do Curral está repleto de atrações. Veja o que curtir no local neste artigo do Viver Bem.
4 min de leitura
Belo Horizonte tem grandes motivos para ser considerada uma das cidades mais especiais do Brasil. A capital mineira divide a urbanização com pontos da natureza que fazem a alegria dos visitantes, e o Parque da Serra do Curral é um grande exemplo disso.
Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais esse lugar tão especial para a capital mineira, quais são seus principais atrativos e o que fazer por lá, além de receber dicas de outros locais importantes da Serra do Curral. Boa leitura!
A Serra do Curral
Patrimônio nacional tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra do Curral foi eleita “o grande símbolo da capital mineira em 1997” por meio de uma votação popular. Todo esse prestígio tem motivo: a beleza da região e suas características chamam a atenção há séculos.
Marco geográfico significativo em Belo Horizonte, o local é explorado e reconhecido desde o século XVII. Naquela época, ainda era chamado por Serra das Congonhas, antes de receber o nome que tão bem conhecemos atualmente.
Pode-se destacar a importância da Serra do Curral citando a planta utilizada como base para a construção da capital, ao final dos anos 1800. A região aparece como destaque, e o projeto ressalta que ela podia ser vista de todos os pontos da cidade.
Com o passar dos anos e as grandes construções, muitos desses pontos perderam a vista, mas a serra ainda pode ser alcançada de diversos pontos e chama a atenção dos visitantes e mesmo dos moradores, que já se acostumaram com a beleza do horizonte.
Por falar na construção de BH, que tal saber mais a respeito? Leia este artigo:
Aniversário de Belo Horizonte: conheça a história da capital mineira
O Parque da Serra do Curral
Inaugurado em 8 de setembro de 2012, o Parque da Serra do Curral se tornou um dos locais preferidos pelos belo-horizontinos para ficar mais perto da natureza e praticar atividades físicas.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, além de atender a população, o Parque também foi criado com outro propósito: proteger a Serra do Curral. Ele fica localizado em uma área de aproximadamente 400 mil metros quadrados.
Endereço
- Praça Estado de Israel – Av. José do Patrocínio Pontes, 1.951, Bairro Mangabeiras – Belo Horizonte, MG
Funcionamento
- De terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Entrada apenas até às 16h.
Flora e fauna do Parque da Serra do Curral
O Parque da Serra do Curral exibe uma composição especial entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Sua vegetação é uma mistura de campos rochosos nas alturas e diferentes tipos de Cerrado nas partes mais baixas, além da Mata Atlântica nas vizinhanças.
A vida selvagem é um grande destaque, especialmente em razão das mais de 125 espécies de aves presentes, como a campainha-azul e a águia-chilena. Um achado marcante foi a descoberta do falcão-cauré, em 2012, até então inédito na cidade.
Atrações da Serra do Curral
O que não faltam são boas atrações para curtir no Parque e na Serra do Curral como um todo. Abaixo, separamos algumas das principais para que você possa se preparar e visitar em sua próxima visita.
Mirantes
Uma das bonitas atrações do Parque da Serra do Curral são seus mirantes. O local conta com nada menos do que 10 mirantes ao longo da Serra. Em muitos deles, é possível avistar pontos turísticos e naturais importantes de BH, como:
- Lagoa da Pampulha
- Estádio Mineirão
- Jardim Botânico da UFMG
- Serra da Piedade
- Morro do Pires
- Morro do Elefante
- Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Em razão da flora ameaçada de extinção, a caminhada livre, em que os turistas não necessitam de guias, só é permitida até o mirante de número 3. É possível acessar informações sobre visitas guiadas pelo telefone: (31) 3246-0600.
Parque das Mangabeiras
O Parque das Mangabeiras Maurício Campos não é um dos pontos mais conhecidos da capital mineira à toa. Fundado em 1982 e localizado ao pé da Serra do Curral, conserva 59 nascentes do Córrego da Serra, que faz parte da Bacia do Rio São Francisco.
É um lugar de lazer que recebe aproximadamente 15 mil pessoas por mês. Ali, é possível descansar, divertir-se e praticar atividades físicas, tudo isso aproveitando as muitas riquezas naturais.
Um diferencial do Parque das Mangabeiras também está em sua agenda cultural: é bastante comum que o local receba eventos, que ajudam a levar ainda mais pessoas para aproveitar sua área verde.
Endereços
- Portaria Sul: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras
- Portaria Caraça: Rua Caraça, 900, Bairro Serra
- Portaria Norte: Praça Cidade do Porto, 100, Bairro Serra
Funcionamento
- De terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. Entrada permitida até às 16h30.
Praça do Papa
A Praça do Papa, que fica bem pertinho do Parque da Serra do Curral, tornou-se um dos pontos mais importantes da cidade. É um dos favoritos dos moradores da capital e, é claro, chama a atenção dos turistas.
O local é famoso por seus diversos monumentos e é um ponto de encontro de BH: é uma boa oportunidade para reencontrar os amigos, fazer um piquenique, levar os animais domésticos para passear, praticar esportes, entre outros.
Por sua importância, a Praça do Papa ganhou um artigo especial no Viver Bem, que você pode ler na íntegra clicando no link abaixo. Você vai conhecer a história desse ponto turístico e receber dicas do que fazer por lá.
Praça do Papa BH: conheça este ponto turístico da capital mineira
Endereço
- Av. Agulhas Negras, s/nº – Mangabeiras, Belo Horizonte – MG – 30210-060
Conheça também o Parque Nacional da Serra da Canastra
Viu como são muitas as opções para você aproveitar no Parque da Serra do Curral? Que tal aproveitar outro conteúdo repleto de boas dicas, agora a respeito do Parque Nacional da Serra da Canastra?
O Viver Bem elaborou outro texto em que mostra esses outros atrativos, incluindo as mais diversas cachoeiras para aproveitar na Serra da Canastra. Acesse agora clicando no link abaixo.