Praça do Papa BH: conheça este ponto turístico da capital mineira

Qualidade de Vida

24/10/2022

A Praça do Papa se tornou um dos pontos turísticos mais importantes de BH. Conheça a história do local e saiba como aproveitá-lo.

3 min de leitura

Praça do Papa BH: conheça este ponto turístico da capital mineira

A Praça do Papa se tornou, sem sombra de dúvida, um dos pontos favoritos dos belo-horizontinos. Chamada oficialmente de Praça Governador Israel Pinheiro, ela está localizada no bairro Mangabeiras, um dos mais tradicionais da capital mineira.

O local fica próximo da Serra do Curral e é destino certo de muitos moradores de BH, principalmente aos fins de semana. As belezas naturais no entorno da praça costumam encantar o público.

Se você quer conhecer a história da Praça do Papa e saber como aproveitar o que o local tem a oferecer, veio ao lugar certo! Continue lendo e saiba mais sobre este ponto turístico tão especial.

A história da Praça do Papa

Originalmente, a praça foi chamada de “Israel Pinheiro” para homenagear o político de mesmo nome que governou Minas Gerais entre 1966 e 1971. Mais tarde, começou a ser conhecida como Praça do Papa.

Esse apelido carinhoso foi dado ao espaço por ele ter sido escolhido para receber o pontífice João Paulo II, que visitou a capital mineira em 1980. Mais de 2 milhões de pessoas estiveram no local durante o evento.

Em seu discurso, o Papa chegou a citar o nome de Belo Horizonte, enaltecendo como ele faz jus às belezas naturais da cidade e às montanhas que podem ser vistas em vários pontos.

A Praça do Papa e seus monumentos

Além das belezas em seu entorno, a Praça do Papa chama a atenção de seus visitantes pelos dois monumentos que fazem parte do local.

Um deles é o chamado “Monumento à Paz”, inaugurado em 1983 com uma missa assistida por aproximadamente 4 mil pessoas. De autoria do artista plástico Ricardo Carvão, a escultura tem 24 metros de altura e é representada por três chapas de aço.

Ao lado desse monumento, foi erguida uma cruz para simbolizar a cristandade. Veja a foto abaixo.

 

Praça do Papa

O que fazer na Praça do Papa?

Em algumas ocasiões, a Praça do Papa recebe eventos específicos, mas isso não ocorre obrigatoriamente todas as semanas.

Apesar disso, visitar o local pode ser uma boa pedida mesmo em dias comuns, seja para aproveitar a folga, curtir o feriado, seja para passar o fim de semana, seja para dar uma caminhada em uma manhã ensolarada.

Veja algumas dicas do que fazer na Praça do Papa:

Passear com a família

Se você já visitou a Praça do Papa, sabe que o local é bastante familiar. É muito comum encontrar famílias inteiras se divertindo, passeando com animais de estimação e brincando pelos gramados da praça.

Assistir ao pôr do sol

O pôr do sol é uma das maiores riquezas de Belo Horizonte. O fim do dia proporciona uma vista maravilhosa em diversos pontos da cidade, inclusive na Praça Governador Israel Pinheiro.

Curtir as atrações culturais

Fique de olho na programação da Praça do Papa. Muitas atrações culturais são realizadas no local e vale a pena ficar de olho para aproveitá-las.

Fazer um piquenique

Se você nunca fez um piquenique na praça, aproveite a oportunidade! É um ótimo local para se reunir com pessoas de quem gostamos, aproveitar a companhia dos amigos e, quem sabe, ter até um encontro romântico nesse ponto turístico.

Outros pontos próximos da Praça do Papa

Se você pretende passear por Belo Horizonte para conhecer a capital mineira ou apresentar a cidade a alguém, a Praça do Papa é uma excelente opção! Além disso, existem outros pontos próximos para uma visita completa.

Conheça outras atrações próximas da praça:

  • Parque das Mangabeiras
  • Mirante das Mangabeiras
  • Praça JK
  • Rua do Amendoim

Como chegar à Praça do Papa?

A Praça do Papa fica localizada no bairro Mangabeiras, a cerca de 20 minutos do centro de Belo Horizonte.

Endereço: Av. Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras, Belo Horizonte – MG, 30210-060

 

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários