Parque Nacional da Serra da Canastra: dicas de passeios

Qualidade de Vida

29/06/2023

Conheça os atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra e descubra um destino inesquecível para passear, aproveitar a natureza e explorar as belezas de Minas

4 min de leitura

Parque Nacional da Serra da Canastra: dicas de passeios

Você está cansado da agitação diária da vida na cidade? Quer escapar para um mundo de cachoeiras brilhantes, vegetação exuberante e beleza natural hipnotizante? Se a proposta é tentadora, você precisa conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra!

Localizado no coração do Brasil, entre as regiões Oeste e Sul de Minas Gerais, esse impressionante parque nacional é a escapada perfeita para os amantes da natureza.

Com uma área de mais de 200 mil hectares, a Serra da Canastra tem uma fauna e flora diversificadas, incluindo florestas exuberantes, espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, e uma variedade de espécies de aves. O parque também abriga a nascente do Rio São Francisco, o maior rio completamente dentro do Brasil.

Mas a beleza natural do parque não é a única razão para visitá-lo. A Serra da Canastra também tem uma rica história, remontando à época colonial, quando os colonos portugueses chegaram à região. Desde então, o parque passou por várias transformações, buscando proteger e preservar suas maravilhas naturais.

Então, o que você está esperando? Conheça as maravilhas do Parque Nacional da Serra da Canastra!

Conheça os atrativos do Parque Nacional da Serra da Canastra

A Serra da Canastra oferece uma variedade de atividades para férias inesquecíveis. De caminhadas na natureza à observação de vida selvagem, existem opções de atividades para todos os gostos. Tire algum tempo para desfrutar da paz e da tranquilidade do parque e rejuvenescer seus sentidos.

Então, planeje sua viagem e tenha uma experiência emocionante e inesquecível!

Flora e fauna

O Parque Nacional da Serra da Canastra não é apenas lindo de apreciar, mas também é lar de uma diversidade muito rica de flora e fauna. Qualquer pessoa que visite o parque ficará maravilhado com o ecossistema que contém tanta vida.

A vegetação na região é principalmente composta do bioma cerrado, isto é, característica única em todo o Brasil. Você também verá muitas espécies de flores selvagens e orquídeas, que adicionam um toque de cor à paisagem.

Por todo o parque, são mais de 6 mil espécies de plantas, mais de 800 espécies de aves e quase 200 espécies de mamíferos, números superiores, por exemplo, aos do Pantanal.

Você poderá avistar uma variedade de aves, algumas das quais podem ser endêmicas do Brasil, ou seja, espécies nativas da região. O parque também é lar de felinos majestosos, como a onça e a suçuarana. Dentre os animais avistados na região, é possível ver o ameaçado lobo-guará e o tamanduá-bandeira, um animal que se tornou um emblema da região do Cerrado. Você também encontrará tatus, seriemas e o sabiá-da-mata.

Parque Nacional da Serra da Canastra: dicas de passeios

São Roque de Minas

A Serra da Canastra é um paraíso para os amantes da natureza, onde existem vários destinos imperdíveis. São Roque de Minas, localizada na entrada da Serra da Canastra, serve de porta de entrada para o parque nacional.

A cidade conta com inúmeras queijarias artesanais onde se pode saborear a especialidade da região – o queijo canastra. O sabor e a textura únicos do queijo o destacam, e os amantes de queijo não podem deixar de experimentar essa iguaria da região.

Confira 8 tipos de queijo e saiba como utilizá-los em cada ocasião

Cachoeira Casca D’Anta

A Cachoeira Casca D’Anta é apenas uma das várias presentes na região. O destaque, porém, é que se trata da atração mais visitada do parque e com certeza deixará os visitantes encantados. Composta por uma queda de 186 metros, a cachoeira é uma experiência emocionante e uma vista de tirar o fôlego.

Para quem gosta de aventura, descer o Rio São Francisco de canoa é uma experiência inesquecível. A emoção de descer o curso de água, combinada com a vista panorâmica, torna essa atividade uma ótima pedida para os mais aventureiros.

Cachoeira do Fundão

Também muito popular no parque, a Cachoeira do Fundão tem 56 metros de queda livre, é famosa pela beleza, mas é de mais difícil acesso. São cerca de 49 km a partir do centro de São Roque de Minas.

A estrada requer bastante atenção, sendo que os últimos 8 km do trajeto só são possíveis de percorrer com carros 4×4 ou a pé,. Então, se você é um aventureiro ou aventureira de plantão, prepare-se para uma viagem mais emocionante.

Caminhadas, trilhas e outros atrativos

Seja você um caminhante experiente, seja você um amador, as trilhas da Serra da Canastra são para todos os gostos. De fácil a desafiadora, as trilhas oferecem vistas deslumbrantes da flora e fauna do parque. Os observadores de pássaros também não ficarão desapontados com as diversas espécies de pássaros disponíveis para observação.

No geral, a Serra da Canastra tem algo a oferecer a todos. Desde opções para os entusiastas da aventura, como também para os que procuram relaxar, essa região tem de tudo. E não podemos esquecer a deliciosa gastronomia local e as práticas de turismo sustentável que os visitantes devem seguir.

Uma viagem à Serra da Canastra vai deixar você rejuvenescido e tornar sua viagem inesquecível.

Como chegar na Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um espetáculo à parte. Mas como exatamente chegar lá?

Para chegar à Serra da Canastra, você pode seguir de carro pelas Rodovias MG-050 e BR-265. A partir de São Paulo, o percurso tem duração estimada de 6 horas pelas estradas.

Já saindo de Belo Horizonte, o tempo de viagem para o Parque Nacional da Serra da Canastra é de cerca de 4 horas. Há também a opção de ônibus, com saídas da rodoviária de São Paulo e de Belo Horizonte até cidades próximas. Em seguida, é possível contratar guias locais para realizar trilhas e conhecer as atrações turísticas da região.

Melhor época para visitar a Serra da Canastra

Se você quiser experimentar o melhor do Parque Nacional da Serra da Canastra, planeje sua viagem durante a estação seca, que vai de maio a setembro. O clima durante esse período é agradável, e você pode explorar o parque confortavelmente.

Mas se você é fã de festivais, planeje sua viagem durante o Carnaval em fevereiro. Você pode assistir ao carnaval brasileiro em cidades próximas e desfrutar do clima animado. No entanto, esteja preparado para a agitação, já que a área fica lotada durante esse período.

Gostou de conhecer mais sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra? Então, que tal expandir os horizontes e conhecer também os principais destinos da Serra da Mantiqueira?

Conheça 7 dicas de cidades para curtir na Serra da Mantiqueira!

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários