Plano de saúde empresarial: benefícios em seu negócio
21/07/2021
O plano de saúde empresarial é um dos melhores benefícios para os colaboradores. Saiba o porquê e confira os motivos para aderir no seu negócio também!
5 min de leitura
Cuidar da saúde é o primeiro passo para obter e manter a qualidade de vida e, por isso, é a prioridade de homens e mulheres em idade adulta. Esse cuidado gera custos e, por esse motivo, o plano de saúde empresarial é um dos benefícios mais importantes para profissionais ao considerar uma vaga de emprego.
Além de ser um diferencial em relação às empresas concorrentes, o plano de saúde para empresas também é uma vantagem para o empregador. Os pontos positivos vão desde a melhoria do bem-estar do seu time, até a redução do absenteísmo por parte dos colaboradores.
A Unimed-BH listou os principais motivos para aderir ao plano de saúde empresarial, e como oferecer esse benefício à sua equipe. Boa leitura!
Plano de Saúde Empresarial: o que é?
Assim como o plano de saúde individual, o plano de saúde empresarial tem o objetivo de prestar assistência médica e hospitalar aos clientes. A diferença entre as modalidades é que esse serviço é contratado pelo empregador e oferecido aos colaboradores.
O plano de saúde para empresas pode ser disponibilizado para funcionários e dependentes diretos. A cobertura e os procedimentos incluídos, variam de acordo com a negociação realizada entre a empresa e a operadora e desde janeiro de 1999, os contratos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
Como funciona a Coparticipação?
A coparticipação no plano de saúde empresarial, é uma opção para garantir o benefício aos colaboradores com o melhor custo-benefício para todos. Por meio dessa modalidade, é definido um valor fixo mais econômico de mensalidade, além de uma taxa fixa ou percentual para procedimentos médicos.
Com a coparticipação, as empresas podem repassar um percentual do custo das despesas médicas para o colaborador. Essa cobrança pode ser feita pela operadora diretamente ao funcionário, ou ainda, incluída na folha de pagamento pelo empregador.
Também é possível oferecer o plano de saúde empresarial de forma integral, sem que os custos da coparticipação sejam repassados aos empregados.
A boa notícia é que todos esses detalhes podem ser negociados diretamente entre operadora e empresa, de acordo com a sua necessidade.
Como funcionam os reajustes em planos empresariais?
Uma dúvida recorrente sobre planos de saúde para empresas é relativa aos reajustes. A Agência Nacional de Saúde Suplementar regulamenta as modalidades de reajuste para planos individuais, familiares e empresariais.
Entretanto, cada operadora define as regras específicas para o cálculo desses valores, por isso, é importante se atentar aos detalhes sobre esse assunto.
Os reajustes em planos empresariais podem ser:
- Anuais, com o objetivo de equilibrar os valores de contratos a cada 12 meses, em consequência da inflação.
- Por faixa etária, com o objetivo de atualizar o valor das despesas médicas, que aumentam quando o cliente ultrapassa faixas de idade específicas.
- Por sinistralidade, quando é verificado um aumento expressivo das despesas assistenciais no contrato empresarial. Esse reajuste é feito com base em critérios definidos anteriormente entre a operadora e a empresa.
- Pool de risco, baseado na Resolução Normativa 309. De acordo com a RN, há o agrupamento de contratos empresariais com menos de 30 colaboradores, para que seja cobrado um reajuste único. Na Unimed-BH, o pool de risco é válido para contratos com até 99 vidas.
Vale lembrar que, nos reajustes aplicados às mensalidades dos contratos coletivos, prevalecerá o disposto no contrato ou índice resultante de negociação entre as partes contratantes (operadora de plano de saúde e pessoa jurídica).
Nesses casos, os reajustes nunca poderão ser realizados em períodos inferiores a 12 meses de contratação – que serão contados da celebração do contrato, ou do último reajuste aplicado e não do ingresso do consumidor ao plano.
Plano de saúde para funcionários: 4 razões para aderir
Os benefícios do plano de saúde para empresa são mais produtividade, menos absenteísmo, investimento de recursos que seriam destinados a impostos e o mais importante: uma equipe com mais saúde.
Para mostrar a você o tamanho da importância da assistência médica ao empregado, enumeramos as 4 principais razões para aderir ao plano de saúde empresarial. Confira!
Menor absenteísmo
Não há como negar: o cuidado preventivo é uma das formas mais eficazes para descobrir doenças de forma precoce e fazer a manutenção correta da saúde. Com um benefício como um plano de saúde, é possível fazer esse acompanhamento por meio de exames e consultas de rotina em dia.
Com a saúde em dia, as faltas de colaboradores por doença tendem a diminuir, impactando diretamente na taxa de absenteísmo da equipe.
Veja As principais causas do absenteísmo e dicas para reduzir o índice em sua empresa.
Upgrade no pacote de benefícios
Oferecer o plano de saúde empresarial no pacote de benefícios do colaborador se mostra um diferencial do seu negócio. Muitas vezes, o profissional busca empresas que ofereçam esse tipo de recurso para a equipe. Por isso, as que se destacam no quesito assistência médica conseguem recrutar os melhores talentos.
O plano de saúde para empresas, também é um fator relevante para que colaboradores procurem por outras vagas, sendo assim, a rotatividade de funcionários é um índice que vai ser impactado positivamente com a aquisição de um plano.
Dedução de impostos
Empresas que oferecem o plano de saúde para colaboradores, têm o direito de deduzir as despesas no Imposto de Renda. E essa dedução, é solicitada tanto pelas empresas, quanto pelos funcionários que paguem a coparticipação.
Mais engajamento e produtividade no time
A oferta do plano de saúde empresarial mostra que, além de valorizar, a empresa se preocupa com a saúde e o bem-estar de todos os colaboradores. Ações como essa, são fundamentais para a manutenção do engajamento e produtividade do time, convidando os funcionários a “vestirem a camisa” do negócio.
Como contratar um plano de saúde em seu negócio?
O investimento em saúde para os colaboradores precisa se adequar às necessidades do seu negócio. Por isso, é fundamental escolher uma operadora que ofereça flexibilidade, estabilidade, abrangência e qualidade no atendimento das necessidades do seu time.
A Unimed-BH oferece as melhores soluções para atender àqueles que constroem o seu negócio diariamente. Existem opções para MEI, pequenas, médias e grandes empresas.
Independentemente do tamanho da sua empresa, quem tem Unimed-BH conta com a maior rede de atendimento do estado, atendimento de urgência e emergência nacional por meio do Sistema Unimed, além de uma cobertura completa para todos os tipos de atendimento, internações e parto.
Tudo isso, com os melhores e mais equilibrados índices de reajuste do mercado, sistema de pool estendido para até 99 vidas e meta de sinistralidade de 75% — um grande diferencial em relação ao praticado por outras operadoras. Fora que é possível implementar adicionais, como plano odontológico e transporte aeromédico, tornando o cuidado com a saúde do colaborador ainda mais completo.
Diferenciais para clientes empresariais
Recursos como isenção de carência, implementação eficiente e uma área exclusiva com todos os dados sobre o seu contrato são algumas das vantagens de escolher a Unimed-BH como a operadora do seu plano de saúde empresarial.
O atendimento personalizado também é um diferencial após o fechamento do contrato: empresas com mais de 100 colaboradores contam com o auxílio de um consultor de relacionamento, além do canal de relacionamento corporativo (CRC), disponível por telefone das 9h às 19h.
Mas você pode contar com o suporte desde o momento da contratação: acesse nossa página de planos ou fale com um consultor da Unimed-BH!