Aleitamento Materno: e-book com dicas para mães e cuidados com o bebê

Maternidade

23/07/2021

Atualizado em 06/07/2022

O Agosto Dourado representa o mês da amamentação. Para reforçar a importância e os benefícios do aleitamento materno, a Unimed-BH preparou um e-book com todas as informações a respeito

3 min de leitura

Aleitamento Materno: e-book com dicas para mães e cuidados com o bebê

A gestação é um momento de muita aprendizagem e descobertas para as futuras mamães. Depois do nascimento, os olhos se voltam para o bebê, e é chegada a hora de cuidar do desenvolvimento dele. O aleitamento materno faz parte dessa fase tão importante.

Em seus primeiros meses, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno, que transfere todos os nutrientes que ele precisa para crescer com segurança e saúde.

O Agosto Dourado é conhecido como “o mês da amamentação” e busca conscientizar as pessoas sobre a importância dessa prática para a saúde do recém-nascido.

A Unimed-BH preparou um material, incluindo um e-book, repleto de informações muito valiosas para o aleitamento materno saudável.

O que é o Agosto Dourado?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o mês de agosto para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Por sua vez, o Ministério da Saúde entendeu a relevância da amamentação e instituiu o Agosto Dourado como o mês da amamentação.

O momento é dedicado à luta em prol do incentivo a essa prática e, desde a sua concepção, tem o objetivo de criar e intensificar ações de conscientização sobre o assunto.

Qual a importância da amamentação?

Muito se fala na atenção ao aleitamento materno, mas é necessário dar mais destaque aos seus benefícios, tanto para a mãe quanto para o bebê. Tal alimento é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais da criança até os seis meses de idade.

O leite materno ainda fornece anticorpos contra doenças e infecções, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Depois do nascimento, o relacionamento entre os dois passa para outra fase, e a amamentação é o principal elo.

Podcast sobre gravidez: ouça seu corpo, o bebê e o re.parto

 

Os benefícios do leite materno

São muitos os benefícios do leite para a saúde e o bem-estar do bebê, principalmente durante seus primeiros dias de vida.

Menor risco de alergias

O leite materno faz com que o bebê corra menos risco de desenvolver alergias, como à da proteína da vaca, e dermatite atópica (processo inflamatório da pele), por exemplo.

Proteção contra infecções

O aleitamento materno proporciona que o bebê receba anticorpos e outros fatores de defesa, fazendo com que ele fique mais protegido contra infecções, como diarreia, otite, meningite e infecção respiratória.

Favorece o desenvolvimento

O desenvolvimento da face e da fala também é favorecido durante a amamentação. Além disso, esse ato auxilia na regulação da respiração e previne problemas na dentição.

Reduz o risco de doenças crônicas

O bebê em aleitamento materno tem, em longo prazo, a redução do risco de desenvolver doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto e obesidade. A amamentação também está associada a um melhor desenvolvimento cognitivo.

Doação de leite materno

Apesar do valor do aleitamento materno para a saúde dos recém-nascidos, muitos deles não são alimentados diretamente pelas mães por uma série de condições e patologias.

Diante disso, deve-se destacar a importância da doação do leite materno, um ato que pode salvar vidas. A ordenha, o armazenamento do leite, a coleta e outras dúvidas são comuns quando se trata do assunto.

O e-book produzido pela Unimed-BH traz todos os detalhes sobre o tema, explicando quais são os processos e detalhando como a doação do leite humano faz a diferença.

Você conhece a almofada de amamentação?

A amamentação certamente é um processo de desenvolvimento e de aprendizagem, tanto para a mãe quanto para o bebê. É possível buscar formas de transformar esse processo em algo mais confortável, e o uso das almofadas de amamentação pode ajudar.

É possível usá-las de várias maneiras e em épocas distintas – inclusive antes do nascimento do bebê. Durante a gestação, o crescimento da barriga pode causar desconforto a algumas mulheres, prejudicando as noites de sono. Por essa razão, a almofada deve ser colocada em volta da barriga ou entre as pernas, auxiliando a gestante a se manter mais confortável.

Depois do parto, inicia-se o processo de amamentação. Nesse período, a almofada é usada para manter o bebê mais confortável, facilitando o adequado posicionamento do bebê e da mamãe durante as mamadas.

Com o passar dos meses, o bebê vai criando novas habilidades. A almofada passa a ser um apoio e ajuda a ensiná-lo a ficar de bruços, levantar o corpo, segurar o pescoço, se sentar sem rolar para trás e até a engatinhar.

Acesse o e-book da Unimed-BH sobre aleitamento materno

Agora que você sabe sobre a necessidade do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, é hora de entender todas as fases desse processo, desde antes do nascimento.

A amamentação precisa ser incentivada, mas é um assunto que deve ganhar destaque não apenas durante o Agosto Dourado, mas no decorrer de todo o ano.

O e-book produzido pela Unimed-BH insere todas as dicas e orientações para cuidar da mamãe e do bebê, dando mais detalhes sobre os benefícios do aleitamento materno, as diferenças do leite em períodos distintos, a coleta e o armazenamento e outros detalhes.

Acesse, salve no celular para consultar sempre que necessário e compartilhe. A troca de experiências também faz muito bem à saúde!

Clique abaixo para baixar o e-book com tudo o que você precisa saber:
Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH
Conteúdo validado por Equipe de Atenção à Saúde Unimed-BH

Equipe responsável por prover conteúdos em soluções assistenciais para clientes, profissionais e prestadores da Unimed-BH, assim como para a sociedade como um todo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários