Insônia na gravidez: 5 dicas para dormir melhor
21/03/2024
A insônia é comum na gravidez. Neste artigo, você vai encontrar 5 dicas para dormir melhor durante a gestação.
4 min de leitura
A gestação é um período que muda a rotina da mulher. Algumas alterações são comuns, e uma delas costuma provocar um grande incômodo: a insônia na gravidez.
O Viver Bem explica, neste artigo, por que o padrão do sono pode se alterar durante os meses em que o bebê está em desenvolvimento. Além disso, você vai conhecer 5 dicas que podem ajudá-la a dormir melhor.
Cartilha da gestante: acesse agora
Antes de ler este artigo sobre a insônia na gravidez, que tal baixar um conteúdo completo que serve como um apoio para você, gestante, durante todo esse processo?
A Cartilha da Gestante é um e-book gratuito e completo, que traz diversas dicas, informações e orientações para você viver uma gestação muito mais tranquila, desde o pré-natal até o puerpério.
Baixe gratuitamente agora! Clique na imagem abaixo.
Insônia na gravidez é normal?
Sim, a insônia na gravidez é normal. A dificuldade para ter uma boa noite de sono é ainda mais comum em dois períodos específicos da gestação.
No começo, ainda no primeiro trimestre, 25% das gestantes podem apresentar esse sintoma, e no final, nos últimos três meses antes do parto, mais de 2/3 das mulheres podem lidar com essa alteração do sono.
Existem algumas causas comuns para a insônia durante a gestação. São elas:
Enjoos e náuseas
As mulheres que sofrem com náuseas e vômitos, principalmente nos primeiros meses da gestação, podem ter o sono interrompido devido ao desconforto com os enjoos.
Dor nas costas
À medida que a gravidez evolui, as alterações no corpo e nos hormônios das mulheres podem causar dores nas costas que podem atrapalhar o sono.
Movimentos do bebê
Outro motivo frequente de despertares noturnos é a movimentação do bebê dentro da barriga, que pode chegar a despertar a mãe.
Posição
Encontrar uma posição confortável para dormir é um desafio para a gestante. Um dos motivos é a maior dificuldade para mudar de posição quando está dormindo.
Especialmente no final da gestação, a barriga faz com que seja ainda mais difícil encontrar uma posição que traga conforto.
Azia
Um dos efeitos comuns na gravidez é a azia, que é uma consequência muitas vezes ligada ao aumento dos níveis de progesterona. Em razão desse desconforto, a mulher pode encontrar dificuldades para adormecer.
Aumento na frequência do xixi
Por fim, o aumento na frequência do xixi também é uma das principais causas da insônia na gravidez. O desenvolvimento do bebê faz com que aumente a pressão na bexiga, intensificando a vontade de ir ao banheiro.
Além disso, a progesterona também pode atuar nos músculos do sistema urinário, aumentando as vezes em que a gestante acorda para fazer xixi durante a noite.
Buscando mais informações sobre a gestação? Leia este artigo:
Livros para gestantes: 5 leituras indicadas para a gestação
5 dicas para evitar a insônia na gravidez
Como você viu, a insônia na gravidez é um sintoma comum. É possível, no entanto, que a gestante adote algumas medidas para melhorar o sono durante a gestação.
Continue lendo para conhecer as 5 dicas que o Viver Bem preparou para você.
1 – Prepare-se para dormir
Uma boa forma de auxiliar na insônia na gravidez é dormir de lado, de preferência com travesseiros entre os joelhos, sob o abdômen e atrás das costas para tirar a pressão da parte inferior das costas. É uma maneira de ficar mais confortável, contribuindo para as boas noites de sono.
2 – Cuide do seu sono
Procure manter um horário regular para dormir todos os dias, essa medida ajuda o seu corpo a entender o horário de dormir. Além disso, evite cochilos no final do dia para não atrapalhar o seu sono durante a noite.
Procure criar um ambiente calmo, aconchegante e no qual você se sinta bem para dormir. A tranquilidade é uma aliada das boas noites de sono!
Uma boa dica é deixar o quarto com o mínimo de luz possível, evitando, inclusive, o uso de celulares e outros aparelhos eletrônicos.
3 – Reduza o consumo de líquidos próximo à hora de dormir
Uma das medidas que podem ser adotadas para tentar reduzir a frequência de ida ao banheiro ao longo da noite é reduzir, no final do dia, a quantidade de líquidos consumidos. Lembre-se de manter uma boa hidratação ao longo dos períodos da manhã e da tarde.
4 – Evite substâncias estimulantes durante a noite
Evite tomar bebidas com cafeína, como o café, principalmente após o meio-dia.
5 – Adote técnicas de relaxamento
Falamos algumas vezes sobre relaxamento neste texto. Além de todas essas dicas para combater a insônia na gravidez, você também pode adotar algumas técnicas que a ajudem a dormir melhor.
Fazer alongamento, meditação ou yoga para relaxar o corpo pode, também, auxiliar você a dormir melhor.
Confira outros conteúdos sobre maternidade
A maternidade é um universo, e o Viver Bem entende a importância de trazer o maior número possível de informações relacionadas para as mamães — seja antes, durante ou depois do nascimento do bebê.
Muitos conteúdos já estão disponíveis e você pode acessá-los agora clicando no link abaixo. Boa leitura!
Clique aqui para acessar a página de maternidade do Viver Bem