Livros para gestantes: 5 leituras indicadas para a gestação
21/07/2023
O Viver Bem elaborou uma lista com 5 livros para gestantes. Aposte na leitura destas obras enquanto espera a chegada do seu bebê e aproveite o conteúdo.
5 min de leitura
A gravidez é considerada um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher. Por diversas razões, trata-se de um período de bastante ansiedade e, por isso, uma dica é apostar em bons livros para gestantes.
A leitura é uma forma de adquirir mais conhecimento, não apenas sobre questões externas, mas também sobre si. Além de buscar obras que falam sobre a saúde do corpo durante a gravidez, também vale a pena ler sobre comportamento e saúde mental e emocional.
Neste artigo do Viver Bem, portal de Saúde da Unimed-BH, você vai encontrar dicas de livros para gestantes para curtir uma boa leitura enquanto aguarda o dia do parto e o nascimento do bebê que vem por aí. E, por falar em parto, você já conhece o nosso modelo de Plano de Parto? Acesse o manual e o modelo clicando na imagem abaixo!
Turbilhão de sentimentos
Podemos descrever a gestação como um turbilhão de sentimentos. São aproximadamente nove meses lidando com alterações no corpo, com a ansiedade da chegada de um filho e, é claro, com todas as mudanças que esse nascimento vai provocar na rotina da mãe e da família.
Durante esse período de espera, é de extrema importância contar com o suporte da sua rede de apoio, conversar com as pessoas que estão próximas, trocar experiências com outras mães e famílias… e buscar informação.
Além de ser fundamental fazer o pré-natal, é necessário tirar as dúvidas com a equipe médica que faz parte do atendimento. Também vale a pena procurar por livros e artigos que falem sobre a gestação, inclusive com relação a pontos que envolvem o lado emocional e mental da mulher.
Tudo isso para se tranquilizar e buscar formas de transformar esse momento em uma ocasião mais calma e serena. Os livros que o Viver Bem vai indicar neste artigo estão, inclusive, mais relacionados a comportamento e reflexões.
5 livros para gestantes
A seguir, você vai ver as alternativas de livros para gestantes que reunimos, saber quem são as autoras e autores das obras e, é claro, conhecer um pouco do conteúdo de cada um deles para escolher os que mais combinam com o seu momento.
1 – A maternidade e o encontro com a própria sombra
Escrito pela psicoterapeuta Laura Gutman, A maternidade e o encontro com a própria sombra aborda os primeiros desafios da maternidade, incluindo a criação de um ambiente seguro e estável para um recém-nascido em meio a tantas mudanças causadas no dia a dia da família.
Afinal, como manter a tranquilidade e o vínculo com o bebê durante esse período? Qual é o papel do homem nessa relação, especialmente nos primeiros meses? E o pós-parto? E a identidade da mãe?
A autora responde a essas e outras perguntas utilizando bons exemplos de situações corriqueiras vividas pela mãe e pelas pessoas à sua volta. A intuição e a espontaneidade são boas palavras para descrever a compreensão de uma mulher, mãe, ao ler essa obra.
2 – O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)
O longo nome deste livro também representa as muitas reflexões presentes em suas mais de 300 páginas. O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido: (e seus filhos ficarão gratos por você ler) é de autoria da renomada psicoterapeuta Philippa Perry.
Na obra, Philippa fala sobre um ponto indiscutível: todos os pais desejam que seus filhos sejam felizes e, é claro, evitam errar em sua educação. Não existe uma “receita de bolo” para atingir esses objetivos, mas é possível ter um norte.
E essa é a ideia desta obra que faz parte da nossa lista de livros para gestantes. No lugar de procurar um plano “perfeito”, que tal se aprofundar em relacionamentos saudáveis e de qualidade? O livro fala sobre como a criação afeta a relação entre pais e filhos e proporciona conselhos sábios para as leitoras.
3 – Educação não violenta
Uma das grandes preocupações de uma mãe, antes mesmo do nascimento de seu bebê, está relacionada à educação. E esse é o mote principal de Educação não violenta, um livro escrito por uma autora brasileira: Elisama Santos.
Estimular a autonomia, a autoestima, a autodisciplina e a resiliência é um desafio e tanto, e não apenas para as crianças, mas também para os pais. Nada melhor do que fazer uma boa leitura a respeito desses tópicos.
Em Educação não violenta, Elisama utiliza sua própria experiência como consultora de comunicação não violenta, educadora e mãe de duas crianças e propõe o diálogo, a empatia e o respeito na criação dos nossos filhos, além de uma reflexão crítica sobre esses pontos.
4 – As 5 linguagens do amor das crianças
As crianças têm suas próprias maneiras de enxergar e expressar o amor e de lidar com ele. Cada indivíduo é único. E o principal objetivo de As 5 linguagens do amor das crianças, escrito por Gary Chapman e Ross Campbell, é apresentar cinco linguagens pelas quais as pessoas demonstram e compreendem o amor, além de ajudar você a identificar e falar a linguagem específica do seu filho.
Os autores utilizam suas décadas de experiência em aconselhamento e trazem boas orientações com o objetivo de estabelecer uma relação mais próxima entre mães, pais e filhos e estreitar os vínculos parentais.
5 – Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar
Este livro, que conta com ilustrações para demonstrar as situações abordadas, trabalha questões pertinentes relacionadas ao diálogo e à convivência com as crianças e contribui com soluções criativas e respeitosas para lidar com os pequenos no dia a dia.
A obra, que fecha a lista de livros para gestantes do Viver Bem, vendeu mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e, ao longo dos capítulos, as autoras trabalham questões sobre como expressar emoções, resolver conflitos e lidar com sentimentos negativos.
Lembre-se: tire suas dúvidas
Como você viu, os livros para gestantes que reunimos neste artigo são mais voltados para a reflexão e para o comportamento. Para finalizar, é muito importante destacar, mais uma vez, a importância do acompanhamento médico.
Durante as consultas de pré-natal, tire todas as suas dúvidas, sem medo de julgamentos. Além disso, se possível, conte com o apoio das pessoas à sua volta. Cuidar da saúde do corpo e da mente é tão importante para a mãe quanto para o bebê.
Importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê
Acesse a cartilha da gestante
A gravidez é um período bastante desafiador. Se você quiser se informar melhor sobre cada parte desse processo, indicamos que faça a leitura da Cartilha da Gestante, um conteúdo gratuito elaborado pelo Viver Bem.
Na cartilha, você vai encontrar informações sobre:
- O pré-natal;
- Orientações sobre alimentação e atividades físicas;
- Cuidados com o corpo da mulher;
- A escolha do enxoval;
- Parto e puerpério;
- Cuidados com o recém-nascido;
E muito mais.A Cartilha da Gestante é um material gratuito! Acesse agora clicando na imagem abaixo.