Como a atividade física pode melhorar sua qualidade de vida 

Qualidade de Vida

11/02/2021

Entenda os benefícios da prática de atividade física, dicas para começar e como manter a motivação para se exercitar.

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Como a atividade física pode melhorar sua qualidade de vida 

A prática de atividades físicas é um fator predominante para a melhoria da saúde, não só física, mas também mental. Ao nos exercitarmos, nosso corpo libera dois hormônios essenciais para o nosso bem-estar: a dopamina e a serotonina. Eles trabalham em conjunto e auxiliam o organismo a gerar sensação de satisfação e prazer.

Além disso, a atividade física é uma das principais maneiras de prevenir o desenvolvimento de algumas doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemias. Sem contar que ela aumenta o fortalecimento de ossos e músculos e melhora a flexibilidade.

O cérebro também é beneficiado, pois o exercício físico consegue melhorar o fluxo sanguíneo, regularizando o sistema nervoso. Isso melhora o raciocínio e a concentração e ajuda a diminuir o estresse do dia a dia.

Brasil, um país sedentário

Segundo os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40,3% da população brasileira com 18 anos ou mais idade pode ser considerada insuficientemente ativa, ou seja, não pratica atividade física ou pratica menos de 150 minutos por semana, considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.

Entre os jovens, o número é maior e ainda mais alarmante: 84%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial.

Não é de hoje que a OMS vem alertando quanto à necessidade de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regularmente para uma melhor qualidade de vida e saúde. Romper com esse padrão e mudar as estatísticas pode ser simples e leve. Precisamos incluir as atividades físicas no nosso dia a dia e pensar nelas como um fator que vai melhorar nossa qualidade de vida hoje e todos os dias a partir de então.

Tipos de atividade física

Antes de começar a se movimentar, é importante entender o que é, de fato, a atividade física e como cada tipo de atividade se adequa à sua rotina.

Segundo a OMS, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que gera gasto de energia. Pode-se citar a prática regular de atividade física como:

  • 30 minutos diários de atividade física de intensidade leve ou moderada em cinco dias da semana;
  • 20 minutos diários de atividade física de intensidade vigorosa em três ou mais dias da semana.

Os exercícios físicos são classificados em dois tipos:

Intensidade leve ou moderada

É aquele exercício físico que gera aumento na frequência cardíaca, mas não impossibilita a nossa capacidade de manter uma conversa durante a atividade. Por exemplo: caminhada na rua, caminhada em esteira, musculação, ginástica laboral, hidroginástica e natação.

Intensidade vigorosa

São atividades que ajudam a melhorar a nossa aptidão cardiorrespiratória e muscular, incluindo a saúde óssea. Alguns exemplos desse tipo de atividade: corrida na rua, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol, basquete e tênis.

A sugestão da OMS é que esses dois tipos de atividade física sejam combinados na nossa rotina. Você pode caminhar por 30 minutos três vezes por semana e correr nos outros dois dias.

Sedentarismo

O sedentarismo pode ser classificado como inatividade física. Você é sedentário quando não pratica atividade física de nenhuma intensidade, incluindo não realizar esforços físicos intensos no trabalho (não correr, não andar muito, não carregar peso e não desenvolver outras atividades equivalentes, em termos de esforço físico).

Como começar uma atividade física?

A escolha de qual atividade física praticar é pessoal. Não existe um tipo de atividade universal, ideal para todo mundo. Entender nossas preferências é fundamental para não só começar uma atividade física como manter a motivação para exercitar.

Às vezes, pode acontecer de você não se adaptar na primeira escolha, mas é importante não desistir e experimentar outras modalidades, até encontrar a que é mais prazerosa.

Uma pesquisa do Ministério do Esporte mostrou que é comum abandonar os exercícios físicos, principalmente quando se tem entre 16 e 24 anos. As maiores alegações para deixar de lado a atividade física foram falta de tempo ou substituição por outras prioridades.

Como manter a motivação para exercitar

É importante ter em mente que a atividade física traz benefícios na sua vida cotidiana. Pensar que praticar um exercício vai diminuir o estresse do dia a dia e deixar você mais feliz, pode ser a dose de motivação que estava faltando para começar.

Dicas para se exercitar com saúde

Mantenha a hidratação

Consuma no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico.

Proteja-se do sol

Evite a radiação solar. Pratique esporte nos horários adequados para não ter desidratação ou câncer de pele. Faça uso de protetor solar, mesmo se o dia estiver nublado. Abuse de viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UV e bonés.

Vista-se adequadamente

Cada modalidade esportiva requer uma roupa especial. Uma vestimenta inadequada pode provocar danos, como movimentos incorretos durante a atividade, má postura, dores e muito mais. Use sempre calçado confortável e roupas cômodas.

Alongue-se

É importante fazer alongamento antes e depois da atividade física. Antes, para preparar o corpo para o exercício; e depois, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.

Inicie os exercícios de maneira gradual.

Escolha uma atividade que lhe traga prazer e que você possa iniciar de forma gradual e aumentar de intensidade quando se sentir confortável.

Não se automedique

Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico.

Exercícios não mudam apenas o corpo. Eles contribuem para a saúde da mente, para um cotidiano com disposição e boas atitudes e para o bom humor!

Lembre-se: atividades físicas aliadas a uma alimentação saudável são essenciais para manter corpo e cabeça sadios. Se você quer mais dicas sobre alimentação e bem-estar, acesse nosso (link)

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