Consulta médica: saiba quais perguntas fazer

Qualidade de Vida

03/02/2021

Saiba quais perguntas fazer ao seu médico e como se preparar para uma consulta

3 min de leitura

Compartilhar

Consulta médica: saiba quais perguntas fazer

A qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde é cada vez mais uma exigência da sociedade brasileira. Por isso, a melhoria da comunicação e a transparência de informações entre profissionais de saúde, pacientes, familiares e acompanhantes vêm sendo trabalhadas ao longo dos anos.

Em 2004, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, da qual o Brasil faz parte. O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

O paciente também pode colaborar com esse movimento. A consulta médica é um dos momentos que merece ser bem aproveitado visando à boa circulação de informações do interesse do paciente.

O que perguntar em uma consulta médica

Para garantir os exames e tratamentos mais adequados às suas necessidades, a Unimed-BH incentiva você a fazer 4 perguntas muito importantes ao médico ou ao profissional de saúde que está realizando seu atendimento:

Eu preciso realmente deste exame, tratamento ou procedimento?

Procure saber como as recomendações do médico ou do profissional de saúde podem ajudar na compreensão do seu caso e na melhora do seu quadro. Os exames certos podem ajudar a determinar o problema, e os medicamentos e procedimentos corretos ajudam a tratá-lo.

Quais são os riscos?

Em alguns casos, a realização de exames e tratamentos podem causar efeitos colaterais indesejáveis. Também é possível que determinados exames não apresentem resultados tão precisos ou que acabem fazendo com que outros tratamentos, exames ou procedimentos sejam necessários no futuro.

Você tem o direito de entender as consequências de possíveis exames, tratamentos e procedimentos antes de realizá-los.

Existem opções mais simples e seguras?

Pode ser que existam alternativas menos complicadas e tão eficazes quanto o tratamento proposto pelo seu médico. Mudanças de estilo de vida, como uma alimentação saudável ou a prática de exercícios físicos, podem trazer os resultados de que você precisa. Converse com seu médico sobre essas alternativas.

O que acontece se eu não fizer nada?

Dependendo da sua condição de saúde, adiar o tratamento pode trazer impactos negativos para sua saúde, mas também pode não trazer maiores problemas.

Essas perguntas não precisam ser feitas “ao pé da letra”. São sugestões de questionamentos que, em geral, não são verbalizados e que podem colaborar para um melhor resultado do cuidado em saúde e também para uma melhor relação médico-paciente.

Preparação para uma consulta médica

Tão importante quanto a pergunta em si é o momento em que se faz a pergunta, a forma como se expressa e também o contexto. O processo de preparação para uma consulta médica é de extrema importância para que o diagnóstico seja seguro e ela aconteça de forma tranquila. Você pode se preparar seguindo alguns passos, tanto antes quanto durante a consulta.

Antes da consulta médica

Anote os detalhes dos sintomas. Por exemplo: quando e como começaram, como progrediram, o que faz você se sentir melhor ou pior, etc.

  • Anote duas ou três questões mais importantes que você tem sobre o seu problema.
  • Anote ou leve consigo todos os medicamentos em uso – incluindo vitaminas e suplementos.
  • Peça a um familiar ou amigo para ir com você se achar que isso pode ajudar.
  • Leve os seus exames anteriores.

Durante a consulta médica

  • Relate o que você vem sentindo desde o início, como os sintomas se comportaram, o que você já fez para melhorar, com que resultado, o que piorou, etc.
  • Procure ouvir atentamente o profissional e responder às perguntas o mais claramente possível. Isso contribui para complementar o seu relato.
  • Não tenha medo nem vergonha de perguntar e tirar dúvidas se você não compreender o que lhe for perguntado.

Uma boa comunicação vem sendo apontada como fonte indispensável para motivação, incentivo e suporte a todas as etapas do cuidado em saúde, que vai do diagnóstico ao tratamento e percorre dimensões importantes, como os cuidados de transição e cuidados paliativos. Por isso, exija que seu médico responda a todas as suas dúvidas, não hesite em perguntar.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021