Metas de Ano Novo: passo a passo para criar sua lista

Qualidade de Vida

22/12/2021

Para fechar um ciclo e dar início a outro, nada melhor que uma boa lista de resoluções para o Ano Novo. Veja como fazer isso e realizar as suas metas.

6 min de leitura

Metas de Ano Novo: passo a passo para criar sua lista

A passagem de ano inspira a vontade de mudanças, transformações e de começar algo novo. Por isso, as resoluções de Ano Novo são tão populares nesta época.

Enumerar desejos e metas em uma lista pode ser uma tarefa satisfatória, especialmente se estes itens forem factíveis e não ficarem só no papel o ano todo.

Antes de montar a sua lista de metas de Ano Novo, veja as dicas que separamos para que este processo seja consciente de forma que as suas resoluções e desejos possam se concretizar até o fim do ano.

O que são resoluções de Ano Novo?

Uma das tradições mais populares na chegada de um novo ano, as resoluções, que algumas pessoas também chamam de promessas de Ano Novo, marcam o início de um novo ciclo.

A celebração do Ano Novo é uma prática milenar, com seus primeiros registros datados no império romano. Ao longo da história, diferentes povos e culturas comemoravam a chegada de um novo ano, a seu modo e crenças.

Mas se há algo que é comum em quase todas as celebrações, é o entendimento de que um novo ciclo está prestes a começar. E deve ser bem recebido.

Seja com pequenos rituais, grandes homenagens, festas, pulando sete ondas na praia, fazendo uma boa faxina na casa ou estabelecendo metas para o ano que se inicia.

As resoluções de Ano Novo, portanto, incluem o planejamento e a reunião de propósitos que você quer implementar ao longo do próximo ano.

Como fazer metas de Ano Novo?

Então é Ano Novo, e o que você fez? Chegar ao fim de um período e observar que poucas metas foram concluídas pode ser um pouco frustrante.

Por isso, para começar a sua lista de resoluções para o próximo ano, uma dica é dar uma boa analisada em seus objetivos anteriores.

Assim, você poderá observar quais das suas metas eram, de fato, concretizáveis e o que faltou para realizá-las. O próximo passo é incluir então, na sua nova lista, formas de realizar as suas resoluções.

Por exemplo, se em sua última lista você colocou “Perder peso e ter uma vida mais saudável”, mas percebeu que ao longo do ano a proposta esteve muito longe de ser cumprida, é hora de organizar melhor os seus desejos.

Substitua os itens anteriores por projetos mais concretos e direto ao ponto, como “Ir a um nutrólogo ou nutricionista para me alimentar melhor”; e “Fazer atividades físicas pelo menos 20 minutos por dia”.

Provavelmente, essa mudança de ponto de vista favorece a concretização, elencando fatores que são metas mais fáceis de serem cumpridas do que “perder peso” em um passe de mágica, não é mesmo?!

Lista de resoluções de Ano Novo

Chegou a hora de montar a sua lista de desejos de Ano Novo. Mas como começar? Afinal, são tantos sonhos para serem realizados. Comece por aí! Diferencie o que é um desejo factível de um sonho inalcançável.

Por exemplo, “ganhar na loteria” é um sonho de muitos, mas difícil de ser realizado porque não depende de você. Já “guardar dinheiro” é uma resolução de Ano Novo bem possível de ser executada, desde que haja um bom planejamento.

Uma dica na hora de criar a sua lista de metas para o próximo ano é escrever todos os seus desejos factíveis, e enumerá-los por ordem de importância. A partir daí, trace planos para executá-los.

Se você quer guardar dinheiro, defina na sua lista metas para isso, como: fazer um planejamento financeiro, destinar uma porcentagem da sua renda para a poupança, evitar compras desnecessárias, economizar o dinheiro das comidas por delivery cozinhando em casa, etc.

Outra forma de organizar melhor as suas resoluções é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo.

Exemplos de metas para o Ano Novo

Objetivos e desejos são bem particulares. Mas há algumas metas comuns para quem deseja ter mais qualidade de vida, saúde e começar o Ano Novo com o pé direito. Veja alguns exemplos:

setinha Cuidar da saúde mental: para isso, inclua na sua lista “submetas” para realizar este desejo, como começar a terapia, evitar situações estressantes e gatilhos de ansiedade, fazer meditação ou Yoga, dentre outros. Encontre formas para alcançar este objetivo que estejam de acordo com o seu estilo de vida e a sua realidade.

setinha Fazer a viagem dos sonhos: esta meta também depende de outras resoluções, como guardar dinheiro, pesquisar roteiros, programar as férias, etc.

setinha Parar de fumar: um bom objetivo para o próximo ano é a adoção de hábitos saudáveis, como o fim do tabagismo. Para colocar essa ideia em ação, procure ajuda! Grupos de promoção à saúde e consultas com um médico são estratégias que podem te ajudar a vencer o vício.

setinha Emagrecer: este é um desejo muito comum nas listas de Ano Novo, mas lembre-se que, antes de tudo, o principal objetivo deve ser a sua saúde. Aqui, a perda de peso se torna uma consequência disso, e não, o principal objetivo, certo?

Trace os caminhos para isso: uma consulta com um profissional, se matricular na academia, fazer caminhadas diárias, se alimentar de forma balanceada, reduzir o consumo de doces

Há ainda, metas que servem para execução de objetivos maiores, como você viu acima, mas que também se bastam como resoluções individuais. Fazer atividades físicas e se alimentar melhor são exemplos de bons objetivos para o próximo ano.

Mas afinal, como cumprir?

Não inclua em sua lista objetivos inalcançáveis. Isso só vai gerar frustração. É melhor definir os caminhos para alcançar seus objetivos, dentro da sua realidade.

Desta forma, você terá um roteiro pronto para a execução de cada uma das suas resoluções. Mais do que um objetivo, o ideal é traçar um plano de ação para cumprir as metas. Isso te deixará mais próximo da realização dos seus desejos.

Drible essa “pegadinha”

Uma pegadinha comum na hora de começar a colocar em ação as metas de Ano Novo é esperar o melhor momento para começar. Seja dia 1° de janeiro, segunda-feira ou depois do Carnaval.

A verdade é que o melhor momento para começar é quando você se sentir pronto. Se após construir a sua lista de resoluções de Ano Novo você se sente determinado a realizar os seus desejos, comece já a colocar os seus planos em ação!

Onde anotar?

Não importa onde você vai escrever as suas metas: pode ser no caderno, na lista de tarefas do celular ou em um arquivo de texto no computador. O importante é tê-las em mãos quando precisar consultar.

Sempre que você concluir uma tarefa, risque da lista, faça um check ou outra marcação para sinalizar o cumprimento. Esse controle te ajuda a visualizar melhor as suas resoluções e o status de cada uma, além de reordenar as prioridades ao longo do ano, se preciso.

Dicas para um Ano Novo mais saudável

Nada melhor que começar um novo ciclo adotando hábitos saudáveis e tendo mais qualidade de vida. Para isso, inclua na sua lista de resoluções:

  • Colocar as consultas médicas em dia: não deixe de visitar o médico com a frequência recomendada, especialmente se você possui algum quadro clínico que demande acompanhamento ou pré-disposição à alguma doença como hipertensão ou diabetes.
  • Praticar atividades físicas diárias: uma das principais recomendações médicas para uma vida saudável é a prática regular de exercícios. Por isso, encontre a atividade que você mais tenha afinidade e comece já a se movimentar!
  • Se alimentar melhor: a prática de exercícios físicos deve ser aliada a uma alimentação balanceada para surtir os efeitos desejados. Procure evitar os excessos, consuma mais frutas e vegetais e fuja dos alimentos ultraprocessados.

Para mais dicas de saúde, qualidade de vida e bem estar, confira também os conteúdos que a Unimed-BH preparou para você ter um Ano Novo cheio de saúde e disposição:

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,3 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários