5 programas culturais para fazer na região da Savassi
07/05/2024
Atualizado em 08/05/2024
Um artigo para você conhecer a história da Savassi e 5 dicas do Viver Bem de programas disponíveis na região.
5 min de leitura
Não é segredo para ninguém que a região da Savassi é uma das mais importantes e queridas de toda a capital mineira, sendo um verdadeiro ponto de encontro entre gerações há muitas décadas.
As ruas movimentadas são muito diversas, com muitas casas tradicionais, prédios novos e antigos e inúmeros estabelecimentos que oferecem variados tipos de produtos e serviços. Tudo para atender a todos os públicos.
Outro ponto a destacar é que a Savassi é conhecida por outra razão: é um dos pontos de Belo Horizonte em que se concentram mais atrações culturais na cidade. E, neste artigo, você vai conhecer 5 programas relacionados à cultura para aproveitar na região.
A história da Savassi
Nada melhor do que conhecer um pouquinho da história da Savassi para você começar a mergulhar nesse mundo de variedades disponíveis no coração da capital mineira, não é mesmo? Prepare-se para explorar a região!
Tudo começa com a Praça Diogo Vasconcelos
A história de BH é marcada por grandes momentos que moldaram sua identidade ao longo dos anos. A Praça Diogo Vasconcelos, inaugurada nos primeiros anos da cidade, testemunhou a evolução de uma região que se tornaria uma das mais importantes e emblemáticas do município: a Savassi.
No entanto, foi apenas em 1939 que ela começou a escrever a própria narrativa, quando uma padaria homônima – Padaria Savassi – foi inaugurada na área, levando o nome da família proprietária. Junto a ela, estabelecimentos emblemáticos, como o Bar do Português e o armazém Colombo, ajudaram a consolidar o caráter único da região.
O sucesso da padaria se refletiu na vizinhança, e a Savassi começou a ficar popular. Nos anos 1960, a Praça Diogo Vasconcelos recebeu o icônico pirulito, inicialmente destinado à Praça Sete, marcando o início de uma fase de crescimento comercial. Posteriormente, o pirulito voltou à referida praça.
Crescimento a partir dos anos 1970
A região se tornou um dos pontos mais movimentados de BH nos anos 1970, ficando ainda mais popular. Com a criação dos quarteirões fechados na década seguinte, a região se tornou um espaço de encontro e lazer para os belo-horizontinos.
Finalmente, nos anos 1990, a Savassi recebeu oficialmente o nome que a batiza até hoje, juntamente com uma delimitação específica em seu território. Hoje, é uma região muito querida pelos residentes e destino nos roteiros de muitos turistas.
A Savassi é um símbolo da história e cultura da cidade, continuando a atrair pessoas de todas as partes com sua diversidade de lojas, restaurantes e eventos culturais.
Cultura: conheça 5 programas para fazer na Savassi
Viu como a história da Savassi se confunde com a história da capital mineira? O Viver Bem separou 5 programas culturais imperdíveis na região para você curtir e explorar a região.
1 – Circuito Liberdade
A Praça da Liberdade é um importante ponto turístico de BH. E o seu entorno é ainda mais especial com o Circuito Liberdade, criado em 2010, quando foi inaugurada a Cidade Administrativa, fazendo com que a sede do governo fosse transferida para o bairro Serra Verde.
Na ocasião, o espaço foi criado com o objetivo de ocupar os prédios históricos presentes e transformá-los em locais importantes para a arte e a cultura, tanto da capital quanto do estado.
Os primeiros espaços públicos do Circuito Liberdade foram o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e o Rainha da Sucata, mas outros espaços também fazem parte e estão disponíveis ao público atualmente. Ficou com vontade de visitar o Circuito Liberdade? Clique aqui para saber mais.
Aproveite para ler um artigo sobre a Praça da Liberdade:
Praça da Liberdade: conheça a história deste cartão-postal de BH
2 – Cinemas da Savassi
Gosta de um cineminha? Quer ficar por dentro dos principais filmes em cartaz atualmente ou assistir a grandes clássicos do cinema? A Savassi é uma excelente opção para curtir uma boa produção na telona!
Hoje, existem duas opções. Uma delas é o Cinemark do Pátio Savassi, perfeito para quem deseja estender o passeio e, não somente assistir a um filme, mas também fazer compras ou mesmo saborear o cardápio de bons restaurantes.
A outra sala de cinema é o Una Cine Belas Artes, que fica próximo à Praça da Liberdade e se destaca por privilegiar filmes nacionais e/ou produções que estejam fora do circuito comercial. Os visitantes ainda contam com uma charmosa cafeteria para alimentação.
Curte um cinema de rua? Este artigo é para você:
Lazer em BH: 3 opções de cinema de rua para você curtir na capital
3 – CCBB Belo Horizonte
O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) está presente em Belo Horizonte e em três importantes capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Em BH, ele foi inaugurado, há mais de uma década, em 2013.
O objetivo do espaço é democratizar o acesso à arte, bem como ajudar a promover e a incentivar a cultura. No CCBB, você encontra exposições físicas e digitais, mostras de cinema, peças de teatro e diversas outras manifestações artísticas.
Confira a programação do CCBB Belo Horizonte clicando aqui.
4 – Bares e restaurantes
Para quem gosta de saborear pratos deliciosos e curtir a gastronomia de grandes chefs, a Savassi também é uma excelente alternativa! São diversas as opções de restaurantes disponíveis para todos os gostos, inclusive cozinhas internacionais.
Para quem prefere conversar com os amigos e ouvir uma boa música, uma ótima pedida é conhecer os bares espalhados pela região. Há uma grande variedade e estabelecimentos para todos os públicos.
Aproveite e leia também este artigo:
Atrações em BH: conheça os pontos culturais da capital mineira
5 – Centro Cultural Unimed-BH Minas
Criado em 2013, o Centro Cultural Unimed-BH passou a receber o patrocínio da Unimed-BH em 2020, quando recebeu essa denominação. O espaço também faz parte do Circuito Liberdade e se tornou um dos mais importantes centros culturais de BH.
O complexo conta com um teatro com capacidade para 612 pessoas – incluindo dez espaços reservados para cadeirantes, obesos e lactantes –; uma galeria de arte, que já recebeu diversas exposições nacionais e internacionais; um Centro de Memória, e ainda um cinema e uma biblioteca.
A programação é diversificada e atende a todos os públicos, independentemente da faixa etária. São espetáculos teatrais, de dança e até musicais, e também lançamentos de livros, entre outros programas.
Quer visitar o Centro Cultural Unimed-BH Minas? Informe-se clicando aqui.
Conheça o Instituto Unimed-BH
Se você chegou até aqui, é porque se interessa por cultura. Diante disso, você tem a oportunidade de conhecer o Instituto Unimed-BH, fundado em 2003.
A associação sem fins lucrativos é focada no desenvolvimento de iniciativas socioculturais e socioambientais, melhorando o bem-estar e qualidade de vida de milhares de pessoas há mais de 20 anos. Saiba mais! Clique no link abaixo.
Instituto Unimed-BH: conheça a iniciativa que transforma vidas
E você? Costuma fazer passeios culturais pela Savassi com sua família e seus amigos? Gostaria de deixar uma dica ou compartilhar uma boa experiência que já viveu nessa região? Deixe o seu comentário abaixo!