Praça da Liberdade: conheça a história deste cartão-postal de BH e saiba como desfrutar

Qualidade de Vida

01/03/2023

Você conhece tudo o que a Praça da Liberdade tem a oferecer? Conheça a história deste espaço e veja dicas para aproveitá-lo.

3 min de leitura

Praça da Liberdade: conheça a história deste cartão-postal de BH e saiba como  desfrutar

A Praça da Liberdade é um dos cartões-postais de BH e certamente um dos locais mais queridos pelos belo-horizontinos e turistas que visitam a capital mineira.

O espaço é um ponto de encontro e um ambiente ideal para quem gosta de praticar atividades físicas, aproveitar o ar fresco, conferir as belezas locais e até mesmo assistir a apresentações artísticas de diversos estilos.

Hoje, você vai conhecer um pouco mais de uma das praças mais famosas e importantes de Belo Horizonte neste conteúdo. Faça uma boa leitura e programe-se para visitar este cartão-postal.

A história da Praça da Liberdade

Construída na ocasião da fundação da nova capital de Minas Gerais, a praça presta uma homenagem à liberdade da República, conquistada com o fim da monarquia. Foi criada com o objetivo de acolher a sede do poder do estado e suas secretarias.

Abrigando diversos estilos arquitetônicos, o conjunto foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em 1977.

No entorno da praça, estão grandes edificações, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, projetados por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos da história do Brasil.

O Circuito Liberdade

A Praça da Liberdade é um excelente exemplo de lugar para levar os pequenos a um passeio, a um piquenique, andar de bicicleta… mas este espaço tem ainda mais a oferecer e ganhou mais força com a chegada do Circuito Liberdade.

Em 2010, com a inauguração da Cidade Administrativa e da transferência da sede do governo para o bairro Serra Verde, o espaço foi criado com a intenção de transformar os prédios históricos em espaços importantes para a arte e a cultura da cidade e do estado.

O complexo começou com o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e o Rainha da Sucata, primeiros espaços públicos a fazerem parte do Circuito Liberdade.

Com o passar dos anos, outros museus e equipamentos de cultura passaram a ocupar os edifícios das antigas secretarias estaduais.

Praça da Liberdade: conheça a história

Mudança de gestão

O Circuito Liberdade ganhou nova gestão em 2015, quando o Iepha-MG se tornou responsável por sua administração. O objetivo era trazer novidades e movimentar o complexo, enriquecendo ainda mais.

O projeto foi ampliado, passando a considerar também eixos da Avenida João Pinheiro e da Rua da Bahia, que estão no entorno da praça, proporcionando nos ares. O BDMG Cultural e a Academia Mineira de Letras foram algumas das novidades.

Atualmente, 33 instituições fazem parte do Circuito Liberdade, de acordo com o próprio site da iniciativa. Dessas, 13 são geridas diretamente pelo Governo de Minas e funcionam com parcerias público-privadas (PPPs).

Hoje, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais é responsável pelo complexo.

Centro Cultural Unimed-BH

Entre os espaços que fazem parte do Circuito, está o Centro Cultural Unimed-BH, inaugurado em 2013. O local agrega arte e cultura e conta com:

  • Teatro
  • Galeria de Arte
  • Centro de Memória
  • Café Cultural
  • Salas de cinema
  • Biblioteca

O objetivo do Centro Cultural Unimed-BH é democratizar e incentivar o acesso à cultura e à arte. Patrocinado pela Unimed-BH desde 2020, o espaço faz parte da lista de atrações culturais em Minas Gerais, preparada pelo Viver Bem.

Acesse a lista completa abaixo:

Atrações em BH: conheça os pontos culturais da capital mineira

Bora de Bike?

Você sabia que a Unimed-BH é incentivadora do projeto Bike BH desde 2019? É uma ação que busca promover a mobilidade urbana sustentável e a adoção de hábitos saudáveis.

Além de estações na Pampulha, também foram inauguradas recentemente estações na região Centro-Sul, incluindo uma disponível no entorno da Praça da Liberdade.

Conheça mais o projeto e saiba como alugar sua bike aqui: Bicicletas Unimed-BH: mobilidade urbana sustentável

O que fazer em Belo Horizonte?

A Praça da Liberdade é um dos locais favoritos entre os moradores de Belo Horizonte, mas a verdade é que a capital mineira conta com diversas outras atrações para todos os tipos de público.

Existem muitas opções para quem gosta de se exercitar, de curtir as iguarias mineiras e, principalmente, de aproveitar o ar livre e as belezas da nossa cidade.

O Viver Bem reconhece a importância de enfatizar as riquezas de BH. Por isso, está sempre compartilhando conteúdos que contam um pouco da história da capital e destacam suas atrações. Confira algumas das publicações mais recentes:

Unimed-BH
Por Unimed-BH

Há mais de 50 anos a Unimed-BH segue firme em seu propósito de cuidar e está presente na vida de mais de 1,5 milhão de pessoas oferecendo assistência completa e de alta qualidade.

Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários