Parques em BH: 5 locais para se divertir e curtir a natureza

Qualidade de Vida

18/10/2021

A natureza na capital mineira é exuberante, e uma opção para desfrutá-la é a variedade de parques em BH; veja como aproveitar com segurança e onde passear com a família.

4 min de leitura

Compartilhar

Parques em BH: 5 locais para se divertir e curtir a natureza

A quantidade de áreas verdes e os parques em BH já conferiram à capital mineira o título de cidade jardim. Não por acaso, o nome Belo Horizonte reflete suas belezas naturais e faz jus à bela paisagem.

Afinal, a cidade é rodeada por serras e, mesmo nas regiões mais urbanas, como no Centro, é possível visualizar em seu horizonte morros e matas.

Quem mora em BH ou mesmo quem está só de passagem, pode aproveitar para conhecer alguns espaços verdes, parques e praças. Desta forma, é possível desfrutar o bem-estar e a sensação de paz, que só a natureza e o ar puro podem proporcionar.

Paisagem de Belo Horizonte: contemple os recursos naturais

Além das várias opções para curtir a natureza, a capital mineira também oferece um leque de alternativas para se divertir com a família, levar as crianças para brincar, passear com os pets ou encontrar os amigos ao ar livre.

Os parques em BH, espalhados em nove regionais, são atrativos especiais para moradores e turistas, pois essas áreas reúnem particularidades da paisagem de Belo Horizonte.

E até mesmo durante a rotina, seja no trajeto para o trabalho ou andando pela cidade, é possível se deslumbrar com as espécies botânicas espalhadas pelo caminho.

Não importa quão corrido esteja o seu dia, às vezes, basta olhar para cima, para se surpreender com um belo Ipê colorindo o céu, ou uma Quaresmeira produzindo sombras refrescantes.

Capitais mais arborizadas do Brasil: você sabia?

E por falar em árvores de BH, você sabia que a capital mineira é a terceira cidade mais arborizada do país, segundo o último levantamento do IBGE?

É possível conferir a variedade de espécies nos parques de BH, praças, avenidas e ruas dos quase 500 bairros da cidade. Há opções para todos os gostos, como ipês, sibipirunas, sapucaias e quaresmeiras.

Pandemia X passeios ao ar livre: como aproveitar em segurança?

Após 18 meses de isolamento social durante a pandemia, é comum que moradores de todas as idades sintam a necessidade de voltar a frequentar os espaços abertos e parques em BH, com as devidas medidas de segurança.

Parques maiores e com mais demanda turística estão sujeitos à retirada prévia de ingressos para visitação, uma forma de garantir a segurança sanitária na pandemia.

A entrada nestes espaços só é permitida com máscara. Os banheiros públicos e outras edificações fechadas têm capacidade limitada de pessoas.

Atividades ao ar livre que não demandem contato físico nos parques de BH estão permitidas, como yoga e meditação, mas é preciso seguir o distanciamento mínimo de 2 metros entre os participantes.

Práticas de corrida, caminhada, ginástica e ciclismo também estão liberadas, caso ocorra o devido distanciamento físico. Portanto, é possível aproveitar as áreas verdes em segurança na pandemia, mas atenção às dicas:

  • Não deixe de usar a máscara de proteção, mesmo em espaços abertos;
  • A máscara deve ser retirada somente para se alimentar ou beber água;
  • Mantenha uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas;
  • Se possível, leve o seu recipiente de álcool em gel para higienizar as mãos com frequência.

Parques em BH: lista para curtir com a família

A boa notícia é que os parques públicos de BH estão abertos para visitação, apesar de alguns demandarem agendamento prévio. Todos eles têm entrada gratuita.

Os parques locais, com menores taxas de visitação, não precisam de agendamento prévio. A recomendação é, inclusive, que os moradores optem por estes locais próximos à sua casa na hora de escolher onde passear.

Já parques maiores como o Parque das Mangabeiras, Parque das Águas, Parque Ecológico da Pampulha e Parque da Serra do Curral, têm a entrada permitida somente com o agendamento prévio realizado no site da prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Os ingressos são disponibilizados às segundas-feiras e as visitas são de quarta à domingo. A dica é, antes de decidir qual parque visitar, conferir na página da PBH quais as opções estão liberadas sem o agendamento, e quais dependem da apresentação do ingresso.

Para te ajudar a escolher um parque para aproveitar com a família, sugerimos 5 opções:

1. Parque das Mangabeiras

O espaço está localizado ao pé da Serra do Curral, um dos cartões postais da cidade, e possui 2,4 milhões de metros quadrados e 59 nascentes do Córrego da Serra.

Com fauna diversa e flora composta por vegetação do Cerrado e da Mata Atlântica, o Parque das Mangabeiras é ideal para desfrutar da natureza, praticar atividades esportivas ou apenas descansar e passar um tempo com a família.

2. Parque Lagoa do Nado

Possui uma área de 311 mil metros quadrados na região Norte de BH, pistas de skate e de caminhada, quadras poliesportivas e até um campo de futebol.

No Parque Lagoa do Nado, o contato com a natureza é garantido. O local conta com pelo menos 130 espécies de árvores e animais diversos como pica-paus, corujas, tucanos, trinca-ferros, cágados, esquilos, tatus e mico-estrelas.

3. Parque das Águas

Na beira do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, o Parque das Águas, no Barreiro, é o reduto perfeito para quem quer contemplar seus belos jardins e fontes de água corrente.

Uma dica para aproveitar o local com a família é fazer um piquenique enquanto escuta o canto dos pássaros e o som das águas que jorram das fontes.

4. Parque Nossa Senhora da Piedade

Localizado no bairro Novo Aarão Reis, o Parque Nossa Senhora da Piedade possui várias opções de lazer e vegetação diversificada em uma área de 58 mil metros quadrados. Ele conta com quadras esportivas, brinquedos, academia ao ar livre, trilhas ecológicas e pista de skate.

5. Parque de diversões em BH

Impossível falar sobre parques de BH sem lembrar do principal parque de diversões da cidade, o Parque Guanabara. Por lá, a atração principal não é a natureza, mas a variedade de brinquedos e entretenimento para a criançada e para toda a família. São mais de 30 opções de diversão.

Ainda assim, a paisagem do local não fica de fora: é possível observar a Lagoa da Pampulha e seu entorno, e até se aventurar na roda gigante para uma experiência completa da bela vista da região.

Na pandemia de Covid-19, o parque só está recebendo metade de sua capacidade habitual. Para acessá-lo, é obrigatório utilizar máscara durante toda a permanência no espaço, permitir a aferição da temperatura na entrada e higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de sair das atrações.

Os parques de BH e espaços abertos também podem ser utilizados para a prática de atividades físicas, seguindo as devidas medidas de segurança sanitária.

Confira, também, este conteúdo do Portal Viver Bem da Unimed-BH > Atividade ao ar livre: benefícios e dicas para se exercitar em BH.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×