Caminhar na esteira: benefícios e dicas para aproveitar melhor o exercício

Qualidade de Vida

23/11/2021

Antes de começar a caminhar na esteira, leia este artigo e veja tudo o que você precisa saber para usufruir de todos os benefícios da prática.

3 min de leitura

Caminhar na esteira: benefícios e dicas para aproveitar melhor o exercício

Em casa ou na academia, caminhar na esteira é uma atividade física relativamente simples, mas repleta de benefícios. Esse exercício aeróbico, quando praticado regularmente, é uma solução prática para afastar o sedentarismo.

A caminhada na esteira envolve a queima de calorias e o controle sobre a atividade. Afinal, a maioria desses equipamentos possui um painel onde o praticante pode visualizar a quantidade de calorias perdidas, o tempo do exercício, a distância percorrida e até os batimentos cardíacos.

Ainda em pandemia, muita gente não se sente confortável para praticar a caminhada ao ar livre. A esteira ergométrica também se torna uma escolha mais segura. Confira os principais benefícios da prática e veja como criar uma rotina saudável com a ajuda do aparelho.

O que são exercícios aeróbicos?

São aqueles que possuem uma intensidade mais baixa ou moderada e têm um período maior de duração. São chamados exercícios aeróbicos, porque a forma utilizada para gerar energia para o corpo é o oxigênio.

Outros exemplos deste tipo de exercício, além de caminhar na esteira, são: dançar, correr, pular corda e andar de bicicleta.

Caminhar na esteira: benefícios e principais dúvidas

Atividades físicas melhoram o condicionamento físico e promovem o bem-estar. Além disso, a caminhada:

  • Tonifica os músculos;
  • Ajuda a diminuir a pressão arterial;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Amplia a capacidade pulmonar.

A prática também promove benefícios à saúde mental, já que ajuda a diminuir a ansiedade e combater a depressão.

O que é importante saber antes de começar?

Caso você não tenha o hábito de caminhar ou praticar atividades aeróbicas, comece com uma caminhada leve, de baixa intensidade e pouco tempo de duração. Veja outras dicas:

  • Não esqueça de manter a hidratação: deixe sempre uma garrafinha de água por perto;
  • Use roupas leves e confortáveis, que deixem os seus movimentos livres;
  • Use tênis confortáveis, próprios para caminhada.

Se a caminhada na esteira parece entediante para você, utilize recursos para te entreter durante a prática como ouvir músicas no fone de ouvido, ver uma série no celular ou na TV se estiver em casa.

Fique atento apenas para manter a postura durante a prática, já que o uso de telas pode impactar sua performance durante o exercício.

Quanto tempo caminhar na esteira?

O tempo de exercício depende do seu objetivo e experiência. Caso seja iniciante, o ideal é começar aos poucos e, gradativamente, ir aumentando o tempo. Se você quer fazer esteira para emagrecer, também pode ir aumentando a intensidade aos poucos.

Qual a velocidade ideal na esteira?

Cada pessoa tem seu próprio processo de evolução na esteira. O ideal é ir aumentando a velocidade gradualmente, enquanto se sentir confortável.

Uma caminhada leve começa a partir dos 5 km/h, mas a medida em que o praticante for melhorando o seu condicionamento físico com o exercício, essa velocidade pode ir aumentando até chegar a uma corrida leve.

A velocidade ideal na esteira depende do objetivo de cada um. É preciso se atentar também às condições físicas e de saúde, para não exceder os próprios limites. Por isso, uma avaliação médica antes de começar a caminhar na esteira é fundamental.

Caminhar na esteira emagrece?

Como todo exercício aeróbico, a caminhada na esteira de forma regular promove a queima de calorias e acelera o metabolismo. Se este é o seu objetivo, lembre-se de aliar a prática a uma alimentação balanceada.

Esteira ergométrica: dicas de uso adequado

Antes de iniciar o exercício, é preciso se consultar com um médico para avaliação clínica. Algumas condições de saúde, como a obesidade, por exemplo, podem demandar orientações específicas, como caminhar na esteira em baixa velocidade.

Outras podem até inviabilizar a prática, como a labirintite ou problemas nos joelhos. Para quem é iniciante, o ideal é, além de passar por uma avaliação médica, contar com a ajuda de um profissional para orientar sobre o posicionamento na esteira, intensidade, tempo e velocidade do exercício.

Como andar na esteira corretamente?

Durante a prática, é preciso manter a coluna reta, ombros projetados para trás e peito aberto. A postura reta na esteira evita problemas na coluna e desconforto após a caminhada. Além disso, mantenha o abdome contraído e um ritmo constante de respiração.

Seja o seu objetivo caminhar na esteira para emagrecer, combater o sedentarismo ou melhorar o condicionamento físico, é importante realizar o exercício de forma segura e regular.

Para estender o hábito de caminhar para além das paredes de casa ou ambiente de treino, confira o artigo setinha Onde caminhar em BH: principais pistas, trilhas e benefícios da prática.

Já para quem voltou a frequentar academias, é importante ficar ligado, afinal, a prevenção ao coronavírus ainda é fundamental setinha Reabertura das academias: cuidados necessários contra a Covid-19. Não importa a sua escolha, o importante é continuar em movimento!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários