Envelhecimento saudável: qual o segredo da longevidade?

Qualidade de Vida

26/07/2021

Em comemoração ao Dia dos Avós, 26 de julho, a Unimed-BH separou algumas dicas fundamentais para proporcionar um envelhecimento saudável na terceira idade. Confira!

4 min de leitura

Compartilhar

Envelhecimento saudável: qual o segredo da longevidade?

Qual é o segredo do envelhecimento saudável? Essa é uma pergunta que pode surgir na mente de homens e mulheres muito antes da terceira idade. Isso porque, para alcançar a longevidade com maior bem-estar, é preciso adotar cuidados e bons hábitos ao longo de toda a vida. Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo o conteúdo a seguir e informe-se!

O que significa longevidade?

Podemos dizer que longevidade é envelhecer com saúde e qualidade de vida. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), a expectativa de vida do brasileiro é de 76,6 anos, em média. Esse índice representa um aumento em relação aos anos anteriores.

O aumento da expectativa de vida brasileira pode ser associado a alguns fatores, como o acesso à informação e cuidados médicos preventivos, além da adesão a práticas que proporcionam um envelhecimento saudável, por exemplo.

Envelhecimento saudável: afinal, como viver mais?

Garantir um envelhecimento saudável é uma preocupação que deve se iniciar muito antes da terceira idade. Hábitos adquiridos ao longo da vida e cultivados na fase adulta refletem diretamente na nossa saúde, sejam eles positivos ou negativos.

Por isso, se você está se perguntando como envelhecer com mais bem-estar, a resposta é uma só: abandone hábitos que prejudicam a sua saúde e comece a cuidar do seu corpo e da sua mente.

6 Dicas de saúde e qualidade de vida na terceira idadeenvelhecimento saudável

Você já sabe que o envelhecimento saudável é um processo que se inicia antes dos 60 anos — marco da terceira idade — e requer cuidados além da alimentação e atividades físicas. É preciso se atentar para manter a mente ativa e o corpo em movimento, prevenindo ou controlando doenças.

Listamos então 6 passos para ajudar você a colocá-las em prática:

Tenha uma alimentação saudável e saborosa

A atenção à alimentação na terceira idade é fundamental, assim como em todas as fases da vida. Isso não significa que é necessário fazer inúmeras restrições ou seguir uma dieta rigorosa e “sem graça”.

Basta manter uma rotina alimentar balanceada, que contemple todas as refeições e que priorize sempre, opções saudáveis, frescas e feitas com cuidado.

Cuidar da alimentação do idoso acarreta inúmeros benefícios para o seu bem-estar em geral, por isso, vale a pena investir nesse cuidado.

Mantenha o corpo ativo e forte

Evitar ou interromper o sedentarismo é crucial para envelhecer com saúde. Além de liberar endorfina, o exercício físico para idosos ajuda no fortalecimento de ossos e músculos, os mais afetados no envelhecimento, um processo natural do organismo.

As práticas regulares também auxiliam no equilíbrio, o maior motivo de quedas de idosos e até mesmo na qualidade de sono.

O Circuito Mude1Hábito é uma plataforma recheada de opções para se movimentar com aulas ministradas gratuitamente, fortalecendo a união de pessoas pela mesma causa: ampliar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, bem como sua longevidade.

Basta escolher a melhor modalidade para manter corpo e mente saudáveis na terceira idade e combinar as atividades físicas com a interrupção de hábitos prejudiciais, como alcoolismo e tabagismo.

Leia mais → Grupos de Promoção da Saúde: conheça e saiba como participar.

Cuide da hidratação e do sono

Beber água e dormir bem são dois hábitos que podem ser menosprezados em alguns momentos, mas que são fundamentais para toda a vida — e também proporcionam um envelhecimento mais saudável.

A hidratação ajuda na manutenção das funções do organismo, por isso, é recomendado que idosos bebam ao menos 2,5 litros de água por dia.

Já uma boa noite de sono dá mais disposição, força e bom humor no dia seguinte. Sendo assim, é preciso estimular o descanso e proporcionar um local tranquilo, arejado, escuro e confortável para esse momento.

Estimule o seu cérebro

A terceira idade muitas vezes vem acompanhada da aposentadoria. A falta de uma rotina de trabalho, entretanto, não precisa — e nem deve — significar o ócio completo.

Mesmo com tempo livre, é preciso manter a mente ativa e em exercício para envelhecer com saúde, reduzindo as chances de desenvolver sintomas de demência e outros diagnósticos associados.

Vale aprender um novo hobbie, ler, escrever, fazer palavras-cruzadas, ou quem sabe, iniciar os estudos de um novo idioma? A criatividade é quem manda!

Diversifique o convívio social

Em qualquer faixa etária, o convívio social é muito importante para a saúde mental. Obviamente, em tempos de pandemia, a socialização se tornou limitada, o que levou à adaptação aos meios digitais.

Além do contato com familiares e parentes, busque conhecer e manter os laços com amigos da mesma idade, que podem compartilhar vivências parecidas com as suas.

Uma boa opção é pertencer a grupos de atividades e oficinas especialmente desenvolvidas para este público. A Unimed-BH divulga iniciativas oportunas para interagir com pessoas interessadas em hábitos saudáveis, acompanhe o Viver Bem e fique por dentro.

Invista em sua saúde

Consultas preventivas, exames e vacinas específicas para idosos são três rotinas que devem fazer parte de um envelhecimento saudável. Acompanhe o calendário de vacinação e campanhas amplamente difundidas como a vacina da gripe, por exemplo.

Plano de saúde para idosos: qual é a importância?

Seja o idoso ativo ou não, a terceira idade é uma fase em que a saúde carece de maior atenção. São mais especialistas para consultar, realizar exames de rotina e estabelecer tratamentos contínuos com medicação, controle ou prevenção de patologias.

Para isso, é importante contar com um plano de saúde que facilite o acesso a esses atendimentos e viabilize outras alternativas para que o idoso escolha com quem contar para cuidar da saúde.

A Unimed-BH listou os principais pontos de atenção a se considerar antes de contratar um plano de saúde para idosos, e pode ajudar você a tomar a decisão sobre a melhor modalidade.

Confira este conteúdo completo e esclarecedor → Plano de saúde para idosos: o que considerar para escolher?

E se você já é cliente Unimed-BH e participa da rotina de cuidados com um familiar idoso, conheça mais sobre a atenção domiciliar, feita para quem precisa receber cuidados médicos em casa. O serviço pode ser oferecido para os pacientes a partir da indicação de um médico cooperado da Unimed-BH, e vai muito além dos cuidados com a terceira idade.

Acesse o conteúdo sobre atenção domiciliar e leia mais sobre o assunto!

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×
Obrigado! Sua opinião nos ajuda a fazer conteúdos cada vez melhores.

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021