Plano de saúde para idosos: o que considerar para escolher?

Unimed-BH

28/04/2021

Escolher um plano de saúde para idosos não é tarefa fácil. Saiba o que considerar antes de tomar a decisão.

6 min de leitura

Compartilhar

Plano de saúde para idosos: o que considerar para escolher?

Escolher um plano de saúde é uma das decisões mais importantes da vida. Com a chegada da terceira idade, essa escolha deve ser feita com ainda mais cuidado e atenção. Trata-se de uma fase em que são necessários cuidados específicos e atenção contínua à saúde. Por isso, antes de optar por um plano de saúde para idosos, é importante levar em consideração essas peculiaridades.

Pensando nisso, trouxemos as principais perguntas que devem ser respondidas sobre o melhor plano de saúde para idosos. Para saber mais, basta continuar lendo!

Plano de saúde para idosos: qual a importância?

A terceira idade é uma fase da vida que exige mais atenção e cuidados médicos. Com o envelhecimento, nosso corpo sofre algumas mudanças físicas: nos tornamos mais suscetíveis a doenças e mais sensíveis aos seus efeitos. Por isso, é natural consultar médicos com maior frequência, seja para cuidados preventivos, seja para tratar e acompanhar condições já existentes.

Contar com um plano de saúde na terceira idade é muito importante. Com ele, é possível manter o acompanhamento de rotina em dia, fazer exames laboratoriais na frequência adequada, escolher profissionais, hospitais e clínicas de acordo com a necessidade do idoso e ainda contar com programas de atenção voltada para essa etapa da vida.

Dessa forma, é possível identificar doenças em fase inicial, garantir tratamento adequado e, consequentemente, promover a qualidade de vida e o bem-estar por meio do cuidado contínuo.

O plano de saúde para idosos também tem grande importância em momentos de urgência, pois o cliente pode contar com uma ampla rede de clínicas e hospitais credenciados para determinado atendimento, bem como serviço de ambulância para o transporte do idoso caso seja necessário.

Contratar um plano de saúde para idosos é uma forma de proporcionar segurança, conforto e garantia de atendimento de qualidade nessa fase da vida. Mas, para que todas as necessidades sejam atendidas de forma satisfatória, é preciso escolher a melhor opção para o atendimento médico na terceira idade.

Qual o melhor plano de saúde para idosos?

Antes de decidir qual o melhor plano de saúde para idosos, é preciso saber de algumas questões importantes e considerar aspectos como abrangência, carência, cobertura e benefícios voltados para a terceira idade.

Carência

A carência é o prazo que o paciente precisa aguardar para começar a utilizar os serviços do plano de saúde após a contratação. Ela varia de acordo com o tipo de contrato e operadora escolhida, mas não deve ultrapassar os prazos estipulados pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Escolher a assistência médica ao idoso deve levar em consideração os prazos de carência, para que consultas de rotina, exames e procedimentos não demorem muito tempo para serem iniciados.

Cobertura e abrangência

Conhecer a cobertura, ou seja, procedimentos, especialidades médicas, exames e tipos de internações disponíveis, é fundamental antes de aderir ao plano de saúde para idosos. Isso porque, na terceira idade, o acompanhamento com médicos especialistas – como o geriatra – é necessário, e a recorrência de procedimentos e tratamentos específicos também aumenta.

A abrangência, por sua vez, também deve ser um ponto de atenção na contratação de um plano de saúde para idosos. Ela está relacionada à área geográfica em que a operadora garante a cobertura dos serviços de saúde que o idoso eventualmente possa precisar, principalmente em situações de urgência e emergência.

Rede de atendimento

Conhecer a rede de atendimento da operadora é fundamental antes de contratar um plano de saúde para idosos. Esse quesito está relacionado ao número de hospitais, clínicas e profissionais credenciados.

Contar com um vasto número de estabelecimentos – próprios ou credenciados – garante também mais conforto na hora de escolher onde realizar consultas e procedimentos.

Índice de satisfação

Quem busca por um plano de saúde para idosos está buscando atendimento de excelência. Ao conhecer o índice de satisfação da operadora, você está conhecendo também o compromisso com o cuidado dos seus familiares.

Planos Unimed-BH: diferenciais e benefícios para a terceira idade

Agora que você já sabe o que analisar na hora de escolher um plano de saúde para idosos, que tal conhecer os principais diferenciais e benefícios dos planos Unimed-BH para a terceira idade?

Diversas opções para você escolher

Na terceira idade ou não, quem escolhe a Unimed-BH pode optar pelo plano que mais se encaixa na sua realidade. As opções são várias:

setinha o Bem Digital, que possibilita o acompanhamento de rotina via consultas online;
setinha o Unifácil, que conta com a Rede Preferencial da Unimed-BH e uma mensalidade mais atrativa e valores de coparticipação menores;
setinha e o Unipart Flex, que garante uma rede de atendimento ampla com mais de 340 hospitais, clínicas e laboratórios.

Além desses planos, você pode optar pelo Unimed Pleno, baseado no modelo de Atenção Primária à Saúde. Nessa modalidade, é possível contar com um médico de referência que conhecerá o seu histórico de saúde e poderá encaminhá-lo para profissionais especializados, exames e procedimentos.

É importante saber também: Regras de inclusão para dependente em plano de saúde.

Programa de Atenção ao Idoso e outras iniciativas

O acolhimento e a prevenção de doenças na terceira idade são fundamentais. Por meio do Programa de Atenção ao Idoso e outras iniciativas, a Unimed-BH busca trabalhar esses dois pilares e garantir mais qualidade de vida ao cliente.

O Programa de Atenção ao Idoso prevê a realização do acompanhamento de rotina do paciente por meio de pelo menos duas consultas ao ano com um médico de referência.

Esse mesmo profissional poderá inscrever o idoso no programa, bem como indicar a visita de uma enfermeira na residência do paciente, de modo a promover adequações do ambiente doméstico e dar mais orientações.

Existem também o Programa Cuidado por Inteiro, que garante o acompanhamento ambulatorial de pacientes fragilizados por condições de saúde ou idade avançada, e o Programa de Atenção Domiciliar, que é destinado a pacientes de todas as idades que precisem de cuidados em casa.

O acesso aos programas voltados para a terceira idade varia de acordo com o plano contratado e com critérios específicos de utilização – como indicação médica e auditoria da Unimed-BH.

O Unidisk – serviço de atendimento telefônico 24 horas da Unimed-BH – também tem atendimento prioritário, diferencial e com uma equipe especializada para pessoas da terceira idade. Isso promove conforto, autonomia no agendamento de consultas e facilidade para encontrar informações.

Diferenciais que só a Unimed tem

A variedade de planos é apenas um dos benefícios de contar com um plano de saúde para idosos da Unimed-BH. Entre os diferenciais que só a Unimed tem e que fazem toda a diferença para o conforto e o cuidado em todas as fases da vida, estão:

  • a maior rede de atendimento do estado, com mais de 5.500 médicos cooperados, entre outros números que vale a pena conferir;
  • atendimento de urgência e emergência nacional por meio do Sistema Unimed;
  • cobertura para consultas agendadas, atendimentos de urgência e emergência e internações;
  • ambulância 24 horas, com equipe especializada;
  • 88% de satisfação entre os clientes, e reconhecimento da qualidade do atendimento no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar;
  • facilidade para autorizar exames e procedimentos;
  • descontos exclusivos em produtos na Drogaria Araújo, a maior rede de drogarias do estado.

Leia mais setinha Como escolher um plano Unimed BH?

Qual o valor do plano de saúde para idosos?

Assim como em outras faixas etárias, o valor do plano de saúde para idosos varia de acordo com a idade e com os serviços inclusos no contrato.

Antes de escolher, é preciso analisar todos os aspectos e garantir uma opção que contemple os serviços mais importantes para essa fase da vida.

A Unimed-BH oferece diversas opções para garantir conforto e facilidade na contratação do plano de saúde para idoso. Entre elas, está a adoção de um responsável financeiro: por meio desse benefício, é possível que filhos ou netos invistam no plano de saúde e mantenham o idoso como titular.

Invista na melhor opção para a terceira idade

Contar com um plano de saúde Unimed-BH na terceira idade é a garantia de um atendimento completo para todas as situações. Veja as opções de planos e invista no cuidado de quem você ama.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021