Dor nas costas na gravidez: aprenda a aliviar as dores lombares

Maternidade

05/04/2021

A dor nas costas na gravidez é um sintoma recorrente, principalmente nas últimas semanas de espera. Entretanto, é possível encontrar meios para aliviar esse incômodo e viver com bem-estar durante esse período.

3 min de leitura

Compartilhar

Dor nas costas na gravidez: aprenda a aliviar as dores lombares

As últimas semanas de gestação são momentos marcantes na vida da mulher. Além da ansiedade para a chegada do bebê, a fase final é marcada por alguns desconfortos no corpo da gestante. Entre as queixas mais comuns nos últimos dias está a dor nas costas na gravidez. Apesar de recorrente, ela pode ser aliviada com alguns métodos simples.

Caso você, futura mamãe, queira aprender como fazer isso, continue lendo este post. Listamos tudo o que você precisa saber sobre a dor lombar na gravidez e como preveni-la.

O que causa dor nas costas na gravidez?

Para tratar de maneira correta, é importante entender o que causa dor nas costas na gravidez. São várias causas possíveis e inúmeras medidas preventivas.

A dor lombar na gravidez está associada a diversos fatores. Alterações na postura e aumento do peso são algumas delas. O crescimento do útero, que acarreta a alteração em estruturas próximas a ele, também é um fator importante.

Todas essas mudanças podem contribuir para o surgimento da dor na região lombar e na bacia. Por esses mesmos motivos, a dor lombar na gestação costuma progredir com o passar das semanas. Quanto mais próximo do parto, maior pode ser o desconforto.

Gestante com dor nas costas: como prevenir

Por se tratar de um quadro comum na gestação, é possível encontrar formas de cuidar da gestante com dor nas costas de forma preventiva. Existem algumas orientações que, quando seguidas, podem ajudar a evitar esse quadro. São elas:

  • Acompanhar os índices de ganho de peso. O intuito é manter um peso adequado e de maneira saudável.
  • Praticar atividade física regularmente, conforme orientações da equipe médica nas consultas de pré-natal.
  • Observar a postura corporal e mantê-la sempre correta.
  • Evitar o uso de sapatos de salto alto.
  • Evitar ficar de pé por longos períodos.
  • Evitar carregar peso.

Como aliviar a dor nas costas na gravidez: dicas

Mesmo seguindo as medidas preventivas, esse incômodo ainda pode surgir na lombar da futura mamãe. Para esses casos, é possível adotar algumas ações para aliviar a dor nas costas na gravidez. Confira algumas dicas simples, mas muito eficazes, que podem ser feitas todos os dias.

Alongamento e postura

O alongamento é uma ótima saída para as dores lombares na gestação. Mas, para que ele gere benefícios, é preciso que seja orientado durante a consulta de pré-natal. O seu médico poderá ensinar sobre as melhores práticas e demonstrar como fazê-las.

Ioga e hidroginástica são ótimas opções de atividades que promovem mais conforto na lombar. Os exercícios proporcionam o alongamento dos músculos e ajudam no relaxamento e no alívio da dor.

Mas fique atenta: práticas coletivas não são indicadas durante o momento de pandemia. Por isso, invista em aulas on-line e opções alternativas, sem sair de casa.

Além disso, é importante ficar sempre de olho na postura. Em pé ou sentada, busque corrigi-la sempre, mantendo as costas retas e os ombros alinhados.

Travesseiros de apoio

Usar travesseiros como apoio pode ser uma forma de aliviar a dor nas costas na gravidez. Na hora de dormir, eles podem ser colocados entre as pernas para dar mais segurança e conforto. Durante o dia, sempre que estiver sentada, você também pode usá-lo como apoio nas costas.

Tratamentos para a dor

As dores lombares na gestação não precisam ser um incômodo diário na vida da gestante. Além das medidas adotadas na rotina, é possível recorrer a tratamentos alternativos, como acupuntura e quiropraxia, e até mesmo ao uso de analgésicos. Entretanto, o uso de medicações deve ser feito apenas sob orientação médica.

Dores lombares na gestação: quais os riscos?

Mesmo sendo comuns, as dores lombares na gestação devem ser um ponto de atenção para as futuras mamães, pois podem significar problemas mais sérios, como a síndrome de Lacomme.

A síndrome de Lacomme é comum na gestação e é caracterizada por alterações nas articulações da pelve, que resultam em episódios de dor na região lombossacral e abdominal baixa.

Além disso, quando acompanhada de outros sintomas, as dores lombares na gestação podem representar riscos. Fique atenta se sentir dores fortes, dificuldade para urinar, sangramento ou corrimento vaginal, febre ou sensação de formigamento nos membros.

Na presença de um ou mais sintomas associados, procure o médico responsável pelo pré-natal com urgência.

Sinais das últimas semanas

A evolução das dores lombares na gestação é um dos sinais de que o nascimento do bebê se aproxima. Ela pode se apresentar já nas últimas semanas de gravidez com outros sintomas físicos e emocionais. Por isso, é importante reconhecer o nível do incômodo.

Em caso de dores leves, é recomendado investir em métodos para aliviá-la. Mas, caso algum dos sintomas de risco se apresente, procure ajuda médica.

Escutar o seu corpo é a melhor forma de decidir qual o melhor caminho a seguir. Aliviar os desconfortos presentes nas últimas semanas de gestação é um desafio pequeno se comparado à felicidade que a chegada do bebê proporciona.

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.

Comentários