Perguntas sobre gravidez? A Unimed-BH responde!

Maternidade

11/05/2021

Futuras mamães, mesmo felizes por gerarem uma vida, têm muitas dúvidas sobre o bebê que está a caminho. A Unimed-BH respondeu a diversas dúvidas sobre gravidez. Que tal conferir?

4 min de leitura

Compartilhar

Perguntas sobre gravidez? A Unimed-BH responde!

Na descoberta de uma gravidez, não é apenas o bebê que cresce dentro da nova mamãe. O amor incondicional, as expectativas e as incontáveis dúvidas começam a fazer parte da rotina. Nesse momento, é importante contar com informações de qualidade para que cada pergunta sobre gravidez seja respondida com credibilidade e confiança.

Perguntas sobre gravidez: respondemos às principais dúvidas

A gestação é, sem dúvida, uma das fases mais importantes da vida para as mulheres que têm o desejo de ser mãe. Por isso, ao se descobrirem grávidas, muitas enchem a cabeça de perguntas sobre gravidez.

Pensando nisso, o time da Unimed-BH elencou as principais dúvidas relacionadas a esse tema e vai responder a cada uma delas a seguir. Continue lendo e fique por dentro!

1. Quando devo iniciar o pré-natal?

Uma das principais perguntas sobre gravidez está relacionada ao pré-natal. Trata-se de um conjunto de ações de assistência que tem grande importância para a saúde da mãe e do bebê.

Nas consultas de pré-natal, a equipe de saúde analisa e acompanha o estado geral de saúde da gestante e o desenvolvimento do pequeno enquanto ainda está na barriga da mãe. Por isso, o ideal é que a primeira consulta seja agendada logo após a notícia da gravidez.

Para famílias que estejam planejando a gravidez com antecedência, é possível fazer uma consulta pré-concepcional. Nessa consulta, são feitos exames físicos e solicitados exames laboratoriais com o objetivo de preparar a mãe para engravidar.

2. Quantas consultas de pré-natal preciso fazer?

Por se tratar de um acompanhamento, o pré-natal deve ser feito periodicamente. E uma das dúvidas sobre gravidez é relacionada à frequência exata dessas visitas.

Se você está grávida e se perguntou sobre o número de consultas de pré-natal que deverá fazer, anote aí. O Ministério da Saúde sugere, no caderno de atenção básica ao pré-natal, o seguinte cronograma:

  • Mensalmente, nas primeiras 28 semanas.
  • Quinzenalmente, entre a 28ª e a 36ª semana.
  • Semanalmente, nas últimas semanas de gestação.

Caso não seja possível seguir à risca a indicação, basta garantir ao menos seis consultas de pré-natal ao longo da gravidez.

3. Quais são os principais exames de pré-natal?

Cuidar de duas vidas é uma grande responsabilidade. É importante ter atenção constante ao bebê sem deixar a própria saúde de lado. Por isso, uma das perguntas sobre gravidez mais ouvidas pelos obstetras é sobre os exames de pré-natal.

Fazer exames na gravidez é quase uma rotina, mas existem análises específicas que devem ser feitas em cada etapa da gestação. Entre os principais exames, estão:

  • Ultrassonografias
  • Hemograma completo
  • Sorologias infecciosas
  • Tipagem sanguínea e fator Rh
  • Teste de tolerância à glicose

Além desses, existem diversos outros exames que podem ser indicados durante a gestação. É importante que eles sejam feitos conforme indicação médica, pois cada um tem sua função e importância na manutenção da saúde da mãe e do bebê.

4. Posso me exercitar durante a gravidez?

A prática de exercícios físicos também é uma das dúvidas sobre gravidez mais recorrentes. Existem algumas observações a serem feitas, mas a atividade física na gestação pode sim ser praticada.

Por se tratar de uma fase da vida em que ocorrem inúmeras mudanças no corpo e na rotina da mulher, essas práticas devem ser feitas apenas com autorização médica. E não se esqueça: mesmo que você seja do time fitness, os exercícios físicos devem ser leves e respeitar os limites da gravidez.

Boas opções de atividades físicas para fazer na gestação: caminhadas, alongamentos e outros exercícios aeróbicos leves.

5. Como devo me alimentar durante a gestação?

O aumento do peso e a alimentação são duas preocupações que geram inúmeras perguntas sobre gravidez. Esses questionamentos são perfeitamente compreensíveis; afinal, uma dieta saudável é uma forma de garantir o crescimento saudável do bebê na barriga.

Com um bebê em pleno desenvolvimento dentro do útero, o aumento de peso da mãe é normal. Mesmo assim, é importante ficar de olho nas refeições para que esse ganho de peso venha de forma saudável.

O caminho para uma alimentação saudável na gravidez é o mesmo que deve ser seguido em todas as fases da vida: uma dieta rica em proteínas e fibras, com muitos legumes, hortaliças e frutas. É recomendado evitar alimentos gordurosos, excesso de sal, doces, refrigerantes, frituras e ultraprocessados.

É permitido realizar os “desejos de grávida”, mas, para o dia a dia, escolha uma alimentação leve, com comida de verdade. Dessa forma, você vai fornecer os melhores nutrientes e vitaminas para o seu bebê.

6. O que posso fazer para estimular o meu bebê na barriga?

Basta receber a notícia da gravidez para que a mãe já sinta uma conexão forte com o seu filho. E esse elo se fortalece durante todo o crescimento, a cada momento, desde o primeiro escutar dos batimentos cardíacos até sentir o bebê chutando na barriga.

Estimular o bebê é uma forma de estreitar esse laços. Por outro lado, podem surgir dúvidas para a futura mamãe sobre como fazer isso.

Conversar com o bebê dentro da barriga e transmitir outros estímulos sonoros, como música, é uma ótima forma de tranquilizá-lo. Ouvir a voz da mamãe e demais familiares, por sua vez, é uma forma de fazer com que ele se familiarize com elas.

Brincar com lanternas para que o bebê perceba a luz também é uma forma de estímulo. Fora isso, todas as demonstrações de afeto e amor são positivas para que o novo membro da família já se sinta acolhido antes mesmo de nascer.

7. Como me preparar para a chegada do bebê?

A maior dúvida sobre gravidez está relacionada ao preparo para receber o bebê. São inúmeros cuidados, que vão desde a mala da maternidade até os primeiros cuidados com o bebê em casa.

Para responder a essa pergunta sobre gravidez, elencamos alguns conteúdos do Viver Bem Unimed-BH. Eles podem ajudar você a se preparar para esse momento tão especial:

Unimed-BH
Unimed-BH
Somos a melhor entre as maiores operadoras de saúde do Brasil, estamos presentes na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas e temos um compromisso com nossos clientes e a sociedade: disponibilizar informações de saúde confiáveis, completas e de alta qualidade, para que você se cuide melhor todos os dias.
Esse conteúdo foi útil para você?
Sim Não
×

Comentários

error: © Copyright Unimed-BH 2021